quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Antologia Pianística | Allegretto e Minuetto e Trio(Diabelli e Pleyel)

 1 - Tema e Variazone

2 - Aria e Canzonetta
3 - Moderato e Allegretto
4 - Moderato, Allegretto e Arietta
5 - Scozzese, Allegro e Andantino
6 - Allegretto
7 - Adagio/Aria Italiana
8 - Minuetto e Trio



Contexto:

 Nessa última semana ganhei um pouco mais de energia em relação as semanas anteriores, então consegui gravar um pouquinho mais desse método enquanto espero o segundo vídeo do resumo do Harmonia de Schoenberg alcançar os 100 views que estabeleci antes de gravar o terceiro. Desta forma o blog não fica completamente parado e dou um certo tempo para que as pessoas consigam ver os videos anteriores antes de eu gravar um novo.

Descrição/ Análise:

Allegretto

Ao meu ver, essa peça possui forma binária composta, ou seja, duas partes diferentes com sessão de contraste baseada em um novo material melódico. A primeira parte consiste em duas frases de 4 compassos cada. A primeira delas termina suspensa, na dominante (Sol Maior) da tonalidade (Dó Maior).

 A segunda parte consiste de uma sessão contrastante (compassos 9 ao 16) que termina elidindo no inicio da recapitulação do tema inicial (compasso 17 ao final). A sessão contrastante, que está na região de Sol Maior, também consiste em duas frases de 4 compassos cada. 


Minuetto

Olhando apenas para a forma do Minuetto, eu a consideraria como uma forma binária simples sem repetição.
 A primeira parte, ao meu ver, é uma única frase de 8 compassos, composta por 2 antecedentes de 2 compassos cada e um consequente de 4 compassos. 

A segunda parte possui a mesma estrutura de frase única de 8 compassos, onde há uma variação de direção no motivo dos antecedentes e uma repetição do consequente em outra região da tônica (Dó Maior)

Trio

Ao meu ver o trio também apresenta uma forma binária. Sua primeira parte, em Fá Maior, consiste de 2 pequenas frases de 2 compassos cada e uma frase maior de 4 compassos (com 2 antecedentes de 1 compasso cada e 1 consequente de 2 compassos) 

A segunda parte tem estrutura simétrica à primeira, 2 frases de 2 compassos e uma frase maior de 4 compassos.

Sendo a peça completa o Minueto e o Trio juntos, com a repetição do Minuetto. Assim sendo, a forma geral da peça é ternaria. Minueto| Trio | Minueto.

Dificuldades/ Soluções

*
A primeira dúvida que eu tive no Minuetto foi a de qual voz eu enfatizaria ao tocar. Pois a linha do baixo se move mais e, ao meu ver, tem um desenho melódico mais interessante. Para escolher como ficaria a relação das vozes, fui experimentando diversas possibilidades até escolher o que enfatizaria de cada uma.

É isso aí, vamos torcer pro rendimento da ultima semana seguir nas próximas também!
Abraços motivacionais
Augusto Girotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário