quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Especial de natal: Jingle Bell Rock - Ginásio musical ft. Papai Noel

Especial de natal: Jingle Bell Rock - Ginásio musical ft. Papai Noel




Atenção: O youtube bloqueou meu vídeo para celulares/dispositivos móveis devido a uma restrição de direitos autorais. Portanto para assisti-lo em dispositivos móveis acesse o link do Vimeo:

Versão para celulares e tablets


Contexto: 

 Esse vídeo é, com certeza, o que está no forno a mais tempo. Pois tenho vontade de fazê-lo desde o início do blog. Porém não tive tempo e nem condições ano passado.
 Lembro de um dia estar voltando para casa despreocupado, notar que a recepção do prédio estava decorada com um papai noel esquisito e tomar um puta susto quando ele começou a se mexer sozinho. A partir de então, toda vez que eu precisava entrar ou sair do prédio o papai noel cantava, o que me deu a ideia... porque não tocar com o papai noel?

Descrição:

 Para fazer esse arranjo, precisei descobrir de onde vinha a música que o papai noel cantava. Descobri que a gravação foi feita por Bobby Helms em 1957 e, a partir de então, foi fácil tirar a música para tocar com os outros instrumentos. A ideia era gravar uma base tocando os instrumentos e gravando no meu pedal de loop, e depois colocar o áudio do papai noel cantando em cima.
 Para que o vídeo não durasse apenas 40 segundos, optei por fazer um chord melody para a guitarra adicionando um chorus entre as duas vezes que o papai noel cantava
 Feito isso, foi só editar o vídeo =D

Dificuldades/Soluções:

 Ok... esse vídeo deu trabalho, aqui vão alguns pepinos que apareceram no processo:

*O pedal de loop é maravilhoso, mas uma das coisas mais difíceis de controlar nele é o volume que cada faixa entra... As vezes você acha que um instrumento tá com um volume legal, mas depois de gravar mais 2 você percebe que ele não está mais aparecendo... Para resolver isso, precisei fazer alguns overdubs (gravar novamente a faixa por cima da que você já tinha feito) para reforçar a intensidade daquele instrumento. Como dica para quem pretende fazer algo parecido, grave os instrumentos por ordem do que você quer escutar menos para o que você quer escutar mais... porque facilita na hora de equalizar.

*Na hora de gravar os vídeos, todos eles ficavam com muito ruído, ainda mais quando superpostos na hora de fazer a edição. Para resolver isso eu separei o processo de gravação do de filmagem. Ou seja, gravo primeiro, e depois me filmo "dublando" o que eu tinha tocado antes,

*Alguns instrumentos foram particularmente difíceis de gravar por saírem muito baixo no pedal, ou com muito ruído:

- Pandeiro: Extremamente chato de gravar com o que eu tinha em casa (um microfone unidirecional e só), saia tudo com muito ruído e algum delay, o que deixava o áudio um pouco difícil de sincronizar com o pedal. Para resolver, tive que testar algumas posições de microfone e tocar um pouco antecipado do tempo, além de corrigir algumas coisas na edição final.

- Backing Vocal: O microfone saia muito baixo quando eu ligava ele direto no pedal de loop, de forma que minha voz era encoberta pelo backing track do áudio original, enquanto o efeito desejado era de misturar a minha voz com a do áudio. Para ganhar melhor controle de volume, eu passei o microfone pela minha pedaleira da guitarra e adicionei efeitos de "delay eco" (como ensino a fazer no post sobre Delay Tricks)  e booster para aumentar a impedância da entrada do microfone. Ajudou muito.

- Baixo: Sumia facilmente conforme eu adicionava mais instrumentos, precisei fazer 1 ou 2 overdubs até ficar presente na versão final (em algumas caixas de som talvez não dê para escutar direito ainda)

* O papai noel em si gerou 2 problemas (3, se eu contar que a música dele foi responsável por bloquear o acesso do vídeo às plataformas móveis):

- Captação foi infernal... qualquer coisa que eu fazia deixava ele com um ruído enorme, pois o microfone pegava o som do robo se mexendo enquanto ele dançava... então decidi usar só a risada "hohoho merry christmas" do áudio da camera e a música eu peguei da gravação original mesmo

- Como essa música foi tocada por humanos... e humanos que tocam bem.. o tempo não é robótico e sim maleável, para deixar as frases mais orgânicas e tal. O problema é que isso não funciona com um pedal de loop, pois fica incrivelmente mais difícil de sincronizar o loop quando o tempo não se encaixa perfeitamente em um beat. Então precisei pedir ajuda ao meu brother Renan Eric para editar o áudio do papai noel para se encaixar na minha Backing Track

*Infelizmente, o robô do papai noel não apenas cantava... como também tocava a música original por trás.... o que fazia com que a bateria (principalmente) chocasse em várias partes devida as mudanças de andamento da original. O que me forçou a deixar o arranjo praticamente igual ao original para diminuir o número de choques (embora alguns ainda tenham passado pelo vídeo)

* Como foram 6 instrumentos + audio do papai noel + áudio com tudo junto... O programa que uso para editar "Sony Vegas Pro 11" não aguentou processar tudo ao mesmo tempo durante a edição final... para resolver isso tive que renderizar o vídeo 3 vezes. Na primeira eu renderizei as 4 faixas inferiores, na segunda eu renderizei as superiores restantes e na terceira eu renderizei os 2 vídeos resultantes juntos.

Acho que é isso aí... Espero que gostem, que consigam ver e que tem um feliz natal.
Abraços e... HO HO HO MEEEEEEERRY CHRISTMAAAAAS
Augusto Girotto




Nenhum comentário:

Postar um comentário