quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Romance em G menor - Felix Mendelssohn


Contexto:

Conheci essa peça ao pesquisar repertório pra minha prova de piano no primeiro ano da faculdade, onde eu tinha que tocar uma peça de cada estilo do programa (clássico, romântico, moderno e barroco), escolhi esta para o estilo romântico porque achei que daria conta de aprender ao longo do ano (eu não tocava nada de piano quando entrei na facul) e porque gostei de como soa. Encontrei a partitura perdida por aí enquanto arrumava meu armário e decidi gravar.

Descrição/ Análise:

Ao meu ver, esta peça possui apenas um tema, organizado por 2 motivos. O primeiro (m1), que é caracterizado pela  figura rítmica da colcheia pontuada, seguida de uma semicolcheia (apresentado no compasso 1) e o segundo (m2), que é caracterizado pelas sequencia de colcheias em graus conjuntos. A relação de contraste entre estes dois motivos é interessante, pois com poucas notas já temos os contrastes:

*Saltos(m1) x graus conjuntos (m2);

*Mov. descendente (m1) x mov. ascendente (m2);

*Notas sucessivas de mesma duração (m2) x notas sucessivas de duração diferente (m1)

*Articulação em Legatto (m1) x Articulação em Staccato (m2)

Também é interessante notar como o compasso 4, que encerra a primeira frase, faz uma mistura dos dois motivos ao mesclar características de ambos (mov desc do m1 + graus conjuntos do m2, por exemplo). A primeira sessão da música encerra após a segunda frase, que termina no compasso 8. Em seguida há uma sessão de contraste, que leva o centro tonal momentaneamente para a tônica relativa (Bb maior) através de sua Subdominante (Eb), para depois terminar na dominante do tom da música (G menor) no compasso 18. Repetindo, então, o tema.

*Dificuldades / Soluções:

*Como é uma peça fácil que eu já tinha estudado, não houve grandes dificuldades para relembrá-la. Pois muita coisa veio com uma "memória muscular" enquanto relia a peça, o que é bem interessante, visto que não a tocava a pelo menos 5 anos.

 É isso aí, espero que tenham gostado.
Desejo a todos um abraço e um sol menor pra aturar esse verão de 40º

Augusto Girotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário