Contexto:
Ano passado eu decidi reler este livro pela terceira (ou quarta? não tenho certeza) e me veio a ideia de resumir este livro aqui pelo blog, capítulo a capítulo (assim como comecei a fazer com o Ciência da Voz) em vídeo, pois este texto é sempre citado e recomendado por diversos cursos e professores. A previsão é de que o resumo completo do livro tenha por volta de 30 vídeos, os quais serão todos postados por aqui:
Parte 1:
Para facilitar a organização dos vídeos, separei o livro em 3 partes, sendo a primeira parte as primeiras discussões e todo assunto em volta da condução de vozes no modo maior.
Ano passado eu decidi reler este livro pela terceira (ou quarta? não tenho certeza) e me veio a ideia de resumir este livro aqui pelo blog, capítulo a capítulo (assim como comecei a fazer com o Ciência da Voz) em vídeo, pois este texto é sempre citado e recomendado por diversos cursos e professores. A previsão é de que o resumo completo do livro tenha por volta de 30 vídeos, os quais serão todos postados por aqui:
Parte 1:
Para facilitar a organização dos vídeos, separei o livro em 3 partes, sendo a primeira parte as primeiras discussões e todo assunto em volta da condução de vozes no modo maior.
Vídeo 1 - Capítulos 1 a 3
1: Teoria ou sistema expositivo
Discussões sobre a relação entre os profissionais de música com a chamada teoria musical. Críticas ao "músico teórico" e ao funcionamento da teoria da música em relação ao som na natureza.
2: O método de ensino da harmonia
Explicação da metodologia aplicada ao ensino da harmonia usado neste livro
3: Consonância e Dissonância
Reflexões de Schoenberg em relação aos conceitos de Consonância e Dissonância como separados gradualmente, ao invés de substancialmente.
Reflexões de Schoenberg em relação aos conceitos de Consonância e Dissonância como separados gradualmente, ao invés de substancialmente.
Vídeo 2 - Capítulo 4
4: O modo maior e os acordes próprios da escala
Vídeo 3 - Subcapítulos 4.1 e 4.2
4.1: As tríades próprias da escala
Apresentação das tríades geradas pela sobreposição de terças em uma escala maior e desambiguação de termos utilizados para nomenclatura de tríades e de tonalidades.
Apresentação das tríades geradas pela sobreposição de terças em uma escala maior e desambiguação de termos utilizados para nomenclatura de tríades e de tonalidades.
4.2: Disposições dos acordes
Neste capítulo Schoenberg justifica os princípios que o levaram a adotar o modelo de ensino de harmonia utilizado neste livro, que são: escrita para vozes SATB, uso da metodologia de condução de vozes ao invés de acordes em blocos paralelos.
Em seguida apresenta a primeira sugestão de exercício para o leitor. Confira as orientações e solução do Exercício 1 aqui.
Neste capítulo Schoenberg justifica os princípios que o levaram a adotar o modelo de ensino de harmonia utilizado neste livro, que são: escrita para vozes SATB, uso da metodologia de condução de vozes ao invés de acordes em blocos paralelos.
Em seguida apresenta a primeira sugestão de exercício para o leitor. Confira as orientações e solução do Exercício 1 aqui.
Vídeo 4 - Subcapítulo 4.3
4.3: Encadeamento das Tríades Tonais - Principais e Secundárias
Este capítulo é basicamente as instruções para o segundo exercício sugerido pelo autor. Exercício esse que, por sua vez, funciona como exercício preparatório para o capítulo seguinte. Orientações e solução para o Exercício 2 aqui.
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