sábado, 23 de abril de 2016

Exercício de passagem de dedo (Eb maior) + Minueto em Bb (Haydn)





Contexto:

Outro vídeo gravado a mais de um mês atrás que estava na fila da edição.


Descrição: Passagem de dedo

 A proposta do exercício se mantém a mesma dos posts anteriores, a diferença é que o dedilhado para essa escala fica:

 Mão Esquerda: 321-4321-321-4321(3)1234-123...

 Mão Direita: 3123-1234-123-123(4)321-321...


Minueto em Bb



Leitura:


A dica para a leitura é a de buscar padrões que se repetem, como o arpejo na sobre a tônica da tonalidade na mão esquerda e as articulações características do estilo galante (que podem ser tocadas sempre com os dedo 2 e 3 da mão direita, facilitando o dedilhado). Nos trechos que a mão direita se move mais ela é basicamente diatônica, o que nos possibilita dar mais atenção à mão esquerda.



Análise:

Para mim, essa peça é dividida em duas partes, uma sessão que chamarei de "A", composta por 3 frases, a primeira (compassos 1 e 2) e a segunda (compassos 3 e 4) são muito semelhantes tanto melódica quanto harmonicamente, e ambas funcionam com antecedentes para a terceira frase (compasso 5 ao 8), que acaba sobre a dominante da tonalidade (Fá Maior)


A parte "B" (que começa já na dominante) segue o mesmo modelo, sendo a primeira (compassos 9 e 10) e a segunda (compassos 11 e 12) antecedentes da terceira frase (compasso 13 ao 16) que, dessa vez, cadencia sobre a Tônica.

 Devido a essa divisão, a peça possui forma binária. Se aproximando mais do modelo de forma binária simples, que mantém o mesmo material melódico ao longo da peça.

 


Dificuldades/Soluções:

*A escala em si não atrapalhou tanto, visto que sua digitação é próxima da de Bb (inclusive eu achei até mais fácil que a anterior).


* A peça em si trouxe alguns problemas... em geral a passagem da sessão A para a Sessão B costumava enroscar, devido ao contraste da mão esquerda com o que vinha antes (e a frase que me soa como uma anacruse de um compasso e meio hahaha). Após focar um pouco em repetir essa passagem, acabei memorizando.

*Outra dificuldade é a de não pesar tanto todos os primeiros tempos dos compassos. Claro que isso é uma dança e um pulso marcadinho faz sentido, mas como tenho focado em direcionalidade de frase eu tenho cada vez menos respeitado as fórmulas de compasso e focado mais em um ponto de apoio para a frase inteira.


É isso aí,
Abraços dançantes e até a próxima
 Augusto Girotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário