domingo, 2 de outubro de 2016

Arpejo de C maior + Bungalow in Quogue (Jerome Kern)




Contexto:



 Tendo terminado de gravar todas as Escalas Maiores, decidi começar um estudo de arpejos de tríades usando a mesma lógica do estudo de escalas.  Então, mais alguns vídeos sobre dedilhados básicos de piano. A música ao final do vídeo (Bungalow in Quogue) foi, como quase todas as outras, exercício de leitura a primeira vista no curso de piano complementar da Emesp.

Descrição:

 
Arpejos

  Como dito, usei o mesmo padrão dos exercícios de escalas para estudar os arpejos, ou seja, 1 oitava de semínimas, 2 oitavas de colcheias, 3 oitavas de tercinas e 4 oitavas de semicolcheias. Porém, decidi baixar o metrônomo para 60bpm (ao invés dos 70 bpm que eu usava para os vídeos de escalas) por ter maior dificuldade pessoal ao tocar arpejos no piano.

 A digitação para esse arpejo fica:

ME: 5 - 4 - 2 - 1 - 4 - 2 - (1) - 2 - 4 - 1 - 2 - 4 - 5
MD: 1 - 2 - 3 - 1 - 2 - 3 - (5) - 3 - 2 - 1 - 3 - 2 - 1


Bungalow in Quogue


  Essa música aparentemente possui apenas um tema, que sempre termina suspenso até a sua última aparição.

 Nas duas primeiras vezes que ele aparece (c,1 ao c.4 e depois do c,5 ao c.8) a frase funciona como um antecedente para a frase seguinte (c.9 ao c.16), que "responde" a frase anterior (portanto, funcionando como consequente) mas mesmo assim termina suspensa. A música repete seguindo a mesma forma da segunda vez, porém com a harmonia resolvendo (finalmente) na tônica, na forma de acorde maior com 6 acrescentada.

 Uma coisa bacana nessa peça é que a própria forma funciona na lógica "antecedente/consequente" pois a primeira repetição inteira serve como antecedente da segunda justamente por terminar suspensa (o mais esperado seria que ela terminasse de forma conclusiva imperfeita)

 
A harmonia, por sua vez, é bem simples, mas soa interessante pelo uso de suspensões na dominante e notas de passagem no baixo.

Dificuldades/ Soluções:

* O arpejo me deu bastante trabalho, pois é muito mais fácil de se "esbarrar" nas notas vizinhas do que durante o estudo de escalas, principalmente na hora das semicolcheias. Para conseguir gravar precisei de algumas ferramentas:

- a primeira delas é a mais óbvia, reduzir o andamento (algumas vezes até mesmo desligar o metrônomo para ensinar a musculatura os apoios no meio da escala)

- a segunda foi tocar as 4 oitavas em semínimas, pois a postura da mão e dos braços mudavam conforme a escala se afastava do corpo. Se sentar um pouco mais longe do piano ajudou bastante nessa mudança também.

- a terceira delas foi fazer a escala devagar, mas posicionar a mão o mais rápido possível, para a musculatura aprender a passagem de forma instantânea e gravar a abertura de cada dedo.


*Bungalow é o típo de música fácil que dá trabalho pra gravar. Em geral, os maiores problemas era quando a mão direita ficava com 2 vozes ao mesmo tempo, normalmente eu tocava nota errada nas vozes de baixo. Me forcei a não olhar para a mão e não estudá-las separadas para estimular a relação leitura x digitação.

É isso aí, Bora pros próximos arpejos agora
Abraços e bora pra Quogue
Augusto Girotto

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