Escalas Maiores
Contexto:
Continuando o assunto de Escalas, falarei sobre as outras escalas tratadas em aula no cursinho para continuar corrigindo o exercício. Portanto, esse post não tratará sobre todas as escalas alternativas mais conhecidas e, logicamente, não tratará de todas possibilidades. Restringirei as explicações apenas às escalas pentatônicas (2 opções apenas: Maior,menor), hexatônicas e octatônicas.
Descrição:
Sobre as escalas
Cada uma das opções de escalas aqui apresentadas são interessantes não só como recursos de efeito sonoro por suas sonoridades características, mas também como ferramentas de expansão de tonalidade. Ora por omissão de notas, que podem gerar uma ambiguidade entre modos/escalas usadas no trecho, ora por uso de alterações. Procurarei falar o melhor que eu puder sobre cada uma delas.
Pentatônicas
Como o próprio nome diz, pentatônicas são todas aquelas escalas que se organizam em 5 sons. Tais possibilidades são divididas em duas grandes categorias, pentatônicas hemitônicas (que possuem algum intervalo de semitom) e pentatônicas anemitônicas (não possuem intervalos de semitom). Os exemplos comentados nesse post estão dentro da categoria de anemitônicas.
Pentatônica maior ( F - 2ªM - 3ªM - 5ªJ - 6ª - 8ªJ)
Resumidamente, a pentatônica maior é a escala maior sem o seu trítono (4ªJ - 7ªM). Tal redução implica em algumas propriedades.
A primeira delas é que, por não ter mais trítonos ou relações de semitom, essa escala possui mais estabilidade que a escala maior. Justamente por isso que essa escala é uma das mais usadas para o início do ensino da improvisação.
Outra propriedade é que por não possuir 4ª e nem 7ª com relação à fundamental, essa escala também possui um certo grau de dubiedade que pode ser explorado para alterações de modos ou tom. Por exemplo, se estamos em um trecho de música em dó maior e queremos ir para um trecho de música em dó lídio, podemos usar a escala pentatônica na transição para "esquecer" a 4ªJ que já está na memória e apresentar a 4ªaum do novo modo
Além disso, por ser confortável na guitarra, é uma das escalas mais usadas para fraseados de rock. Além de também poder ser usada como uma forma de fazer um fraseado caricato da música japonesa
Pentatônica menor ( F - 3ªm - 4ªJ - 5ªJ - 7ªm - 8ªJ)
Assim como a pentatônica maior, a pentatônica menor também é formada pela retirada do trítono da escala menor (dessa vez presente entre a 2ª e 6ª da escala) e também recebe as mesmas propriedades por isso. Porém, essa escala também pode ser usada como opção de improvisação no blues sobre um acorde Maior com 7ªm.
Ps; dentro da pentatônica menor há a opção de se adicionar a 4ªaum para gerar a chamada "pentatônica blues"
Como que uma escala menor pode ser usada sobre um acorde maior?
Se pensarmos nos intervalos da escala e do acorde como eles realmente são, vemos que não faz sentido essa associação, porém, ao enarmonizar alguns intervalos vemos que isso é possível. Por exemplo:
Se compararmos o acorde com a escala temos:
C7 (C - E - G - Bb)
Penta menor de C ( C - Eb - F - G - Bb )
Percebemos que ambos possuem as notas C, G e Bb. Porém o acorde tem a nota E, que não está presente na escala e esta possui as notas Eb e F que não estão presentes no acorde.
O acorde maior com sétima menor, por normalmente aparecer como um acorde de função dominante, permite as extensões b9,9,#9, 11, 11#, b13 e 13. Assim vemos que o F da escala se encaixa como tensão 11 do acorde e o Eb funcionaria como um #9 enarmonizado. Falarei mais sobre isso em outros posts.
Pentatônicas maiores:
Escala sem Sustenido ou bemois:
C maior - C - D - E - G - A - D
Tonalidade com sustenidos:
(1#)G maior - G - A - B - D - E - G
(2#)D maior - D - E - F# - A - B - D
(3#)A maior - A - B - C# - E - F# - A
(4#)E maior - E - F# - G# - B - C# - E
(5#)B maior - B - C# - D# - F# - G# - B
(6#)F# maior - F# - G# - A# - C# - D# - F#
(7#)C# maior - C# - D# - E# - G# - A# - D#
Tonalidades com bemóis:
(1b)F maior - F - G - A - Bb - C - D - E - F
(2b)Bb maior - Bb - C - D - Eb - F - G - A - Bb
(3b)Eb maior - Eb - F - G - Ab - Bb - C - D - Eb
(4b)Ab maior - Ab - Bb - C - Db - Eb - F - G - Ab
(5b)Db maior - Db - Eb - F - Gb - Ab - Bb - C - Db
(6b)Gb maior - Gb - Ab - Bb - Cb - Db - Eb - F - Gb
(7b)Cb maior - Cb - Db - Eb - Fb - Gb - Ab - Bb - Cb
Tonalidades menores:
Esta escala é uma das chamas "Escalas simétricas", grupo de escalas que possuem uma simetria intervalar na sua organização. A escala Hexatônica também é comumente chamada de Escala de tons inteiros. por ser formada apenas pela distância de tons inteiros entre duas notas respectivas.
Por ser uma escala simétrica, ela possui numero de transposições reduzida. No caso da hexatônica, 2 transposições. Isso acontece porque ao tentar se transpor mais do que isso caímos em modos da mesma escala.
Essa escala é comumente usada como opção de improvisação sobre acordes aumentados, assim como também é uma opção para se afastar/expandir de uma tonalidade em específico. Também não é raro encontrar essa escala sendo usada mais como um "efeito" do que como ferramenta de construção melódica, devido a sua sonoridade característica.
Escalas Hexatônicas:
Modo 1 : C - D - E - F# - G#- A# - B#
Modo 2 : Db - Eb - F - G- A - B - C#
Escalas Octatônicas
São chamadas escalas octatônicas aquelas que possuem oito notas, organizadas por uma alternância entre um semitom e um tom inteiro. Com isso, ganhamos duas possibilidades diferentes de escala: uma começando pelo intervalo de semitom e outra começando pelo intervalo de um tom.
Escala Diminuta (F -2ªM - 3ªm - 4ªJ - 5ªDim - 6ªm - 7ªdim - 7ªM - 8ªJ)
A primeira opção de escala octatônica também é conhecida como "Escala Diminuta" na linguagem da improvisação. Tal nome se dá pela formação de uma tétrade diminuta dentro de sua configuração intervalar, fazendo com que essa escala seja uma opção de improvisação para esse tipo de acorde. Assim como a hexatônica, essa escala é interessante como forma de expansão de tonalidade e também possui transposições limitadas por ser uma escala simétrica.
Escalas Diminutas:
Modo 1 : C - D - Eb- F - Gb -Ab -Bbb -B - C
Modo 2 : C #- D# - E- F# - G -A -Bb -B# - C#
Modo 3 : D - E- F - G -Ab -Bb -Cb - C# - D
Escala Dominante - Diminuta ou Escala Dom-Dim (F - 2ªm -3ªm - 3ªM - 5ªdim - 5ª J - 7ªdim - 7ªm - 8ªJ)
Logo de cara, o código intervalar dessa escala parece "errado" por não ter 4ªs ou 6ªs, mas optei por escrever os intervalos assim para que ambas as tétrades formadas por essas escala sejam visíveis. Sendo elas a Tétrade diminuta (F - 3ªm - 5ªJ - 7ªdim) e a Tétrade Dominante (F - 3ªM - 5ªJ - 7ªm). Logo tal escala é possível como opção de improvisação em ambas as possibilidades.
Escalas Dom-Dims
Enfim, é óbvio que aqui não tem todas as escalas usadas, mas acredito que o post sirva como um bom material de estudo para essas opções
Um Dom-Dim abraço e até o próximo post
Augusto Girotto
(18/09/2015)
Pentatônica maior ( F - 2ªM - 3ªM - 5ªJ - 6ª - 8ªJ)
Resumidamente, a pentatônica maior é a escala maior sem o seu trítono (4ªJ - 7ªM). Tal redução implica em algumas propriedades.
A primeira delas é que, por não ter mais trítonos ou relações de semitom, essa escala possui mais estabilidade que a escala maior. Justamente por isso que essa escala é uma das mais usadas para o início do ensino da improvisação.
Outra propriedade é que por não possuir 4ª e nem 7ª com relação à fundamental, essa escala também possui um certo grau de dubiedade que pode ser explorado para alterações de modos ou tom. Por exemplo, se estamos em um trecho de música em dó maior e queremos ir para um trecho de música em dó lídio, podemos usar a escala pentatônica na transição para "esquecer" a 4ªJ que já está na memória e apresentar a 4ªaum do novo modo
Além disso, por ser confortável na guitarra, é uma das escalas mais usadas para fraseados de rock. Além de também poder ser usada como uma forma de fazer um fraseado caricato da música japonesa
Pentatônica menor ( F - 3ªm - 4ªJ - 5ªJ - 7ªm - 8ªJ)
Assim como a pentatônica maior, a pentatônica menor também é formada pela retirada do trítono da escala menor (dessa vez presente entre a 2ª e 6ª da escala) e também recebe as mesmas propriedades por isso. Porém, essa escala também pode ser usada como opção de improvisação no blues sobre um acorde Maior com 7ªm.
Ps; dentro da pentatônica menor há a opção de se adicionar a 4ªaum para gerar a chamada "pentatônica blues"
Como que uma escala menor pode ser usada sobre um acorde maior?
Se pensarmos nos intervalos da escala e do acorde como eles realmente são, vemos que não faz sentido essa associação, porém, ao enarmonizar alguns intervalos vemos que isso é possível. Por exemplo:
Se compararmos o acorde com a escala temos:
C7 (C - E - G - Bb)
Penta menor de C ( C - Eb - F - G - Bb )
Percebemos que ambos possuem as notas C, G e Bb. Porém o acorde tem a nota E, que não está presente na escala e esta possui as notas Eb e F que não estão presentes no acorde.
O acorde maior com sétima menor, por normalmente aparecer como um acorde de função dominante, permite as extensões b9,9,#9, 11, 11#, b13 e 13. Assim vemos que o F da escala se encaixa como tensão 11 do acorde e o Eb funcionaria como um #9 enarmonizado. Falarei mais sobre isso em outros posts.
Pentatônicas maiores:
Escala sem Sustenido ou bemois:
C maior - C - D - E - G - A - D
Tonalidade com sustenidos:
(1#)G maior - G - A - B - D - E - G
(2#)D maior - D - E - F# - A - B - D
(3#)A maior - A - B - C# - E - F# - A
(4#)E maior - E - F# - G# - B - C# - E
(5#)B maior - B - C# - D# - F# - G# - B
(6#)F# maior - F# - G# - A# - C# - D# - F#
(7#)C# maior - C# - D# - E# - G# - A# - D#
Tonalidades com bemóis:
(1b)F maior - F - G - A - Bb - C - D - E - F
(2b)Bb maior - Bb - C - D - Eb - F - G - A - Bb
(3b)Eb maior - Eb - F - G - Ab - Bb - C - D - Eb
(4b)Ab maior - Ab - Bb - C - Db - Eb - F - G - Ab
(5b)Db maior - Db - Eb - F - Gb - Ab - Bb - C - Db
(6b)Gb maior - Gb - Ab - Bb - Cb - Db - Eb - F - Gb
(7b)Cb maior - Cb - Db - Eb - Fb - Gb - Ab - Bb - Cb
Tonalidades menores:
Tonalidade sem Sustenido ou bemóis:
A menor - A - C - D - E - G - A
A menor - A - C - D - E - G - A
Tonalidades com sustenidos:
(1#)E menor - E - G - A - B - D - E
(2#)B menor - B D - E - F# - A - B
(3#)F# menor - F# - A - B - C# - E - F#
(4#)C# menor - C# - E - F# - G# - B - C#
(5#)G# menor - G# - B - C# - D# - F# - G#
(6#)D# menor - D# - F# - G# - A# - C# - D
(7#)A # menor - A# - C# - D# - E# - G# - A#
Tonalidades com bemóis:
(1b)D menor - D - F - G - A - C - D
(2b)G menor - G - Bb - C - D - F -G
(3b)C menor - C - Eb - F -G - Bb - C
(4b)F menor - F - Ab - Bb - C - Eb - F
(5b)Bb menor - Bb - Db - Eb - F - Ab - Bb
(6b)Eb menor - Eb - Gb - Ab - Bb - Db - Eb
(7b)Ab menor - Ab - Cb - Db - Eb - Gb - Ab
(1#)E menor - E - G - A - B - D - E
(2#)B menor - B D - E - F# - A - B
(3#)F# menor - F# - A - B - C# - E - F#
(4#)C# menor - C# - E - F# - G# - B - C#
(5#)G# menor - G# - B - C# - D# - F# - G#
(6#)D# menor - D# - F# - G# - A# - C# - D
(7#)A # menor - A# - C# - D# - E# - G# - A#
Tonalidades com bemóis:
(1b)D menor - D - F - G - A - C - D
(2b)G menor - G - Bb - C - D - F -G
(3b)C menor - C - Eb - F -G - Bb - C
(4b)F menor - F - Ab - Bb - C - Eb - F
(5b)Bb menor - Bb - Db - Eb - F - Ab - Bb
(6b)Eb menor - Eb - Gb - Ab - Bb - Db - Eb
(7b)Ab menor - Ab - Cb - Db - Eb - Gb - Ab
Escala Hexatônica (F - 2ªM - 3ªM - 4ªaum - 5ªaum - 6ªaum - 7ªaum)
Esta escala é uma das chamas "Escalas simétricas", grupo de escalas que possuem uma simetria intervalar na sua organização. A escala Hexatônica também é comumente chamada de Escala de tons inteiros. por ser formada apenas pela distância de tons inteiros entre duas notas respectivas.
Por ser uma escala simétrica, ela possui numero de transposições reduzida. No caso da hexatônica, 2 transposições. Isso acontece porque ao tentar se transpor mais do que isso caímos em modos da mesma escala.
Essa escala é comumente usada como opção de improvisação sobre acordes aumentados, assim como também é uma opção para se afastar/expandir de uma tonalidade em específico. Também não é raro encontrar essa escala sendo usada mais como um "efeito" do que como ferramenta de construção melódica, devido a sua sonoridade característica.
Escalas Hexatônicas:
Modo 1 : C - D - E - F# - G#- A# - B#
Modo 2 : Db - Eb - F - G- A - B - C#
Escalas Octatônicas
São chamadas escalas octatônicas aquelas que possuem oito notas, organizadas por uma alternância entre um semitom e um tom inteiro. Com isso, ganhamos duas possibilidades diferentes de escala: uma começando pelo intervalo de semitom e outra começando pelo intervalo de um tom.
Escala Diminuta (F -2ªM - 3ªm - 4ªJ - 5ªDim - 6ªm - 7ªdim - 7ªM - 8ªJ)
A primeira opção de escala octatônica também é conhecida como "Escala Diminuta" na linguagem da improvisação. Tal nome se dá pela formação de uma tétrade diminuta dentro de sua configuração intervalar, fazendo com que essa escala seja uma opção de improvisação para esse tipo de acorde. Assim como a hexatônica, essa escala é interessante como forma de expansão de tonalidade e também possui transposições limitadas por ser uma escala simétrica.
Escalas Diminutas:
Modo 1 : C - D - Eb- F - Gb -Ab -Bbb -B - C
Modo 2 : C #- D# - E- F# - G -A -Bb -B# - C#
Modo 3 : D - E- F - G -Ab -Bb -Cb - C# - D
Escala Dominante - Diminuta ou Escala Dom-Dim (F - 2ªm -3ªm - 3ªM - 5ªdim - 5ª J - 7ªdim - 7ªm - 8ªJ)
Logo de cara, o código intervalar dessa escala parece "errado" por não ter 4ªs ou 6ªs, mas optei por escrever os intervalos assim para que ambas as tétrades formadas por essas escala sejam visíveis. Sendo elas a Tétrade diminuta (F - 3ªm - 5ªJ - 7ªdim) e a Tétrade Dominante (F - 3ªM - 5ªJ - 7ªm). Logo tal escala é possível como opção de improvisação em ambas as possibilidades.
Escalas Dom-Dims
Modo 1 : C - Db - Eb- E - Gb -G -Bbb -Bb - C
Modo 2 : C #- D - E- E# - G -G# -Bb -B - C#
Modo 3 : D - Eb- F - F# -Ab -A -Cb - C - D
Enfim, é óbvio que aqui não tem todas as escalas usadas, mas acredito que o post sirva como um bom material de estudo para essas opções
Um Dom-Dim abraço e até o próximo post
Augusto Girotto
(18/09/2015)
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