Comprei este livro na última Festa do livro da Usp que fui (em 2019, já que a deste ano foi digital devido a pandemia), junto com os livros "Tocando em Miúdos minhas composições" (que ainda não li), "Fazendo música: o guia para compor, tocar e gravar" (que estou lendo atualmente e deve ser o próximo resumo do blog) , Cartas de Claudio Monteverdi e o Brahms: Sinfonia N.1. Conforme dito nos outros resumos, estou aproveitando a pandemia pra atualizar essas leituras e diminuir a fila de espera de livros.
Descrição:
Esse livro é dividido em 3 grandes partes. "As Origens" "Os Jinglistas" e "Os Jingles", que é uma abordagem do mesmo assunto a partir de 3 perspectivas diferentes. Antes destes 3 capítulos principais temos uma introdução e um capítulo chamado "A alma do negócio" que, ao meu ver, também serve como introdução para o livro, pois neste capítulo se contextualizam coisas como "o que é um jingle e como é produzido".
No capítulo "As Origens" é tratada a história do mercado do Jingle no Brasil, desde o primeiro jingle a ser veiculado em rádio no Brasil até as influências de campanhas de marketing estrangeiras, desenvolvimento de diversos estúdios especializados em jingles e o cenário da instalação do rádio no país. É um capítulo curto mas, ao meu ver, é o capítulo mais interessante do livro. Pois é recheado de informações históricas interessantes e que pintam o cenário para os capítulos seguintes.
O capítulo "Os Jinglistas" é uma grande saudação aos principais nomes desse mercado ao longo das décadas, organizados por ordem alfabética. Cada uma das pessoas citadas tem uma pequena biografia que envolve coisas como começo de carreira, principais trabalhos, produtoras trabalhadas e parcerias feitas. Em vários destas biografias também está contida qual a metodologia que determinado compositor de jingle trabalhava. Como buscava sintetizar o briefing, se começava pela letra ou pela melodia e etc. Estas metodologias são descritas de formas superficiais, quase sem utilização de termos técnicos, o que torna a leitura destinada a públicos mais leigos. Para mim foi o capítulo menos interessante, pois não conhecia a maioria das pessoas citadas e as descrições das suas metodologias de composição não me ajudaram em praticamente nada. Mas acredito que será mais interessante para quem está mais por dentro do assunto, além de ter a importância de deixar registrada a influência de cada um para este mercado.
O capítulo "Os Jingles" é o mais divertido de se ler, nele estão pequenas histórias das encomendas de diversos jingles famosos de cada década assim como a letra deles e a respectiva faixa para escutá-lo no CD que acompanha o livro. (Também é possível ouvir os jingles no youtube através de seu canal "Clube do Jingle" e através de um QR code que está logo na primeira página, mas que me levou a um link que não carregava os audios muito bem). Este, ao meu ver, é o capítulo principal do livro e é exatamente o que faz desse livro uma leitura tão prazerosa e leve.
Análise/ Comentários
* Em geral, o livro cumpre um papel de "curiosidade" e parece ter uma proposta mais lúdica do que analítica. É uma leitura muito agradável, principalmente se você for ouvindo as faixas enquanto lê a história de cada um dos jingles. Nem todo jingle citado (principalmente aqueles que estão nos primeiros capítulos do livro) está no cd, mas todos eles (e mais alguns) estão no canal do youtube. Mesmo assim, o CD consta com mais de 150 jingles é super bem vindo.
*Se o objetivo é buscar uma forma de entrar neste mercado ou aprender a compor jingles, creio que este livro não ajudará em praticamente nada. As análises não são musicalmente aprofundadas e os relatos pessoais de cada jinglista não ajudará muito uma pessoa a traçar o próprio caminho dentro da área.
Em resumo, um livro muito gostoso de se ler para passar o tempo. Tem passagens bem engraçadas e claramente foi feito com muito amor e carinho.
"Os jingles daqui são como laços
Se leu até aqui, te mando abraços"
Augusto Girotto
Nenhum comentário:
Postar um comentário