Leitura de Partitura: Entre notas e palavras
Prefácio: Cifra x Tablatura x PartituraParte 1: Entre notas e palavras
Parte 2: Alturas e pentagrama
Parte 3: Nomes e sequencias das notas musicais
Parte 4: Organização das notas no pentagrama
Parte 5: Claves Musicais
Contexto:
Como professor de música eu já tive que ensinar meus alunos a ler partitura milhares de vezes, acredito que alguns posts sobre o assunto possa facilitar a minha vida e a deles.
Relações com a leitura convencional:
Antes de começar a jogar símbolos e convenções na cara do aluno, eu gosto de comparar alguns de seus princípios com a leitura convencional de um texto feito exclusivamente por palavras.
Eixo horizontal
Assim como a escrita/ leitura da cultura ocidental, a partitura também se lê da esquerda para a direita,
Por exemplo:
Texto 1:
"Bárbara fez um bolo, sorriu, fez espumas com o sapinho, sorriu de novo e me fez um cafuné"
Texto 2:
No texto 1 é muito clara a ordem das ações mesmo com a ausência de uma especificação maior. A frase não precisou ser escrita como "fez um bolo, depois sorriu, depois fez espumas com o sapinho..." para que entendêssemos a ordem das ações. No texto 2 a leitura de faz da mesma forma, a primeira nota a se tocar é a que está mais a esquerda, em seguida a que está logo a direita dela e assim sucessivamente.
Eixo vertical
1. sistemas
Desde o começo desse post, temos diversas letras empilhadas umas sobre as outras devido à formatação do texto e, mesmo assim, não temos dúvidas de como lê-lo.
Isso acontece pois sabemos que, ao acabar uma linha, a frase continua na linha seguinte.
Nas partituras, essa relação seria a dos sistemas, onde ao acabar o espaço para o primeiro pentagrama, a leitura continuaria no sistema logo abaixo, também da esquerda para direita.
Abaixo temos um exemplo de vários sistemas na mesma página.
2. Simultaneidade
Menos comum na nossa escrita convencional é o uso da simultaneidade, pois é muito difícil (se não impossível) ler duas palavras exatamente ao mesmo tempo. Por outro lado, escutamos notas simultâneas na música o tempo inteiro e, como há a prática, criou-se a necessidade de representá-la na escrita
Texto 1:
Di meu a que vê- ou
ga ao mor que ria la tra vez.
Texto 2:
No texto 2 isso não se faz necessário, pois as 3 primeiras notas (que estão empilhadas) podem ser lidas, tocadas e escutadas ao mesmo tempo sem prejudicar a compreensão delas. Nesse exemplo, então, toca-se primeiro as 3 notas brancas empilhadas à esquerda, depois as 3 notas pretas logo à direita e assim sucessivamente.
3. Simultaneidade de sistemas.
Quando lemos um livro, frequentemente vemos diálogos de personagens, por exemplo:
Bianca: Quem quer batatas!?
Ingrid: Eu quero Bianca!
Bianca: Eu sou uma batata?
Da forma que está escrito, percebemos que a ordem das falas foi Bianca - Ingrid - Bianca. Caso queiramos indicar que ambas estão falando ao mesmo tempo, escreveríamos:
Bianca e Ingrid: Hmmm, batatas <3
Nas partituras, para indicar a simultaneidade de dois instrumentos diferentes (ou de claves diferentes do mesmo instrumento, como por exemplo o piano, a harpa, entre outros), ligam-se os sistemas simultâneos com uma chave "{" ou com um colchete "["
(exemplo com chave)
É isso aí,
Leitura de partituras em doses homeopáticas.
a
Um bra a todos
ço
Fico feliz em ter ajudado! Se precisar de algo mais é só avisar!
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