domingo, 19 de agosto de 2018

Invenção a 2 vozes nº8 - Johann Sebastian Bach

Invenção a 2 vozes nº1



Contexto:

 Essa seria uma das peças da minha prova de meio de ano na disciplina de piano complementar no meu curso de Regência Coral da Emesp. Porém, devida a uma grande insatisfação que tenho acumulado com questões que vão além desta disciplina, optei que a solução mais saudável para mim seria de abandonar o curso. Desde então tenho tentado me recuperar de vários bloqueios musicais que acredito ter desenvolvido ao longo desses anos em situações e ambientes tóxicos e tentado focar na minha prioridade, a música. Como já estava estudando esta música para a prova, optei por continuar a estudar um pouco mais pra poder gravar o que desse e, por fim, enterrar essa fase.

Descrição/ Análise:




Algumas análises consideram vários motivos para essa peça, o arpejo  da mão direita no primeiro compasso como um, a escala descendente do compasso seguinte como outro,  as semicolcheias da mão direita no quarto compasso como um terceiro e as colcheias da mão direita no c.11 como um quarto motivo.
Embora eu entenda o porque de apontar estes trechos em específico (pois com eles você consegue de fato explicar cada compasso da música como sendo um dos motivos ou a inversão deles), não é assim que eu vejo a música. Para mim ela possui um tema (dois primeiros compassos da mão direita) construído pelos 2 primeiros motivos citados anteriormente. O terceiro motivo apontado, para mim, é uma forma de se manter movimento para enfatizar tensões harmônicas que antecedem a volta do tema e o que chamam de quarto motivo, para mim, é apenas uma cadência conclusiva.

Harmonicamente e formalmente essa peça apresenta o esperado das peças curtas do barroco: um tema fácil de ser reconhecido que passeia por diversas regiões tonais. Nessa peça em específico a tonalidade é F maior, passando pela dominante (C) e pelas subdominantes (G menor e Bb) antes de voltar para a tônica (tal modulação é bem interessante, pois é feita com o tema invertido sendo usado para construir uma progressão harmônica)


Dificuldades/ Soluções:

* Minha maior dificuldade nessa peça foi, definitivamente, a frequência do estudo. Passei por alguns períodos de bastante estresse e desmotivação no começo do ano que, por alguns motivos, acabei descontando um pouco nessa peça. Tanto que não via a hora de gravar esse vídeo para sentir que tinha me livrado de um peso. 

* O dedilhado dessa peça foi bem esquisito para mim, muitas coisas eu não sabia como resolver e pedi ajuda para a minha professora. Em outros momentos eu dei uma de "aluno rebelde" e não segui a sugestão dela par algumas frases por não sentir algumas passagens muito "na mão"

É isso aí. 
Um "é isso aí" e um tapinha nas costas
Augusto Girotto


Nenhum comentário:

Postar um comentário