sábado, 23 de abril de 2016

Exercício de passagem de dedo (Bb maior) + Texture 15 (S.H.&G.)




 Contexto:

 Depois de um tempão sem postar vídeo novo, decidi aproveitar umas noites de insônia durante o feriado de Tiradentes para editar alguns vídeos que já tinham sido gravados a um tempão. Já gravei mais vários desde o último post, mas confesso que tem me dado uma preguiça enorme de fazer a edição + scanear as parts + escrever o post, tem dado uma impressão de que tenho feito isso muito a toa e fiquei sem animo para fazer...

 Esse vídeo continua no padrão "estudo de escalas + uma musica que foi usada como exercício de leitura a primeira vista " dos posts anteriores...

Descrição:

 Passagem de dedo

 A proposta do exercício se mantém a mesma dos posts anteriores, a diferença é que o dedilhado para essa escala fica:

 Mão Esquerda: 321-4321-321-4321(3)1234-123...

 Mão Direita: 2123-1234-123-123(4)321-321...





 

Texture 15





Leitura:
 A dica dada para a leitura dessa peça é a de se notar o movimento em blocos da mão esquerda. Sempre na forma de tríade em estado fundamental. O que facilita muito a leitura a primeira vista, pois não precisamos mais ler todas as notas da mão esquerda, apenas o baixo ou a voz superior, pois com isso deduzimos as outras vozes.


Análise:
Formalmente é uma peça muito simples. Possui apenas uma frase musical que se repete duas vezes. Tendo como antecedente os compassos 1-4 e 9-12 e consequente os compassos 5-8 (terminando de forma suspensiva) e 13-16 (terminando de forma conclusiva).

 Os blocos de acordes da mão esquerda, ao meu ver, possuem mais caráter melódico (como se fossem uma segunda voz em contraponto com a primeira) do que caráter harmônico (embora a harmonia possa ser reduzida a um grande pedal de Tônica, indo para a Subdominante e para a Dominante no final da primeira frase, o que gera o efeito de suspensão)

Dificuldades/Soluções:

* A escala de Bb trouxe uma novidade para o estudo de escalas: o fato de sua digitação não começar com o dedo 5 da mão esquerda e o dedo 1 da mão direita. O que confundiu um pouco, mas não chegou a ser um problema depois de poucas passadas.

*Embora não tenha sido uma dificuldade, é legal chamar a atenção para o trabalho do pedal na "Texture 15" pois o movimento diatônico da mão esquerda tende a sujar muito se a troca de pedais não ocorrer.

 É isso aí, em breve mais posts
 Abraços ásperos
 Augusto Girotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário