Cadências I - iiº65 - V - I no modo Maior
I iv V I Maior
Contexto:
Esse vídeo é resultado de um final de semana em que decidi gravar cadências com todas as possibilidades de subdominante (que eu consegui lembrar, excluindo inversões, 7ªas e cadências individuais) no modo maior. Sendo elas:
1) Subdominantes maiores
Subdominante maior (que já está no blog neste post)
Subdominante maior com substituição da 5ª pela 6ª (que também já está no blog, aqui)
Subdominante maior com 5ª e 6ª ( clicando aqui)
2) Subdominantes menores
Subdominante menor (post anterior)
Subdominante menor com substituição da 5ª pela 6ª (post anterior)
Subdominante menor com 5ª e 6ª (post atual)
Subdominante relativa
Subdominante anti-relativa
Subdominante napolitana
Já está tudo gravado, faltando apenas a edição dos vídeos. Caso alguém lembre de alguma sub que esteja faltando, é só avisar que eu gravo tb.
Descrição:
Essa Subdominante segue a mesma ideia da subdominante menor na cadência maior. Como a Subdominante com 6ª e a Subdominante com 6ª e 5ª são variações da Subdominante Maior, tais propriedades se aplicam na subdominante menor também. Na harmonia tradicional sua notação ficaria II65 (3)> (coloquei o 3 entre parênteses pois não seria escrito), já na harmonia funcional, esse tipo de subdominante seria escrito como s65. Essa é uma opção interessante para reharmonizações, lembrando sempre para tomar cuidado com as notas presentas na melodia para evitar choques indesejados (ou para causar choques desejados... ai é de cada um.... resumindo, preste atenção na melodia antes de sair mudando acordes frenéticamente)
Dificuldades/Soluções:
-Essa cadência foi uma das mais complicadas de gravar, pois frequentemente algumas notas dentro do acorde acabavam não soando, deixando a sonoridade da cadência parecida com outras. Por exemplo, quando a 3ªm não soava direito, a cadência acabava soando muito próximo do que sua correspondente maior
É isso aí, faltam só 3 agora.
Abraços regressivos
Augusto Girotto
(20/09/2015)
Contexto:
Esse vídeo é resultado de um final de semana em que decidi gravar cadências com todas as possibilidades de subdominante (que eu consegui lembrar, excluindo inversões, 7ªas e cadências individuais) no modo maior. Sendo elas:
1) Subdominantes maiores
Subdominante maior (que já está no blog neste post)
Subdominante maior com substituição da 5ª pela 6ª (que também já está no blog, aqui)
Subdominante maior com 5ª e 6ª ( clicando aqui)
2) Subdominantes menores
Subdominante menor (post anterior)
Subdominante menor com substituição da 5ª pela 6ª (post anterior)
Subdominante menor com 5ª e 6ª (post atual)
Subdominante relativa
Subdominante anti-relativa
Subdominante napolitana
Já está tudo gravado, faltando apenas a edição dos vídeos. Caso alguém lembre de alguma sub que esteja faltando, é só avisar que eu gravo tb.
Descrição:
Essa Subdominante segue a mesma ideia da subdominante menor na cadência maior. Como a Subdominante com 6ª e a Subdominante com 6ª e 5ª são variações da Subdominante Maior, tais propriedades se aplicam na subdominante menor também. Na harmonia tradicional sua notação ficaria II65 (3)> (coloquei o 3 entre parênteses pois não seria escrito), já na harmonia funcional, esse tipo de subdominante seria escrito como s65. Essa é uma opção interessante para reharmonizações, lembrando sempre para tomar cuidado com as notas presentas na melodia para evitar choques indesejados (ou para causar choques desejados... ai é de cada um.... resumindo, preste atenção na melodia antes de sair mudando acordes frenéticamente)
Dificuldades/Soluções:
-Essa cadência foi uma das mais complicadas de gravar, pois frequentemente algumas notas dentro do acorde acabavam não soando, deixando a sonoridade da cadência parecida com outras. Por exemplo, quando a 3ªm não soava direito, a cadência acabava soando muito próximo do que sua correspondente maior
É isso aí, faltam só 3 agora.
Abraços regressivos
Augusto Girotto
(20/09/2015)
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