quarta-feira, 18 de abril de 2018
Livro: O ouvido pensante - Murray Schafer
Contexto:
Desde que entrei na Unesp no curso de Composição e Regência (lá em 2012) eu ouço falar de dois livros deste autor: Este - O ouvido pensante - e "A Afinação do Mundo". Perdi a conta de quantas vezes me recomendaram estes livros e, desde então, flerto com eles em livrarias e "feiras do livro". Como eu sempre tive centenas de livros e textos para ler, acabei protelando pra comprá-los.
Ironicamente, comprei este livro em uma feira do livro que estava acontecendo na Unesp no mesmo dia da minha colação de grau do curso. Como atualmente tenho trabalhado como regente de coro infantil e infanto-juvenil em projetos sociais da Fundação Bachiana, achei que seria uma boa ideia a leitura deste livro para me sugerir ideias de musicalização. Gostei tanto do livro que terminei de ler em três dias.
Descrição:
Passadas as apresentações e prefácio, o livro se divide em 6 partes, com suas respectivas subdivisões:
1. O compositor na sala de aula
Primeiro contato
O que é música?
Musica descritiva
Texturas de som
Música e conversa
A máscara do demônio da maldade
2. Limpeza de ouvidos
Ruído
Silêncio
Som
Timbre
Amplitude
Melodia
Textura
Ritmo
A paisagem sonoro-musical
Transcrição I: Charles Ives e perspectiva
Transcrição II: Música para papel e madeira
Quatro pós-escritos
3 A nova paisagem sonora
Sim, mas isso é música?
O ambiente sônico
A respeito do silêncio
Uma nova definição de ruído
Esgoto sonoro: uma colagem
Três limiares do audível e um do suportável
Além do audível
A música das esferas
Esquizofonia
O objeto sonoro
A nova paisagem sonora
Epílogo
Diário de sons do Oriente Médio
4 Quando as palavras cantam
Impressão vocal
Melisma
Concerto da natureza
Palavra-trovão
A biografia do alfabeto
Onomatopeia
Vogais
A curva psicográfica da alma da palavra
Segredos em pianíssimo
Poema sonoro
Palavras e música
Choros
Texturas corais
Haiku
Canto à vista
Luar
Apêndice: textos sem comentários
5 O rinoceronte na sala de aula
Introdução
Educação musical: considerações
Educação musical: mais considerações
Notas sobre notação
A caixa de música
Trenodia
Partindo para novas direções
Curriculum vitae
6 Além da sala de música
Bricolagem
Jonas e o coro da comunidade de Maynooth
Carta aos portugueses
A orquestra mágica de Edward
Aqui os sons rodam
Referências
Análise/ Comentários:
* A escrita do livro é uma delicia. O livro todo é, aparentemente, uma organização de diversos relatos escritos em épocas diferentes da vida do autor, o que faz com que o livro todo te passe a sensação de ter acesso diretamente aos pensamentos do autor. O texto é fluido e com momentos bem humorados, sem perder a profundidade e seriedade do que é falado.
*O primeiro capítulo é genial, pra mim foi uma baita aula sobre "como dar aulas de música dinâmicas e ricas". Os relatos detalhados são ótimos exemplos de vários princípios estabelecidos por Paulo Freire (Autor que estou lendo no momento e em breve comentarei por aqui também) sendo aplicados na musicalização. O capítulo da ótimas ideias de como "desafiar" a turma de forma criativa e com muita abertura pra discussão saudável no ambiente educacional.
* O segundo capítulo é bem interessante e apresenta várias propostas de "auto consciência sonora", também apresenta propostas interessantes de dinâmicas que podem ser feitas com qualquer idade escolar.
*O terceiro capítulo A nova paisagem sonora é o mais arrastado do livro. Embora bem "conscientizador" e "problematizador" a escrita me passou a impressão, várias vezes, que eu já estava lendo sobre a mesma coisa pela quinta vez, o que dá a sensação de que a discussão está progredindo muito devagar.
* "Quando as palavras cantam" é genial também. Mas daquele tipo de genialidade que parece que só as crianças tem. Neste capítulo é apresentada uma forma muito interessante de se introduzir conceitos como retórica musical, prosódia e agógica sem sequer mencionar estes termos.
*O quinto capítulo aborda a questão da educação musical para os educadores. O posicionamento de Schafer em relação a educação musical é sólido, porém tenho minhas dúvidas se poderia ser aplicado de imediato aqui no Brasil (a propósito, várias de suas aulas relatadas no livro dependem de uma infraestrutura escolar muito boa que não se encontra com facilidade por aqui, porém o princípio de todas as propostas é simples e facilmente adaptável), o ponto alto deste capítulo é seu encerramento com a sua proposta de um Curriculum Vitae
*O último capítulo parece ser um compilado de experiencias "menores" que não mereceriam um relato extenso por si só. Me passou a impressão que tais textos são mais interessantes para o autor em si do que para o leitor e, para mim, não acrescentou muito a leitura.
É isso aí
Tragam abraços interessantes para a próxima aula
Augusto Girotto
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