quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Miniatura nº5 - Nilson Lombardi



Contexto:

 Essa peça foi separada para o recital de meio de ano na Emesp, mas acabou virando programa da prova de final de ano após o recital ter sido cancelado. Como eu gostei de várias formas diferentes de tocá-la, decidi gravar 3 interpretações diferentes para ela.

Descrição/ Análise:




Ao meu ver, esta peça só possui um tema, que é apresentado nos 7 primeiros compassos e reapresentado a partir do compasso 17 até o compasso 23.
 Entre as duas apresentações do tema, há um pequeno trecho de afastamento da tônica (Mi maior), para atrasar a volta do tema. Pois no compasso 8, a harmonia que está sobre Lá maior poderia ir simplesmente para Si maior, chegando na dominante da tonalidade e voltando ao tema no compasso seguinte. Ao invés disso, a harmonia cadencia para a dominante no compasso 12 e, ao invés de resolver na tônica junto com a retomada do tema, resolve em uma "coda" baseada nos compassos 5 a 7 do tema, que leva a harmonia para a tônica anti-relativa (G# menor) para então voltar ao tema.
Após a segunda apresentação do tema, o final da peça é construído de forma bem semelhantes: atrasando a chegada da dominante e resolvendo na tônica anti-relativa antes de voltar a tônica.

Dificuldades/ Soluções:

* A primeira dificuldade nesta peça é não "esbarrar" notas erradas nos acordes, pois como a harmonia usa acordes mais "fora da mão", como acordes Sus ou Maj7(#11), tive bastante dificuldade de encaixar a harmonia (Quando a harmonia é mais simples, a leitura da peça fica mais fácil, pois a mão "quer ir" pros acordes esperados). Isso foi resolvido ao parar pra fazer uma primeira análise harmônica da peça.

*Como a peça possui uma harmonia bem interessante, foi difícil escolher uma interpretação pra ela, pois poderia tocar de forma que os "enganos" harmônicos ficassem mais evidentes, ou poderia suavizá-los pra deixar a linha melódica mais fluente. Ao invés de tentar "resolver" isso, preferi deixar aberto com várias possibilidades.

*Os trechos com arpejos da mão esquerda ficam bem mais fáceis ao tocar os acordes em blocos antes de arpejar.

É isso aí, uma das peças que mais gostei de gravar para o blog até o momento.
ABRAÇhfgumsOS ABRAÇhhfyOS
Augusto Girotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário