quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Antologia Pianística - Moderato/ Allegreto/ Arietta (Diabelli e Clementi)

1 - Tema e Variazone
2 - Aria e Canzonetta
3 - Moderato e Allegreto




Contexto:

 Quando voltei a gravar os vídeos para o blog, decidi continuar gravando este livro a partir dos números que eu não tinha marcado ainda (sempre que eu gravo uma peça para o blog, eu faço um risquinho de caneta na peça para eu lembrar que aquela música já foi gravada), porém na hora de escrever o post das músicas que eu tinha gravado, percebi que eu não tinha editado e nem postado os vídeos dessas músicas e, ao procurá-los, percebi que tinha perdido a câmera que eu usava e alguns vídeos com ela. Portanto, para não deixar nenhuma parte do livro faltando, regravei o que já tinha feito.

Descrição/ Análise:


   O Moderato  de A. Diabelli é uma peça com estrutura binária simples (Possui 2 partes distintas que usam o mesmo material temático) em Dó maior. A primeira parte consiste nos primeiros 8 compassos da peça, onde se mostra o tema formado pelos arpejos do I grau (Dó maior) e do IV grau (Fá maior) da tonalidade. Para criar o contraste para a segunda parte é apresentado o acorde de Sol maior, com função dominante, junto com a inversão do sentido dos arpejos na melodia.


  No Allegreto de A.Diabelli, a estrutura também é binária simples, pois também contem duas partes distintas que usam o mesmo material temático. Porém, diferentemente do Moderato, o Allegreto é assimétrico nesta divisão, pois a primeira parte é menor do que a segunda. Ao meu ver, a primeira parte contém apenas uma frase, dividida em 3 semi-frases de tamanho 2+2+4 sobre a tonalidade de Dó maior.
 A segunda parte utiliza da mesma estrutura de frase duas vezes, a primeira em Sol Maior, para gerar contraste harmônico ao construir a frase sobre a dominante e reapresentar o tema sobre a tônica, com uma mudança de acompanhamento.

Ao meu ver, a Arietta de M. Clementi, por sua vez, não apresenta forma binária, pois sua "sessão de contraste" funciona como uma ponte para a retomada do tema reharmonizado. Isto acontece pois nas duas primeiras apresentações do tema a melodia não resolve na tônica (Dó maior), ela se suspende sobre a dominante (Sol maior), isso faz com que a sessão não "termine" e a ponte seja uma continuação do que foi apresentado no início. Após a ponte, a melodia é reharmonizada para. desta vez, terminar na tônica da tonalidade.

Dificuldades/ Soluções:

* Creio que a maior dificuldade destas peças seja conduzir a mão esquerda da Arietta, pois ao prestar mais atenção na mão direita, percebi que a mão esquerda ficava muito marcada e com cara de "notas jogadas". Para suavizar isso, tentei basear a agógica da mão direita no fraseado que eu queria para a mão esquerda.

É isso aí.
Refeito os vídeos.

Augusto Girotto


Nenhum comentário:

Postar um comentário