Contexto:
Esses exercícios também foram feitos nas aulas de piano complementar na Emesp a algum tempo. Como estava em uma parte diferente da pasta eu esqueci de gravar (hahaha), de qualquer forma, aí estão
Descrição:
A proposta desse exercício é ler a melodia colocando a harmonia indicada abaixo do pentagrama da mão esquerda, como não há especificação de altura nem de ritmo, o acompanhamento é mais livre. Após tocar a melodia com algum acompanhamento, o exercício sugere uma modulação. Como a harmonia já está grafada no próprio exercício, creio que seja desnecessário comentar sobre cada um separadamente
Dificuldades/ Soluções:
* A primeira dificuldade que aparece nesse exercício é a de definir os voicings dos acordes da mão esquerda. Pois dependendo da escolha a mão pode fazer muitos saltos e ficar mais fácil de "esbarrar" as notas. Para resolver isso, optei por fazer os encadeamentos da forma mais próxima possível, para que todos os acordes ficassem mais próximo de onde comecei, para isso, alguns acordes acabaram ficando invertidos (o que não é problema nenhum), um pouco de estudo de cadências antes de fazer o exercício ajuda também.
*A segunda dificuldade é a de escolher o acompanhamento e sincronizá-lo com a melodia da mão direita. Como minha independência entre as mãos não é tão grande ao piano, optei por acompanhamentos que não cruzassem tanto a rítmica da melodia e que não precisariam ser "adaptados" em caso de ritmos harmônicos mais rápidos (como no exercício 8-19, onde alguns compassos possuem 2 acordes, ao invés de apenas um), assim a leitura fluía melhor.
*A terceira dificuldade é a mais óbvia: transpor. Coloquei ela como a terceira pois, dependendo da escolha que fizer nos tópicos anteriores, possui maior variação de dificuldade. Como optei por acompanhamentos simples e sem saltos, a transposição ficou mais fácil por possibilitar uma "forma da mão" que se adaptaria a nova tonalidade. No caso de acompanhamentos com saltos ou linhas de baixo mais sofisticada será necessária uma maior noção do teclado e um melhor planejamento do dedilhado.
É isso aí
Abraços AbraçosAugusto Girotto
Nenhum comentário:
Postar um comentário