segunda-feira, 27 de julho de 2020

Antologia Pianística | Minuetto e Trio (A. Diabelli)

1 - Tema e Variazone
2 - Aria e Canzonetta
3 - Moderato e Allegretto
4 - Moderato, Allegretto e Arietta
5 - Scozzese, Allegro e Andantino
6 - Allegretto
7 - Adagio/Aria Italiana







 Contexto:

 Confesso que ultimamente tem andado meio difícil de se manter positivo e produtivo. Além de já estarmos no quarto mês de quarentena, outras coisas tem tirado meu ânimo em estudar. A principal delas é ver como a pandemia tem se aproximado cada vez mais da minha "bolha social". Alguns dos cantores corais amadores com quem já trabalhei faleceram de Covid-19, outros estão internados... Vejo cada vez mais colegas relatando a doença chegando em suas famílias e cada vez mais tenho uma preocupação com a hora que a doença chegar na minha, cada dia que passa eu torço pra que já estejamos imunes sem termos percebido mas a verdade é que não tem muito como saber, cada vez mais me pego em meus sonhos me sentindo culpado por estar fora de casa sem máscara,mesmo que em nenhum momento eu tenha saído de casa sem tomar todos os cuidados possíveis.

  Além disso, como se já não tivesse más notícias o suficiente, meu contrato como regente coral da Fundação Bachiana foi encerrado, com justificativa de que a situação se dificultou por causa da pandemia. Sei que, na verdade, este encerramento foi por uma opção da fundação em não fazer mudanças muito necessárias em seu funcionamento no polo em que eu trabalhava. Há um problema imenso de comunicação Polo-Central que tem sido tratado como um grande elefante branco. Como eu sou o tipo de pessoa que gosta de querer resolver esses problemas pela raiz, insisti várias e várias vezes na discussão dessas situações (que são várias) para que sejam resolvidas de vez... Ao invés disso, que parecia ser a saída mais sensata, preferiram encerrar meu contrato. De qualquer forma, fico orgulhoso do posicionamento que tomei e repetiria todas as minhas escolhas caso tivesse uma segunda oportunidade, mesmo que eu saia lesado, Saio consciente de que tomei todas as atitudes que poderia.

  
Descrição/ Análise:

Minuetto e Trio

Como é esperado de uma forma Minuetto e Trio, a forma é Ternária. Isso porque cada uma das músicas é considerada uma sessão independente da forma maior. Então a divisão em 3 da forma ternária se dá por 

1:Minuetto (em Dó Maior)
2:Trio (em Lá menor)
3:Minuetto - Reprise,

Obviamente, como são duas músicas indepentes relacionadas por uma forma maior, a análise de cada uma é também possível.

Minuetto

Ao meu ver, este Minuetto tem forma Binária Simples, pois tem uma divisão clara entre duas partes mantendo o mesmo material melódico, podendo ser representado, então, pela fórmula A|A' A.

A primeira parte é a apresentação do tema em uma única frase nos 8 primeiros compassos.Esta frase, ao meu ver, é construida com dois antecedentes (c.1-2 e c.3-4) e um consequente (c.5-8)


A segunda parte, que se inicia na dominante (Sol Maior) é construída a partir do desenvolvimento do motivo do antecedente do tema principal durantes os compassos 9 ao 16. Em sequência o tema principal é reapresentado na Tônica  (Dó Maior) para concluir a segunda sessão.

Trio
A forma do trio, ao meu ver, é também binária, mas uma forma binária um pouco menos comum, pois não possui uma reapresentação da primeira parte. Creio que tal reapresentação seja desnecessária no Trio pois sua função é a de dar mais assertividade à conclusão da música. Como o trio é uma parte central dentro da forma ternária geral, esta maior assertividade em sua conclusão não se faz tão necessária. Sua fórmula ficaria, portanto, B| B'.


A primeira parte é, assim como no minueto, uma simples apresentação do tema em uma única frase sobre a tônica (Lá menor, no caso do trio). Também em 8 compassos com 2 antecedentes e um consequente. A segunda parte é uma variação do tema principal sobre a Dominante (Mi Maior), com as mesmas subdivisões de semi-frases.

Após a análise formal de ambas as músicas, podemos ver que a fórmula geral da forma ternária ficaria:

A-A'A | B-B'| A-A'A


Dificuldades/ Soluções

*Meu maior estranhamento nesta peça foi o acompanhamento da mão esquerda durante o Minuetto. Percebi que eu tinha uma tendencia em enfatizar demais a nota pedal por normalmente ser esta a nota enfatizada no tempo forte. Como aqui os acentos estão ao contrário do que estou acostumado, precisei dedicar um tempo apenas para a mão esquerda para me acostumar a ouvir os acentos na parte aguda do acorde para, só então, recolocar a mão direita junta.

Nos vemos no próximo post.
Abraços Virtuais
Augusto Girotto



Nenhum comentário:

Postar um comentário