terça-feira, 13 de setembro de 2016

4 exercícios de transposição






Contexto:

 Cá estou, sendo esquecido de novo... quando fui criar uma pasta para fazer backup do material do post anterior eu acabei descobrindo que tinha gravado outros exercícios de transposição mas não tinha postado aqui (der...). Resolvido

 Esses vídeos foram gravados, se não me engano, no final do primeiro semestre de 2016. Foram nossos primeiros exercícios de transposição.


Descrição:








Allemande (C.Czerny)

 Essa peça contém apenas um "tema" que é tocado duas vezes com a mesma harmonia (I ii6 V7 I em C maior), diferenciado apenas pela falta de resolução melódica na primeira frase.  Sugere-se uma modulação para D maior no exercício


24-5 

 Peça construída sobre o ostinato de 5ªs paralelas na mão esquerda com centro em C, Assim como Allemande, essa peça possui apenas um tema repetido duas vezes. Não se sugere modulação para este exercício.


6-29 
 Essa peça lembra lembra um pouco a forma blues de 12 compassos devido à presença da Subdominante maior com 7m (IV7), além de um tratamento melódico que se assemelhe a um "turn-around" nos 2 últimos compassos. Sugere-se uma transposição de F maior para G maior.


Study (F. Beyer)

 Esse estudo foi construído sobre um baixo pedal em C, com o mesmo tema sendo transposto da região da Tônica (Dó) para a região da Subdominante (Fá), usando uma Dominante com 7 muito discreta no 2 tempo do penúltimo compasso. Sugere-se uma transposição para Bb maior



Dificuldades/Soluções:


* Pelo que me lembro, a peça mais trabalhosa dessas foi a Allemande, pois as articulações escritas e o ritmo diferente entre as duas mãos no 3º compasso de cada frase sempre saiam errados, ainda mais quando se aumentava o andamento. A articulação eu estudei exagerando bem quando o andamento estava mais lento, pois os staccatos saiam muito longos. Já a rítmica se resolveu reduzindo o andamento

 *As demais peças não apresentaram dificuldades o suficiente para eu lembrar delas no dia que escrevi o post

É isso aí, até o próximo post
Abraços AbraçosAugusto Girotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário