Contexto:
Essa semana peguei a partitura da ópera que vou montar ano que vem como tcc *-*. Usei os arpejos como aquecimento antes de ler a abertura e gravei "The Fifes" enquanto descansava.
Descrição:
Arpejos
Os arpejos seguem o padrão do post anterior, a digitação do arpejo de G maior se mantém igual ao do arpejo de C maior para ambas as mãos
The Fifes
A primeira coisa interessante de se notar nessa peça é que ela é construída inteiramente sobre 2 motivos que contrastam entre si. Um deles é feito por saltos, staccato e em colcheias, o outro é feito por graus conjuntos, legato e em semicolcheias. Tais motivos são combinados para fazer o tema da composição e, ao mesmo tempo, são usados como acompanhamento (motivo 1).
Essa peça também serve como exemplo para mostrar que a resolução harmônica sozinha não é suficiente para dar ideia de "fim". Como vemos no compasso 4, a harmonia "repousa" após o movimento "Dominante - Tônica", mas a movimentação melódica faz com que a música não acabe naquele momento. No último compasso vemos como o repouso melódico, junto com o repouso harmônico, dependem reciprocamente para, de fato, terminar a música.
É isso aí, Arpejos 2/12, falta bastante ainda.
Abrafos
Augusto Girotto
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