quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Livro: Brahms, Sinfonia N.1: David Brodbeck

 



Contexto:

 Seguindo com os reviews de livros da quarentena, apresento a vocês o livro com a "capa mais gostosa que eu já vi". Comprei este livro na feira do livro na Unesp em 2019 e só o tirei do plástico durante a quarentena para ler, neste momento veio a primeira surpresa positiva do livro que eu queria muito dividir: o material que reveste a capa do livro tem uma textura muito agradável de se passar a mão... fiquei "acariciando" o livro por uns bons minutos antes de começar a lê-lo (enquanto digito este texto com o livro na minha frente também faço pausas pra dar uma acarinhada na capa). 
 Este livro é exatamente tudo o que eu esperava do "Cartas de Claudio Monteverdi" e mais um pouco, possui informações históricas sobre o processo de composição de cada movimento da sinfonia, possíveis referências usadas por Brahms para compor os temas de cada movimento, um guia de escuta por compassos, contextualização histórica da primeira performance e da expectativa de outros nomes da época para o primeiro concerto. Muita coisa bacana acumulada em um livro tão curtinho, recomendo bastante a leitura.

Descrição:

O livro se divide em 3 partes, uma contextualização histórica antes da composição da obra junto com contextualização das primeiras performances, uma análise da sinfonia por movimentos e uma outra contextualização histórica sobre as reações à obra já apresentada e publicada:

ESFORÇOS FRUSTRADOS

 Primeiras tentativas
 Contextos do Allegro Inicial
 Sinfonia de J.B?
 No Limbo

CONCLUSÃO, PRIMEIRAS APRESENTAÇÕES E PUBLICAÇÃO

 Renovação da obra e conclusão definitiva
Performances Anteriores à publicação
Revisões posteriores e publicação

ESTRUTURA E SIGNIFICADO DO PRIMEIRO MOVIMENTO

OS MOVIMENTOS CENTRAIS

Segundo movimento
Terceiro movimento

ESTRUTURA E SIGNIFICADO DO ÚLTIMO MOVIMENTO

RECEPÇÃO INICIAL

Primeiras reações
A "Décima Sinfonia"
O Brahms de Wagner

APÊNDICE
BIBLIOGRAFIA
ÍNDICE REMISSIVO

Análise/ Comentários:

* Parte dos comentários que eu tinha pra fazer eu já fiz durante o Contexto, o que não comentei ainda é que este é um livro muito interessante de se ler ao lado da partitura da primeira sinfonia, pois os comentários sobre possíveis significados de motivos e partes estruturais da obra são acompanhados de numeração de compasso, o que facilita uma visualização rápida do trecho citado na partitura. Por possuir uma espécie de "guia de escuta" durante os capítulos de análise de cada movimento, é bacana a leitura da análise acompanhada da audição da peça. 

* Tão interessante quanto a visão da sinfonia demonstrada pelo próprio Brahms, são os comentários apresentados feitos por Clara Schuman sobre a estrutura da peça, comentários estes que possivelmente foram os responsáveis por Brahms fazer revisões extras da composição.

* Também é interessante (como "fofoca histórica") dar uma mergulhada na relação entre nomes conhecidos da época ou nomes já consolidados na história da música, mais concentradas no capítulo final do livro. 

É isso aí, leitura super leve e recomendada. É um ótimo livro informativo, mas também é um ótimo livro para "relaxar" de leituras mais pesadas
Abrahmsaços
Augusto Girotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário