domingo, 13 de março de 2016

Exercício de passagem de dedo (C maior) + Saturday Smile(Lynn Freeman Olson)



Contexto:

 Este ano passei no curso de Regência Coral na Emesp e, por causa disso, terei aulas de piano, canto e regência por 4 anos. Este post é fruto de exercícios passados na primeira aula de piano com a professora Iracele Livero (amei ela, por sinal). O primeiro exercício é para treinar as passagens de dedo nas escalas maiores e o segundo é uma peça que ela passou para treinar nossa leitura a primeira vista.

 Descrição:

 Como são dois assuntos diferentes no vídeo, comentarei cada um de uma vez.

 Exercício de passagem de dedo

 Esse exercício consiste em tocar a escala com o dedilhado correto (Mão esquerda: 54321-321-4321-321| Mão direita: 123-1234-123-12345) em ambas as mãos de forma paralela da seguinte forma:

 1 nota por tempo por 1 oitava
 2 notas por tempo por 2 oitavas
 3 notas por tempo por 3 oitavas
 4 notas por tempo por 4 oitavas

 Sempre acentuando os tempos fortes para ganhar controle das dinâmicas de cada dedo.


 Saturday Smile

 

 Antes de iniciarmos a leitura, a professora recomendou que a turma desse uma olhada rápida pela partitura para identificar os padrões melódicos. Para que pudéssemos repetir o dedilhado conforme a melodia se repetia sobre outro grau. Além disso, chamou nossa atenção para a similaridade dos acordes da mão esquerda, indicando que a distância entre as notas de cada acorde não mudaria. Em seguida, a sala toda leu junta  em andamento lento e fomos até o final sem problemas.

 Análise:

 Ao meu ver, essa peça possui apenas 3 frases, que são repetidas duas vezes.

 A primeira frase (c1-c2) apresenta o motivo da peça na tônica (C) e, junto com a segunda frase (c3 - c4, na subdominante Dm) funciona como antecedente para a terceira frase (c5-c8), que funciona como um "turn-around" para a retomada do tema.

 Os próximos 8 compassos seguem a mesma estrutura, variando o acompanhamento da mão esquerda e o final da terceira frase para deixá-la mais conclusiva.



 Dificuldades/Soluções:

* O fato das passagens dos dedos nas escalas serem diferentes em cada mão confunde um pouco na hora de tocá-las mais rápido.  Para resolver isso eu presto atenção na mão que tem o dedilhado mais confuso em cada sentido (para mim: mão direita na subida e mão esquerda na descida).

* A leitura da música é fácil, mas ainda acho muito difícil controlar as dinâmicas ao piano. Sinto que ainda "bato" um pouco no piano e não consigo fazer dinâmicas tão controladas. Quando aprender como resolve isso eu comento no blog haha

 É isso aí,
 Sorrisos de sábado e abraços de domingo.
 Augusto Girotto



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