domingo, 4 de março de 2018

Leitura de Partitura: Nomes e sequencias das notas musicais

Prefácio: Cifra x Tablatura x Partitura
Parte 1: Entre notas e palavras
Parte 2: Alturas e pentagrama
Parte 3: Nomes e sequencias das notas musicais
Parte 4: Organização das notas no pentagrama
Parte 5: Claves Musicais



 Contexto: 

 Depois de um tempão sem escrever posts sobre leitura de partitura (afinal nestes dois últimos anos praticamente só tive alunos que já sabiam ler partitura), senti a necessidade de continuar a série. Visto que voltei a dar aulas de guitarra em um conservatório aqui em São Bernardo do Campo e tenho sentido necessidade de continuar a escrever material.

Recapitulando

 No último post, falei sobre como reconhecer se uma nota na partitura está escrita mais aguda, mais grave ou na mesma altura que outra, porém sem dar nomes para elas. Assunto do post de hoje.

Nomes das notas

 Antes de apresentar a relação entre cada uma delas, quero ter certeza que você sabe qual o nome das notas musicais que usamos na música ocidental, num sistema tonal/modal:

(Créditos da imagem: Aventuras lunáticas. Além da imagem, este link é útil para quem tiver curiosidade de como foram batizadas as notas músicais)


 Normalmente eu gosto de apresentar as notas nessa disposição cíclica, para que os diversos sentidos de leitura que precisamos treinar fiquem mais fáceis de visualizar, além de permitir a imediata compreensão de que não existe uma "primeira nota" e nem uma "última nota" fixa. Então, antes de começarmos a jogar esses nomes em cima do pentagrama, quero sugerir alguns exercícios:

Exercício nº1: Consultando a imagem o mínimo possível, tente falar o nome das notas em sequência ascendente (representada na figura pela seta no sentido horário) começando por cada uma delas:

Por exemplo: 

Do - Re - Mi - Fa - Sol - La - Si - Do
Re - Mi - Fa - Sol - La - Si - Do - Re
Mi - Fa - Sol - La - Si - Do - Re - Mi
...

Exercício nº2: Tente agora, fazer a mesma coisa no sentido descendente, isto é, fazendo ela no sentido contrário da imagem. Também começando por cada uma delas:

...
Fa - Mi - Re - Do - Si - La - Sol - Fa
Sol - Fa - Mi - Re - Do - Si - La - Sol
La - Sol - Fa - Mi - Re - Do - Si - La
...

Exercício nº3: Após ganhar certo conforto com o nome das notas nos sentidos ascendente e descendente, experimente falar o nome das notas novamente no sentido ascendente, mas agora pulando sempre a nota imediatamente após a falada. Pode parecer um exercício sem sentido, mas acredite em mim, ter este domínio vai te poupar muito tempo mais para frente:

...
Si - Re - Fa - La - Do - Mi - Sol - Si
Do - Mi - Sol - Si - Re - Fa - La - Do
Re - Fa - La - Do - Mi - Sol - Si - Re
...

Exercício nº4: Para finalizar, experimente realizar a proposta do Exercício 3 no sentido descendente. Isto é, ao contrário:

...
Mi - Do - La - Fa - Re- Si - Sol - Mi
Fa - Re - Si - Sol - Mi - Do - La - Fa
Sol - Mi - Do - La - Fa - Re - Si - Sol


É isso aí, fim da dose de hoje
Próximo post falaremos como esses nomes e sequências se organizam na partitura.
Qualquer dúvida, só comentarem no blog que eu incremento da melhor forma possível.
A - R - Ç - S - B - A - O - A

Augusto Girotto




Nenhum comentário:

Postar um comentário