segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Especial de aniversário/ Halloween - Arranjos de Halloween



Contexto:

Hoje (03/11/2015) o Ginásio Musical completa seu primeiro ano de existência, aproveitei a data (e o feriado do Halloween) para gravar o conteúdo de uma aula especial dada no ano passado.

 Descrição: 

 Esse vídeo é o resultado de algumas técnicas que podem ser usadas para mudar a sonoridade de uma música a ponto de deixá-la "macabra". O tema utilizado nesse vídeo é o "Marcha Soldado" e seguem as mudanças feitas:

1º Passo - Transformação do modo maior para o modo menor:

 Essa mudança foi bem simples nessa música, visto que uma harmonização  I - V  V - I já resolve a melodia da música, Portanto a reharmonização feita foi  i - V V - i, para se manter as dominantes maiores.

 2º Passo - Redução do andamento:

 Acredito que uma das formas de causar ansiedade no ouvinte seja o uso de andamentos muito lentos, que atrapalham a localização exata de cada tempo, portanto busquei reduzir o andamento para aumentar o efeito de incômodo (é claro que esse não é o andamento mais lento que eu poderia usar, optei por não reduzir tanto porque queria que o tema ficasse reconhecível até a última das transformações

3º Passo - Uso dos extremos:

  Acredito também que o uso de regiões de tessitura não tão comuns na nossa escuta musical diária contribui para o "estranhamento" que eu buscava. Distanciando a melodia do baixo eu consegui criar um efeito interessante para a sonoridade do tema

4º Passo - Separação baixo/ melodia:

   Como explicado no vídeo, o distanciamento entre baixo e melodia faz com que as dissonâncias causadas entre os harmônicos de ambos gere choques menos "duros" do que gerariam se estivessem próximos.

5º Passo - Separando baixo/ melodia através do tempo:

    No vídeo acabei não deixando isso tão claro, vou tentar explicar melhor por aqui. Desde o início do vídeo eu vim tratando o tema como se ele fosse tético, ou seja, a harmonia e a melodia começando ao mesmo tempo, acabei chamando de "1" os momentos em que a melodia trocava de harmonia, mesmo que aquele não fosse sempre o "1" do compasso, O que fiz depois foi mostrar essas trocas de baixo/harmonia em momentos diferentes do da melodia.

É isso aí,  espero que tenham gostado.
Aceito sugestões de temas para os próximos arranjos
Um abraço medonho
Augusto Girotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário