Contexto:
Dentre todas as aulas de instrumento que eu já fiz/ ainda faço, sempre tive dificuldades com técnica vocal. Mesmo tendo feito aulas com professores e professoras maravilhosos (e alguns poucos não tão maravilhosos assim) que deram aulas para vários dos meus amigos cantores que são igualmente maravilhosos, eu sentia que não estava progredindo como deveria e me frustrava cada vez mais com esse estudo.
Um dos motivos pelo qual eu acho esta técnica tão difícil de aprender, é que ela é muito pouco "visual" e, em várias metodologias, é mais baseada em "sentir e imaginar" do que de fato entender o que está acontecendo com seu corpo e trato vocal. Além disso, sempre critiquei que em praticamente todos os professores que eu conheci o trabalho individual é basicamente um constante "remendar o que está frágil", ao invés de mostrar qual caminho que precisa ser percorrido e descobrir onde exatamente o aluno está. Algo que é muito claro, por exemplo, ao se estudar piano ou guitarra. Por mais que várias aulas destes instrumentos também sejam o de "remendar", é muito mais fácil de entender em qual etapa da técnica você está.
No canto, por mais que eu já tenha feito trocentas aulas e passado por muita gente diferente, me parecia que a cada aula eu estava começando do "zero" e que nunca tinha trabalhado absolutamente nada, o que é extremamente frustrante e me deixava completamente perdido. Desabafava sobre isso com meus amigos e sempre ouvia que "no canto é assim mesmo", "não tem como ser diferente" e etc. Até que eu comprei esse livro e percebi que tem sim. O estudo de canto é tão "organizável" quanto o de qualquer outro instrumento e este livro mostra exatamente isso.
Um dos motivos pelo qual eu acho esta técnica tão difícil de aprender, é que ela é muito pouco "visual" e, em várias metodologias, é mais baseada em "sentir e imaginar" do que de fato entender o que está acontecendo com seu corpo e trato vocal. Além disso, sempre critiquei que em praticamente todos os professores que eu conheci o trabalho individual é basicamente um constante "remendar o que está frágil", ao invés de mostrar qual caminho que precisa ser percorrido e descobrir onde exatamente o aluno está. Algo que é muito claro, por exemplo, ao se estudar piano ou guitarra. Por mais que várias aulas destes instrumentos também sejam o de "remendar", é muito mais fácil de entender em qual etapa da técnica você está.
No canto, por mais que eu já tenha feito trocentas aulas e passado por muita gente diferente, me parecia que a cada aula eu estava começando do "zero" e que nunca tinha trabalhado absolutamente nada, o que é extremamente frustrante e me deixava completamente perdido. Desabafava sobre isso com meus amigos e sempre ouvia que "no canto é assim mesmo", "não tem como ser diferente" e etc. Até que eu comprei esse livro e percebi que tem sim. O estudo de canto é tão "organizável" quanto o de qualquer outro instrumento e este livro mostra exatamente isso.
Descrição:
Este livro é um grande guia de estudos, sua abordagem é prática e direta para uma técnica específica defendida pelo autor. É basicamente um "faça isso e não faça aquilo", com os argumentos do porquê de cada decisão. O mais interessante é como o livro parece organizar "etapas" da técnica vocal e vai fundamentando cada assunto introduzido com "o que foi aprendido" no capítulo anterior. Quase como um "se você não consegue dar conta neste assunto, volte no anterior e resolva melhor aquela questão".
Cada capítulo segue o mesmo padrão: uma breve discussão da importância de se estudar determinado assunto, posicionamento do autor frente ao "senso comum" dos professores de canto, uma descrição de como se realiza a técnica e uma série de exercícios de diferentes dificuldades. As explicações mais detalhadas de fisionomia, fisiologia e fonética foram transformadas em apêndices, para que a leitura do livro fosse a mais direta e fluida possível. Abaixo copio o sumário do livro para que a divisão do livro fique clara para quem ainda não o leu e está lendo o post para ter uma noção do que esperar do livro:
Nota do tradutor
Apresentação
Prefácio
Agradecimentos
Introdução
CAPÍTULO 1 - O início e o término vocal coordenado: Estabelecendo o equilíbrio muscular dinâmico através de início e término.
As variedades de início
O ataque duro
O início suave
O início equilibrado (Equilíbrio muscular dinâmico)
Exercícios para atingir o início equilibrado
Usos do início aspirado
Usos do ataque glótico
Benefícios fisiológicos do início coordenado
Este livro é um grande guia de estudos, sua abordagem é prática e direta para uma técnica específica defendida pelo autor. É basicamente um "faça isso e não faça aquilo", com os argumentos do porquê de cada decisão. O mais interessante é como o livro parece organizar "etapas" da técnica vocal e vai fundamentando cada assunto introduzido com "o que foi aprendido" no capítulo anterior. Quase como um "se você não consegue dar conta neste assunto, volte no anterior e resolva melhor aquela questão".
Cada capítulo segue o mesmo padrão: uma breve discussão da importância de se estudar determinado assunto, posicionamento do autor frente ao "senso comum" dos professores de canto, uma descrição de como se realiza a técnica e uma série de exercícios de diferentes dificuldades. As explicações mais detalhadas de fisionomia, fisiologia e fonética foram transformadas em apêndices, para que a leitura do livro fosse a mais direta e fluida possível. Abaixo copio o sumário do livro para que a divisão do livro fique clara para quem ainda não o leu e está lendo o post para ter uma noção do que esperar do livro:
Nota do tradutor
Apresentação
Prefácio
Agradecimentos
Introdução
CAPÍTULO 1 - O início e o término vocal coordenado: Estabelecendo o equilíbrio muscular dinâmico através de início e término.
As variedades de início
O ataque duro
O início suave
O início equilibrado (Equilíbrio muscular dinâmico)
Exercícios para atingir o início equilibrado
Usos do início aspirado
Usos do ataque glótico
Benefícios fisiológicos do início coordenado
Vocalises do início que induzem o equilíbrio dinâmico
Exercícios do grupo 1
Staccato e início
Exercícios do grupo 2
Exercícios do grupo 3
Exercícios do grupo 3
O término do som
O término suave
O término duro
O término equilibrado
CAPÍTULO 2 - A voz cantada com apoio: o gerenciamento da respiração no canto.
Pressão subglótica e atividade glótica
A técnica do appoggio
Exercícios de gerenciamento respiratório sem fonação
Exercícios de gerenciamento respiratório com sibilantes e fricativas
Exercícios de gerenciamento respiratório que envolvem fonação
O ritmo da respiração versus "mais apoio"
CAPÍTULO 3 - A agilidade no canto: aplicação flexível do poder respiratório.
Exercícios para aquisição de agilidade
CAPÍTULO 4 - A voz ressonante: Considerações supraglóticas no canto.
Formantes das vogais
O formante do cantor
A percepção de timbre pelo cantor
A garganta aberta (gola aperta)
"Colocação" da voz (Impostazione della voce)
Exercícios para estabelecer equilíbrio de ressonância (Impostazione) no canto
Fechamento velofaríngeo
CAPÍTULO 5 - A vogal equilibrada: diferenciação vocálica no canto.
A postura acústica de descanso
As posturas vocálicas
Formações das vogais neutras [ʌ] e [ə]
Formação da vogal [ɑ]
Formação da vogal [i]
Formação da vogal [e]
Formação da vogal [ɛ]
Formação da vogal [ɔ]
Formação da vogal [o]
Formação da vogal [u]
Posição da boca para as vogais no canto
Exercícios para diferenciação vocálica
Exercícios do grupo 1
Exercícios do grupo 2
CAPÍTULO 6 - O equilíbrio de ressonância através de consoantes nasais: as influências das continuantes nasais no ajuste dos ressonadores.
Usos pedagógicos de fonemas consonantais em geral
O uso das continuantes nasais no equilíbrio do acoplamento dos ressonadores
Alguns usos da Oclusiva Bilabial Sonora [m]
Usos da Continuante Nasal Alveolar [n]
Alguns usos da Nasal Velar Sonora [ŋ]
Alguns usos da Continuante Nasal Palatal [ɲ]
Algumas considerações gerais sobre as Continuantes Nasais
CAPÍTULO 7 - O equilíbrio de ressonância através de consoantes não nasais: A influência das consoantes não nasais no ajuste dos ressonadores.
Usos da Continuante Sonora Palatal [j]
Usos da Continuante Lateral Alveolar [l]
Usos da Vibrante Simples Alveolar [ɾ] e da Vibrante Múltipla Alveolar [r]
Usos da Continuante Fricativa Labiodental Sonora [v] e da Continuante Fricativa Labiodental Surda [f]
Usos da Oclusiva Bilabial Sonora [b] e da Oclusiva Bilabial Surda [p]
Usos da Continuante Fricativa Alveolar Sonora [z] e da Continuante Fricativa Alveolar Surda [s]
Usos da Continuante Fricativa Dental Sonora [ð] e da Continuante Fricativa Dental Surda [θ]
Usos da Oclusiva Alveolar Sonora [d] e da Oclusiva Alveolar Surda [t]
Usos da Oclusiva Velar Sonora [g] e da Oclusiva Velar Surda [k]
Usos das Consoantes Surdas em Geral
Padrões úteis de notas
Padrões de vogais e ditongos
Consoantes Acopladas
CAPÍTULO 8 - Sustentando a voz: Sostenuto.
Exercícios para desenvolvimento do Sostenuto
Exercícios do grupo 1
Exercícios do grupo 2
Exercícios do grupo 3
Exercícios do grupo 4
Exercícios do grupo 5
CAPÍTULO 9 - Unificando os registros das vozes masculinas.
Terminologia de registro
Primo Passaggio (primeira transição de registro)
Secondo Passaggio (segunda transição de registro)
Zona di Passagio (zona intermedia) (zona de passagem)
Eventos de registração das vozes masculinas
Voce di Petto (Voz de Peito)
Voce Mista (Voz Mista)
Voce di Testa (Voz de Cabeça)
Voce Finta (Voz dissimulada)
Falsete
O falsetista
Strohbass
Exercícios para conseguir uma escala equalizada dentro do registro nas Vozes Grave e Média
Exercícios do grupo 1
Exercícios para conseguir uma escala equalizada dentro do registro nas Vozes Média e Aguda
Exercícios do grupo 2
CAPÍTULO 10 - Unificando os registros das vozes femininas.
Registros da voz falada feminina
Exercícios para desenvolvimento do Sostenuto
Exercícios do grupo 1
Exercícios do grupo 2
Exercícios do grupo 3
Exercícios do grupo 4
Exercícios do grupo 5
CAPÍTULO 9 - Unificando os registros das vozes masculinas.
Terminologia de registro
Primo Passaggio (primeira transição de registro)
Secondo Passaggio (segunda transição de registro)
Zona di Passagio (zona intermedia) (zona de passagem)
Eventos de registração das vozes masculinas
Voce di Petto (Voz de Peito)
Voce Mista (Voz Mista)
Voce di Testa (Voz de Cabeça)
Voce Finta (Voz dissimulada)
Falsete
O falsetista
Strohbass
Exercícios para conseguir uma escala equalizada dentro do registro nas Vozes Grave e Média
Exercícios do grupo 1
Exercícios para conseguir uma escala equalizada dentro do registro nas Vozes Média e Aguda
Exercícios do grupo 2
CAPÍTULO 10 - Unificando os registros das vozes femininas.
Registros da voz falada feminina
Combinando os registros do canto feminino
Eventos de registração nas vozes femininas
Voz de peito nas vozes femininas
Voz pura de peito
Voz mista de peito
Exercícios para o desenvolvimento da região grave
Voz mista de cabeça e peito grave feminina
Voz mista de cabeça na região média feminina
Exercícios para induzir a voz mista de cabeça na voz média Voce di Testa feminina
Exercícios para induzir a sensação de Voce di Testa por toda a extensão vocal
Registro Flageolet
Exercícios para o desenvolvimento da região de Flageolet
CAPÍTULO 11 - Modificação vocálica no canto: Aggiustamento.
Terminologia do timbre
A técnica do Aggiustamento (As séries vocálicas na modificação)
Exercícios para atingir o Aggiustamento
CAPÍTULO 12 - Extensão e Estabilização no canto.
Extensão e classificação vocal
Eventos de registração nas vozes femininas
Voz de peito nas vozes femininas
Voz pura de peito
Voz mista de peito
Exercícios para o desenvolvimento da região grave
Voz mista de cabeça e peito grave feminina
Voz mista de cabeça na região média feminina
Exercícios para induzir a voz mista de cabeça na voz média Voce di Testa feminina
Exercícios para induzir a sensação de Voce di Testa por toda a extensão vocal
Registro Flageolet
Exercícios para o desenvolvimento da região de Flageolet
CAPÍTULO 11 - Modificação vocálica no canto: Aggiustamento.
Terminologia do timbre
A técnica do Aggiustamento (As séries vocálicas na modificação)
Exercícios para atingir o Aggiustamento
CAPÍTULO 12 - Extensão e Estabilização no canto.
Extensão e classificação vocal
Ampliando a extensão da voz
Exercícios para ampliar e estabilizar a extensão da voz
CAPÍTULO 13 - Messa di Voce e controle de dinâmica.
Exercícios para desenvolver controle de dinâmica
Determinando níveis de dinâmica
CAPÍTULO 14 - Vibração no canto: Vibrato e Timbre Vocal.
Causas físicas do Vibrato
Usos do Vibrato
Corrigindo a Oscilação ("Bamboleio")
Eliminando a Intrusão do Straight-Tone
Corrigindo a voz sem Vibrato
Corrigindo o Tremolo ("tremor")
Vibrato e Velocidade
Usos pedagógicos do canto sem Vibrato
Usos do Trillo
CAPÍTULO 15 - Coordenando Técnica e Comunicação.
CAPÍTULO 16 - Atitudes pedagógicas: A estética do timbre vocal.
O novo estudante
Métodos de canto compensatórios
O professor tecnicamente intenso
O professor focado em interpretação
O professor com técnica mística
O professor de uma nota só
Equilíbrio pedagógico
Ensinando a si mesmo
CAPÍTULO 17 - O canto saudável.
Condicionamento para preparação de performance
A rotina do dia da performance
Quanto não cantar
O que cantar
O professor-performer
A questão do descanso vocal completo
A questão da medicação
Garganta seca
Pigarrear
Combatendo a tosse
Mastigação
Os cantores e o laringologista
O peso e a voz cantada
A dieta e o cantor
O exercícios físico e o canto
A longevidade e a voz
O performer otimista
Apêndice 1 - A estrutura e função laríngea.
Estrutura cartilaginosa da laringe
Exercícios para ampliar e estabilizar a extensão da voz
CAPÍTULO 13 - Messa di Voce e controle de dinâmica.
Exercícios para desenvolver controle de dinâmica
Determinando níveis de dinâmica
CAPÍTULO 14 - Vibração no canto: Vibrato e Timbre Vocal.
Causas físicas do Vibrato
Usos do Vibrato
Corrigindo a Oscilação ("Bamboleio")
Eliminando a Intrusão do Straight-Tone
Corrigindo a voz sem Vibrato
Corrigindo o Tremolo ("tremor")
Vibrato e Velocidade
Usos pedagógicos do canto sem Vibrato
Usos do Trillo
CAPÍTULO 15 - Coordenando Técnica e Comunicação.
CAPÍTULO 16 - Atitudes pedagógicas: A estética do timbre vocal.
O novo estudante
Métodos de canto compensatórios
O professor tecnicamente intenso
O professor focado em interpretação
O professor com técnica mística
O professor de uma nota só
Equilíbrio pedagógico
Ensinando a si mesmo
CAPÍTULO 17 - O canto saudável.
Condicionamento para preparação de performance
A rotina do dia da performance
Quanto não cantar
O que cantar
O professor-performer
A questão do descanso vocal completo
A questão da medicação
Garganta seca
Pigarrear
Combatendo a tosse
Mastigação
Os cantores e o laringologista
O peso e a voz cantada
A dieta e o cantor
O exercícios físico e o canto
A longevidade e a voz
O performer otimista
Apêndice 1 - A estrutura e função laríngea.
Estrutura cartilaginosa da laringe
As cartilagens simples (não pareadas) da laringe
As cartilagens laríngeas pareadas
Ligamentos e membranas da laringe
O interior da laringe
Os músculos da laringe e sua função
Músculos extrínsecos
Músculos intrínsecos
Os músculos de adução
Os músculos de alongamento
Sumário da ação intrínseca da laringe
Apêndice 2 - A estrutura e a mecânica do aparelho respiratório.
A Caixa Torácica
A região do Esterno
Os Músculos Intercostais
O Diafragma
Os Pulmões e as Pleuras
Músculos do Pescoço
Músculos do Tórax
Músculos da Parede Abdominal Anterolateral
Sistemas de Controla da Respiração
Apêndice 3 - A fisiologia do sistema ressonador do trato vocal.
Apêndice 4 - Os fatores físicos da registração vocal.
Ação cricotireóidea na registração
A função da armação externa
Amortecimento
Sumário dos aspectos físicos da registração
Apêndice 5 - As influências das várias consoantes sonoras e surdas no ajuste dos ressonadores.
Apêndice 6 - Os símbolos do alfabeto fonético internacional (AFI)
Um guia conciso de pronúncia correlata
Símbolos do AFI para vogais, semivogais e sons vocálicos franceses
Símbolos do AFI para Sons Consonantais
Consoantes Nasais
Outras consoantes sonoras
Glossário de termos não musicais
Glossário de termos vocais
Bibliografia
Artigos
Livros
Índice sistemástico
Índice onomástico
A Caixa Torácica
A região do Esterno
Os Músculos Intercostais
O Diafragma
Os Pulmões e as Pleuras
Músculos do Pescoço
Músculos do Tórax
Músculos da Parede Abdominal Anterolateral
Sistemas de Controla da Respiração
Apêndice 3 - A fisiologia do sistema ressonador do trato vocal.
Apêndice 4 - Os fatores físicos da registração vocal.
Ação cricotireóidea na registração
A função da armação externa
Amortecimento
Sumário dos aspectos físicos da registração
Apêndice 5 - As influências das várias consoantes sonoras e surdas no ajuste dos ressonadores.
Apêndice 6 - Os símbolos do alfabeto fonético internacional (AFI)
Um guia conciso de pronúncia correlata
Símbolos do AFI para vogais, semivogais e sons vocálicos franceses
Símbolos do AFI para Sons Consonantais
Consoantes Nasais
Outras consoantes sonoras
Glossário de termos não musicais
Glossário de termos vocais
Bibliografia
Artigos
Livros
Índice sistemástico
Índice onomástico
Análise/ Comentários:
* Como é possível perceber lendo o sumário, este livro é muito completo. Creio que este livro, junto com o Ciência da Voz, será essencial para absolutamente todo e qualquer curso sério de canto. Se o estudo técnico de canto ainda não é sistematizado, vejo nestes dois livros a ferramenta necessária para isso.
* Como é possível perceber lendo o sumário, este livro é muito completo. Creio que este livro, junto com o Ciência da Voz, será essencial para absolutamente todo e qualquer curso sério de canto. Se o estudo técnico de canto ainda não é sistematizado, vejo nestes dois livros a ferramenta necessária para isso.
A primeira vista essa minha crítica pode parecer infundada/ injusta, visto que não sou formado como cantor e sim como regente coral, porém esta percepção destes problemas estruturais do ensino de canto brasileiro é percebida através dos relatos de diversos amigos e colegas cantores que conheci ao longo do país. Creio que essa sistematização seja urgente, para que o canto profissional brasileiro deixe de ser "meritocrático" ou que separe os bons cantores através do "talento".
* Os apêndices do livro são basicamente um segundo livro a parte. Sua leitura é muito mais densa (tal qual a do Ciência da Voz, de Sundberg) por apresentar um vocabulário muito mais científico.
* Para mim, a única coisa que falta para este livro ser perfeito, seria um cd com exemplos dos sons "ideais" mencionados ao longo do livro. Digo isso pois ainda há muita discussão entre os termos usados no ensino do canto: voz de cabeça existe ou não existe? falsete é a mesma coisa que voz de cabeça? e etc. Estes áudios seriam bem esclarecedores para que o leitor possa ter uma boa referencia de qual o som esperado de determinado exercício para a técnica apresentada.
* Todas os capítulos que sugerem a "indução" de terminado elemento técnico é especialmente interessante para regentes corais, que precisam resolver características sonoras de formas quase instantâneas. Diversos "macetes" de ensaio são apresentados nesse livro.
* Os apêndices do livro são basicamente um segundo livro a parte. Sua leitura é muito mais densa (tal qual a do Ciência da Voz, de Sundberg) por apresentar um vocabulário muito mais científico.
* Para mim, a única coisa que falta para este livro ser perfeito, seria um cd com exemplos dos sons "ideais" mencionados ao longo do livro. Digo isso pois ainda há muita discussão entre os termos usados no ensino do canto: voz de cabeça existe ou não existe? falsete é a mesma coisa que voz de cabeça? e etc. Estes áudios seriam bem esclarecedores para que o leitor possa ter uma boa referencia de qual o som esperado de determinado exercício para a técnica apresentada.
* Todas os capítulos que sugerem a "indução" de terminado elemento técnico é especialmente interessante para regentes corais, que precisam resolver características sonoras de formas quase instantâneas. Diversos "macetes" de ensaio são apresentados nesse livro.
É isso aí, este é um baita de um livro, creio que vá ser "divisor de águas" pra muita gente que o ler.
Abraços estruturados
Augusto Girotto
Abraços estruturados
Augusto Girotto
Oi Giroto. Como sempre, sua resenha está maravilhosa. Quanto aos seus questionamentos finais, acho que o maior problema no ensino institucionalizado do canto no Brasil é que os professores conversam pouco com outros profissionais que ajudam no processo de aprendizagem (principalmente medicina e fonoaudiologia). Além disso, ainda são poucos os professores de canto que se debruçam a estudar pedagogia vocal. A maior parte usa suas próprias experiências pessoais como guia para as aulas. Mas isso é um problema do nosso país. Temos diversas escolas e abordagens diferentes dentro da pedagogia vocal. Mas, devagarinho, isso tem mudado. A FASM, por exemplo, possui excelente professores e professoras de canto na sua equipe. Além de ter uma pós em pedagogia vocal muito boa.
ResponderExcluirAlguém sabe como baixar esse livro?
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