segunda-feira, 4 de maio de 2020

Antologia Pianística | Adagio/Aria Italiana (M. Clementi)

1 - Tema e Variazone
2 - Aria e Canzonetta
3 - Moderato e Allegretto
4 - Moderato, Allegretto e Arietta
5 - Scozzese, Allegro e Andantino
6 - Allegretto



 Contexto:

Quarentena por aí, Saltimbancos acabou indo para o ralo este ano. Estou usando o tempo de isolamento para ler e ver se me animo a reabastecer o blog e progredir nas leituras paradas. De qualquer forma, acho que estudar na quarentena tem me ajudado a ficar menos pessimista durante esta pandemia, porque as notícias estão cada vez mais desanimadoras.

Descrição/ Análise:

Adagio

Ao meu ver, esta música tem estrutura binária simples, onde a primeira sessão possui 3 frases, sendo duas antecedentes sobre a tônica de Sol maior e uma consequente sobre a dominante. A segunda sessão possui duas frases longas, sendo uma antecedente sobre a dominante (considerar uma modulação aqui, ao meu ver, é precipitado pois a música é muito curta e esta tonicização é breve) e sua consequente, retorna para a tonalidade principal da música.

Percebe-se que o material de ambos os antecedentes e consequentes são os mesmos motivos, com diferenças de desenho melódico entre as partes.


Aria Italiana

Esta peça possui duas texturas principais, uma melodia acompanhada (nos 4 primeiros compassos e nos 2 últimos) e um breve contraponto imitativo nos 2 primeiros compassos da segunda sessão.

Dificuldades/ Soluções

*O que me estranhou na Aria Italiana foi a digitação proposta para a mão esquerda, gerando uma abertura entre os dedos 3 e 5 que pra mim parecia um tanto quanto estranha. Mas ao se treinar devagar, deixou ficar desconfortável.

É isso aí, bora achar formas de manter a cabeça no lugar durante a quarentena.
Fiquem em casa
Augusto Girotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário