sábado, 12 de maio de 2018

Leitura de partitura: Organização das notas no pentagrama.

Prefácio: Cifra x Tablatura x Partitura
Parte 1: Entre notas e palavras
Parte 2: Alturas e pentagrama
Parte 3: Nomes e sequencias das notas musicais
Parte 4: Organização das notas no pentagrama
Parte 5: Claves Musicais




Contexto:

Recebi um pedido por inbox no facebook pedindo para continuar essa sequência de posts, entonces decidi escrever mais uma parte hoje.

Recapitulando

No post anterior eu escrevi sobre o nome que damos as notas na cultura ocidental. E algumas dicas de como treinar a leitura de sua sequência fora da partitura.

Combinando os nomes das notas com o pentagrama

Vimos na  Parte 2: Alturas e pentagrama que as notas podem ser colocadas tanto nas linhas quanto nos espaços do pentagrama, de forma que quanto mais para cima ele esteja, mais aguda a nota será e, consequentemente, quanto mais para baixo a nota for escrita, mais grave será.


 Neste exemplo, sabemos que a nota da 2ª linha é mais grave do que a nota do 2º espaço. Mas, que notas seriam estas?

 Neste exemplo não podemos dizer com certeza, pois falta uma clave que defina uma nota para servir de referência para achar as demais (assunto que veremos no próximo post). Porém, se soubermos o nome de qualquer uma destas notas, saberemos dizer com certeza qual é o nome da outra por meio da relação entre o nome das notas e a distancia que elas ocupam no pentagrama. Para fazer isso precisamos estabelecer o nome de uma das duas notas e relembrar do círculo com o nome das notas que vimos no post anterior:




Vamos supor, por enquanto, que a primeira nota seja um Sol:


 Após definir o nome de uma das linhas, todas as demais linhas e espaços já são definidos. Pois as notas cada vez mais para cima da partitura seriam nomeadas no sentido horário do círculo acima:

 E as notas cada vez mais para baixo seriam nomeadas no sentido anti-horário:

Caso seja necessária notas mais graves ou agudas do que as alcançadas, podemos criar Linhas suplementares que nada mais são do que "linhas extras" para as notas que excederiam o alcance do pentagrama. Tais linhas suplementares seguem a mesma lógica para nomear as notas:




Assim, descobertas as relações entre o nome das notas e seu posicionamento da partitura somos capazes de nomear a nota do primeiro exemplo e dos demais que aparecerem.


 É sempre importante ressaltar que o nome das notas NÃO POSSUEM LUGAR FIXO NA PARTITURA. Ou seja, elas sempre vão precisar de uma referência (estabelecida pela clave). Se, por acaso, tivéssemos optado por nomear a primeira nota como um Lá, ao invés de nomeá-la como um Sol:

Toda as demais notas também trocariam de nome, para manter a relação entre elas:


Um bom exercício para treinar esta lógica é desenhar algumas notas aleatórias num pentagrama, definir o nome de uma delas e procurar o nome das demais. Se alguém fizer e tiver dúvidas é só me mandar que eu posso corrigir.

 É isso aí, essa é a relação entre o nome das notas na partitura. 
Qualquer dúvida é só comentar que eu incremento o post
LAbraços e até o próSImo post

Augusto Girotto



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