quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Antologia Pianística - Tema e Variazone M.Clementi (+2 variações minhas)

Antologia Pianística - Tema e Variazone M.Clementi



Contexto:

 Esse livro é  o primeiro volume de uma coletânea de peças fáceis para piano por Cesi - Marciano (não sei os primeiros nomes porque não está no livro), ganhei ele do meu chefe na Intermezzo ABC pois ele via que nos intervalos entre as aulas eu sempre pegava algum livro/método para treinar leitura a primeira vista. Na primeira vez que li o tema achei chato que só tinha 1 variação, então decidi criar algumas para brincar e tentar ser didático.

Descrição/Análise:

Ao meu ver, a peça possui forma binária sem repetição de material melódico, portanto A|B. Sendo A o primeiro período, dividido em duas frases de 4 compassos cada, e B o segundo período, que é separado da mesma maneira. 

Embora a peça seja claramente tonal, sua estrutura contrapontística se assemelha, para mim, à ideia de "cantus firmus" (representado aqui pela linha da mão esquerda) associada ao ensino do contraponto modal.

 - A variação feita pelo compositor é baseada no acréscimo de dissonâncias entre as notas das frases da mão direita, deixando a linha da mão esquerda inalterada. Tal acréscimo é feito ora pelo uso de notas de passagem (compassos 1, 3, 6, 12 e 13), Apojaturas (2,5,14 e 15)  Bordaduras (3, 9,10, 11)*, Escapadas (7) e acréscimo de outras notas do acorde (5, 8, 12 e 13)

* O compasso 14 pode ser considerado uma bordadura dupla sobre Dó, considerando a resultando das notas adicionadas com a melodia original

- Minha primeira variação foi a mudança do modo maior para o modo menor. Para isso, simplesmente troquei "internamente" a armadura de clave e toquei o que estava escrito, acrescentando a sensível na cadência final do segundo período. Não julguei ser necessária a elevação do 7º grau no primeiro período por achar que o acorde de V que inicia a frase não precisava ser maior. Feito isso, não precisei de nenhuma outra alteração para deixar a variação no modo menor.

- A segunda variação foi basicamente a mesma coisa que o compositor fez, porém ao invés de acrescentar notas dentro de um compasso binário simples (subdivisão binária) eu acrescentei dissonâncias dentro de um compasso binário composto (subdivisão ternária). Isso foi basicamente improvisado, então não sei apontar exatamente onde está cada tipo de tratamento de dissonância.

Dificuldades/Soluções:

- A dificuldade técnica dessa peça é praticamente nula, por ser de fácil leitura e execução. Por outro lado, o a construção de duas frases da mão direita sobre uma da mão esquerda me fez parar para pensar um pouco em como faria para que ambas soassem bem. Para resolver isso eu tratei primeiro a frase mais longa e busquei adaptar as menores dentro dela

- Como não escrevi as variações, houve a dificuldade de ler uma coisa e tocar outra. Para o modo menor não houve problemas pois era só imaginar outra armadura de clave, para a segunda variação e praticamente usei soluções iguais para problemas iguais (uma solução melódica para um intervalo de terça descendente, outro para segunda ascendente... e assim vai)

É isso aí, espero que tenha servido para algo
Um agradecimento especial aos amigos Thaís Akemi Braga e Gabriel Carvalho Bergoc pelas sugestões de variações
Um abraço, um abriço e um abroço
 Augusto Girotto
(21/10/2015) 

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