terça-feira, 2 de maio de 2017

Antologia Pianística - Moderato/ Allegretto (A.Diabelli)

1 - Tema e Variazone
2 - Aria/ Canzonetta - Mozart


Contexto:

Esse vídeo faz parte da série "vídeo que gravei a uma década e esqueci de postar". Estava na minha câmera que eu não esvaziava desde novembro do ano passado. aproveitei pra já editar e ressucitar o blog. Essas duas músicas também fazem parte da antologia pianística de Cesi- Marciano.

Descrição/ Análise:


Moderato:

Ao meu ver, essa peça possui forma binária (assim como a maioria das peças desse livro) Sendo a seção  A, em Dó maior,  composta por 3 frases (2 antecedentes e 1 consequente) e a seção  B, começando em Sol maior, composta por 3 frases, sendo elas 1 antecedente e 2 consequentes, sendo o segundo consequente a retomada da primeira seção.

Uma coisa interessante nessa peça é ver como o fraseado da mão esquerda é maior do que as da mão direita, fazendo com que uma mão acabe a frase antes da outra. Além disso,  ainda na mão esquerda, há uma elisão entre a primeira e a segunda frase, fazendo com que a segunda comece exatamente no mesmo lugar onde terminou a primeira.

Allegreto:

Adivinha? Essa peça também tem 2 seções cada uma com 2 frases. Sendo a primeira a antecedente e a segunda a consequente.

 Ao contrário da música anterior, essa peça usa frases mais longas (4 compassos cada). Na seção A as frases são bem repetitivas, o que me sugere uma necessidade de acumulo de tensão a cada repetição. Na frase contrastante na seção B, onde o movimento harmônico é maior e a frase possui mais variação, essa necessidade passa ser menor e acaba virando mais uma "questão de escolha".

Dificuldades/ Soluções:

* No Moderato eu ainda não sei como fazer de forma eficaz o efeito de uma frase acabar depois da outra. Não sei exatamente como manipular a pulsação para deixar esse efeito claro ao mesmo tempo que as vozes ainda soem juntas. Além disso, a mão esquerda precisa de um controle maior para que no 5º compasso o Dó soe mais do que o Mi (já que o Dó é o começo da frase seguinte e o Mi o final da anterior). Porém só notei isso hoje enquanto escrevia a análise e não me preocupei em tocar assim quando gravei.

É isso aí
Quem é vivo sempre posta coisa nova
Abraços sem moderação.
Augusto Girotto



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