quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Cover Guitarra nº 140 - Estudos Melódicos (Pollaco)



Contexto:

Quando comecei a tocar guitarra (2006), eu era um "rato de banca de jornais" e todo mês eu comprava uma revista de guitarra para ler as novidades sobre equipamentos, entrevistas, histórias das carreiras dos músicos. Naquela época existiam duas revistas que eram as maiores concorrentes mensais: Cover Guitarra e Guitar Player. Cheguei a ler das duas, mas acabei tendo um carinho especial pela Cover, pois achava a revista mais versátil e tinham mais transcrições de músicas. Este ano, após ter terminado a faculdade de regência, decidi voltar um pouco as raízes e recuperar um pouco a mão no meu instrumento principal. Então tirei minha coleção de revistas do meu armário e comecei a preparar alguns vídeos baseados nas matérias delas. Optei por começar pelas colunas do Pollaco pois pretendo estudar um pouco sem distorção e o assunto de fraseado jazzistico me interessa muito.

Descrição:



Essa coluna foi escrita pelo guitarrista Pollaco, grande nome da guitarra brasileira e que foi professor do meu professor de guitarra no conservatório Dó Ré Mi (Carlos Próspero). Suas colunas nesta revista são nomeadas como "Fraseado" e abordam estudos de frases jazzísticas, harmonizações por blocos, digitações de escala e conduções de baixos via walking bass. A descrição dos exercícios são mostradas na própria página escaneada.

Dificuldades/ Soluções:

* Minha primeira dificuldade foi a de limpar as frases, a ferrugem dos 6 anos sem tocar guitarra com frequência cobrou seu preço. O que ajudou a resolver foi planejar as palhetadas das frases (assim como fazemos como dedilhado no piano) para depois estudar aumentando a velocidade

* A idade também já começou a cobrar o preço dela. Mas nada tão preocupante ainda, percebi que agora preciso de repousos mais frequentes nos estudos para evitar dores em tendões. Essas pausas são curtas (cerca de 10~15min a cada 40~45 min de estudo) e ajudam muito o rendimento

*Tive dificuldades em sincronizar as duas mãos ao piano por não estar acostumado com esse tipo de fraseado no instrumento (estudei basicamente piano erudito na faculdade e, mesmo assim, não o suficiente para me considerar pianista)

É isso aí, voltando às raizes

Cover Abraços
Augusto Girotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário