Contexto:
Faltando apenas 3 tonalidades para acabar a série, aproveitei um tempinho na faculdade para gravar essa escala. Como faz tempo que gravei e esqueci de editar e colocar no blog, aproveitei para acrescentar mais uma música no vídeo.
Passagem de dedo
A proposta do exercício se mantém a mesma dos posts anteriores, a diferença é que o dedilhado para essa escala fica:
Mão Esquerda: 54321-321-4321-32(1)2123-1234...
Mão Direita: 123-1234-123- 1234(5)4321-321...
The Chase
Essa música mostra uma forma diferente de se estudar escalas, ao invés de simplesmente subir e descer para treinar o dedilhado, a música sugere a mistura de materiais escalares e acórdicos.
Embora soe como exercício de técnica, é bacana analisar formalmente a peça também:
Dá para notar 2 seções na peça, uma que vai do c.1 ao c.7 e outra que vai do c.8 ao fim. Tal separação não se dá tanto por material "temático", pois a subida e descida da escala não parece, para mim, ser suficiente como "motivo" aqui. Creio que a distinção entre as duas partes se dê por um contraste textural.
A primeira seção possui duas vozes homorritmicas, que se movem por movimento contrário (ou inverso, se pensarmos na escala como uma série) enquanto a segunda seção se aproxima mais de uma "melodia acompanhada", onde uma voz realiza a escala e a outra harmoniza com as fundamentais dos acordes de função tônica e dominante da tonalidade.
The Chase
Essa música mostra uma forma diferente de se estudar escalas, ao invés de simplesmente subir e descer para treinar o dedilhado, a música sugere a mistura de materiais escalares e acórdicos.
Embora soe como exercício de técnica, é bacana analisar formalmente a peça também:
Dá para notar 2 seções na peça, uma que vai do c.1 ao c.7 e outra que vai do c.8 ao fim. Tal separação não se dá tanto por material "temático", pois a subida e descida da escala não parece, para mim, ser suficiente como "motivo" aqui. Creio que a distinção entre as duas partes se dê por um contraste textural.
A primeira seção possui duas vozes homorritmicas, que se movem por movimento contrário (ou inverso, se pensarmos na escala como uma série) enquanto a segunda seção se aproxima mais de uma "melodia acompanhada", onde uma voz realiza a escala e a outra harmoniza com as fundamentais dos acordes de função tônica e dominante da tonalidade.
Dificuldades/Soluções:
* Ao se aproximar do fim do ciclo, as escalas vão ficando cada vez mais próximas de dó maior, portanto, mais fáceis O fato das digitações se manterem ajuda bastante também
É isso aí, finalmente acabaram-se as escalas maiores
Abraços e "sigam" o blog
Augusto Girotto
É isso aí, finalmente acabaram-se as escalas maiores
Abraços e "sigam" o blog
Augusto Girotto
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