3 - Moderato e Allegretto
4 - Moderato, Allegretto e Arietta
5 - Scozzese, Allegro e Andantino
6 - Allegretto
7 - Adagio/Aria Italiana
8 - Minuetto e Trio
Contexto:
Nessa última semana ganhei um pouco mais de energia em relação as semanas anteriores, então consegui gravar um pouquinho mais desse método enquanto espero o segundo vídeo do resumo do Harmonia de Schoenberg alcançar os 100 views que estabeleci antes de gravar o terceiro. Desta forma o blog não fica completamente parado e dou um certo tempo para que as pessoas consigam ver os videos anteriores antes de eu gravar um novo.
Nessa última semana ganhei um pouco mais de energia em relação as semanas anteriores, então consegui gravar um pouquinho mais desse método enquanto espero o segundo vídeo do resumo do Harmonia de Schoenberg alcançar os 100 views que estabeleci antes de gravar o terceiro. Desta forma o blog não fica completamente parado e dou um certo tempo para que as pessoas consigam ver os videos anteriores antes de eu gravar um novo.
Descrição/ Análise:
Ao meu ver, essa peça possui forma binária composta, ou seja, duas partes diferentes com sessão de contraste baseada em um novo material melódico. A primeira parte consiste em duas frases de 4 compassos cada. A primeira delas termina suspensa, na dominante (Sol Maior) da tonalidade (Dó Maior).
A segunda parte consiste de uma sessão contrastante (compassos 9 ao 16) que termina elidindo no inicio da recapitulação do tema inicial (compasso 17 ao final). A sessão contrastante, que está na região de Sol Maior, também consiste em duas frases de 4 compassos cada.
MinuettoA segunda parte consiste de uma sessão contrastante (compassos 9 ao 16) que termina elidindo no inicio da recapitulação do tema inicial (compasso 17 ao final). A sessão contrastante, que está na região de Sol Maior, também consiste em duas frases de 4 compassos cada.
Olhando apenas para a forma do Minuetto, eu a consideraria como uma forma binária simples sem repetição.
A primeira parte, ao meu ver, é uma única frase de 8 compassos, composta por 2 antecedentes de 2 compassos cada e um consequente de 4 compassos.
A segunda parte possui a mesma estrutura de frase única de 8 compassos, onde há uma variação de direção no motivo dos antecedentes e uma repetição do consequente em outra região da tônica (Dó Maior)
Trio
Ao meu ver o trio também apresenta uma forma binária. Sua primeira parte, em Fá Maior, consiste de 2 pequenas frases de 2 compassos cada e uma frase maior de 4 compassos (com 2 antecedentes de 1 compasso cada e 1 consequente de 2 compassos)
A segunda parte tem estrutura simétrica à primeira, 2 frases de 2 compassos e uma frase maior de 4 compassos.
Sendo a peça completa o Minueto e o Trio juntos, com a repetição do Minuetto. Assim sendo, a forma geral da peça é ternaria. Minueto| Trio | Minueto.
Dificuldades/ Soluções
* A primeira dúvida que eu tive no Minuetto foi a de qual voz eu enfatizaria ao tocar. Pois a linha do baixo se move mais e, ao meu ver, tem um desenho melódico mais interessante. Para escolher como ficaria a relação das vozes, fui experimentando diversas possibilidades até escolher o que enfatizaria de cada uma.
É isso aí, vamos torcer pro rendimento da ultima semana seguir nas próximas também!
Abraços motivacionais
Augusto Girotto
* A primeira dúvida que eu tive no Minuetto foi a de qual voz eu enfatizaria ao tocar. Pois a linha do baixo se move mais e, ao meu ver, tem um desenho melódico mais interessante. Para escolher como ficaria a relação das vozes, fui experimentando diversas possibilidades até escolher o que enfatizaria de cada uma.
É isso aí, vamos torcer pro rendimento da ultima semana seguir nas próximas também!
Abraços motivacionais
Augusto Girotto
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