sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Cadências I - ii - V - I no Modo Maior


Cadências I - ii - V - I no Modo Maior


I ii65 V I Maior
I iv V I Maior





Contexto:

  Esse vídeo é resultado de um final de semana em que decidi gravar cadências com todas as possibilidades de subdominante (que eu consegui lembrar, excluindo inversões, 7ªas e cadências individuais) no modo maior. Sendo elas:

1) Subdominantes maiores

Subdominante maior (que já está no blog neste post)
Subdominante maior com substituição da 5ª pela 6ª (que também já está no blog, aqui)
Subdominante maior com 5ª e 6ª ( clicando aqui)


2) Subdominantes menores 

Subdominante menor (post anterior)
Subdominante menor com substituição da 5ª pela 6ª (post anterior)
Subdominante menor com 5ª e 6ª (aqui)
Subdominante relativa (assunto de hoje)
Subdominante anti-relativa
Subdominante napolitana

 Já está tudo gravado, faltando apenas a edição dos vídeos. Caso alguém lembre de alguma sub que esteja faltando, é só avisar que eu gravo tb.

Descrição:

  Esta subdominante é uma opção de sonoridade menor para a cadência do modo maior sem pegar acordes emprestados do modo menor (como vimos nos últimos 3 posts). O fato dela ser conhecida como "subdominante relativa" gera confusões frequentes em reharmonizações, então é bom esclarecer algumas coisas.
  Não é porque é "relativa" que sempre pode substituir a Subdominante "original". Essa confusão se dá por muitos métodos confundirem a S6 (Subdominante com 6ª) e S65 (Subdominante com 6ª e 5ª) com acordes de segundo grau invertido (como dito nos posts das subs mencionadas), tais subdominantes estão muito próximas da Subdominante maior e podem substituí-la facilmente sem maiores problemas. A grafia ii6 ou ii65 é apenas "geográfica", ou seja, indica onde podemos encontrar esse acorde na escala. Portanto, subdominante relativa é aquela que possui a fundamental no segundo grau. 
 A relatividade do nome é dada pela proximidade do IV e II graus, assim como há entre os I e VI graus. Portanto, assim como os graus I e VI, a relação entre os acordes gerados entre os graus IV e II é por notas em comum, porém são acordes diferentes. Isso não significa que não se possa nunca substituir o IV grau pelo II, mas também não significa que essa substituição seja sutil e funcione sempre.
 Portanto qualquer substituição de uma Subdominante Maior por uma Subdominante Relativa é sempre uma alteração no discurso harmônico. Diferentemente de uma substituição de Subdominante Maior por uma Subdominante com 6ª, por exemplo. O que se pode fazer, muitas vezes, é adaptar a melodia para se encaixar dentro da nova função, mas isso é assunto para outro post.
  Falando sobre a notação. grafa-se ii (ou II, para aqueles que não fazem a diferenciação de modo pelo tamanho da letra) na harmonia tradicional e Sr ( Necessariamente, "S" maiúsculo por se referir a Subdominante Maior, e "r" por se referir ao fato da relativa ser menor)



Dificuldades/Soluções:

 - O mais difícil de estudar essa cadência é deduzir sua condução de vozes... e nem é tão difícil assim, é só seguir a regra " em acordes com todas as notas diferentes as vozes superiores se movem em direção contrária à movimentação do baixo"

É isso aí, próxima cadência será "polêmica", porém interessante.
Dependendo de quem você for, um abraço
Augusto Girotto
(02/10/2015)

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