Cadências I - bii - V - I no Modo Maior
Contexto:
Esse vídeo é resultado de um final de semana em que decidi gravar cadências com todas as possibilidades de subdominante (que eu consegui lembrar, excluindo inversões, 7ªas e cadências individuais) no modo maior. Sendo elas:
1) Subdominantes maiores
Subdominante maior (que já está no blog neste post)
Subdominante maior com substituição da 5ª pela 6ª (que também já está no blog, aqui)
Subdominante maior com 5ª e 6ª ( clicando aqui)
2) Subdominantes menores
Subdominante menor (post anterior)
Subdominante menor com substituição da 5ª pela 6ª (post anterior)
Subdominante menor com 5ª e 6ª (aqui)
Subdominante relativa (aqui)
Subdominante anti-relativa (aqui)
Subdominante napolitana (Acaboooou)
Com isso encerro as opções de subdominantes numa cadência em modo maior (sem considerar cadências individuais, obviamente)
Descrição:
Essa Subdominante é mais comumente chamada de "Subdominante Napolitana" e não, não tem nada a ver com o sorvete :D.
Normalmente esse acorde é visto como uma "1ª inversão do segundo grau maior abaixado". Ou seja, Em Dó maior, o segundo grau (Ré) seria abaixado (Ré bemol) e sobre essa alteração se faria um acorde maior (Ré bemol maior).. Após tudo isso se inverteria esse acorde para criar a subdominante napolitana (Notada como bII6 na harmonia tradicional). Assim , a Subdominante Napolitana seria uma inversão do chamado II Frígio.
Para variar, eu não gosto desta definição por alguns motivos... Um deles é que o chamado II Frígio e a Subdominante Napolitana são usados em situações diferentes (falarei disso em outro post), portanto não vejo muito sentido em considerá-los como o mesmo acorde invertido, e sim como acordes diferentes.
Além disso, chamar o primeiro acorde de "II Frígio" o aproxima do contexto de uma cadência modal, enquanto Subdominante Napolitana o aproxima de uma cadência tonal... Portanto, para mim, nomear esses dois acordes desse jeito é como dizer que a mera inversão de um acorde pode alternar a cadência entre tonal e modal... O que não me faz muito sentido.
Portanto, prefiro considerá-lo como uma Subdominante menor com 6ª menor, aproximando-o da subdominante menor com 6ª que vimos anteriormente e deixando o II frígio de lado. De qualquer forma, a notação desse acorde pode aparecer também como s6> (Subdominante menor com 6ª abaixada) N (Subdominante napolitana).
Ps: o uso mais comum dessa Sub não é na cadência apresentada no vídeo, eu apenas coloquei ela dentro da cadência I IV V I para comparar sua sonoridade com as demais subs... Voltaremos a falar dela quando falarmos dos acordes de 6ª Aumentada
Dificuldades/Soluções:
- Normalmente a dificuldade de se tocar essa sub é pela confusão no pensamento dela... de pensá-la como uma inversão de um segundo grau maior abaixado. Ao considerá-la uma Sub menor com 6ªm a compreensão do acorde fica mais rápida
É isso aí, finalmente acabaram-se as subs
Um abraço ecom morango, creme e chocolate
Augusto Girotto
(27/10/2015)
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