quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Escalas Maiores

Contexto:

 Ainda corrigindo o exercício da turma de teoria do cursinho, agora é hora de começar a falar das escalas e fazer a tabela para todos os tons. Acabo de descobrir uma forma de encaixar mais posts escritos na minha rotina, o que permite que eu termine essa correção mais rápido.

 Descrição:

Sobre escalas

 Vamos lá, o que falar dessas escalas que mal conheço e já considero pacas? Tal assunto é muito vendido, disseminado e comentado dentro do mercado musical mas ainda é abordado de maneira superficial, como um "exercício" para técnica de instrumentos... ou uma forma de aprender a contar "tons e semitons. Então vou tentar fazer uma abordagem um pouco diferente.

  Inicialmente falar de escalas, para mim, já implica também em falar de acordes (detalhe: não estou querendo dizer, com isso, o assunto campo harmônico) pois a definição de um "código intervalar" implica em resultantes em um eixo horizontal (escalas) e vertical (acordes). Por exemplo, um "código intervalar" que seleciona os intervalos F - 3m - 4J - 5J - 7m - 8J gera, ao mesmo tempo, a escala pentatônica menor e o acorde m7(11). Tais consequências implicam não só em uma separação de eixos como também uma relação entre eles.  Desses dois eixos que saem outros assuntos amplamente comentados, como "campo harmônico", "relação escala x acorde", "reharmonização e acréscimo de tensões aos acordes" entre outros assuntos que comentarei em outros posts. Por enquanto me limitarei à escala maior.

Sobre a Escala Maior (EM)

  Visto a importância do chamado "código intervalar" (uso esse termo para evitar o termo "conjunto", que traria outras relações que acredito que mais atrapalhariam do que ajudariam num material mais didático, portanto não pode ser considerado um termo de teoria musical aceito por aí) entende-se o porque de eu ser contra o ensino de escalas através de 'T+T+ST..." visto que tal forma é uma tentativa falha de facilitar o aprendizado.  Portanto, definirei a nossa EM como:

EM = F - 2ªM - 3ªM - 4ªJ - 5ªJ - 6ªM - 7ªM - 8ªJ

   Ao se aplicar esse código em alguma tonalidade, trocamos a fundamental pela tônica desejada e deciframos cada intervalo:

ex: C maior -> Tônica C


F = C
2ªM - D
3ªM - E
4ªJ - F
5ªJ - G
6ªM - A
7ªM - B
8ªJ - C

 
Portanto, nossa escala maior de C é : C - D - E - F - G - A - B - C

 Antes de aplicar isso em todas as tonalidades para fazer nossa tabela, ensinarei alguns macetes para achar as notas constituintes de cada escala de uma forma mais rápida.


 Sabendo a ordem em que os sustenidos aparecem dentro das tonalidades (F#, C#,G#,D#,A#,E#,B#..) e a ordem dos bemóis (Bb,Eb,Ab,Db, Gb, Cb, Fb). Podemos achar rapidamente quantos e quais sustenidos uma escala tem ao aplicar o ciclo de quintas.





 Partindo de C, vimos que chegamos em uma escala sem sustenidos e nem bemóis:

C - D - E - F - G - A - B - C

Sempre que subimos uma quinta em relação a uma escala, a escala da próxima tonalidade ganha um sustenido ou perde um bemol.

No caso de C, se subirmos uma 5ªJ chegamos em G, cuja escala seria:

F = G
2ªM - A
3ªM - B
4ªJ - C
5ªJ - D
6ªM - E
7ªM - F#
8ªJ - C


Logo, nossa escala de G  maior é: G - A - B - C - D - E - F# - G

Comparando temos:


G - A - B - C - D - E - F# - G ( 1 # - note que é o primeiro da ordem dos sustenidos)

                  /\ Subindo uma 5ªJ

C - D - E - F - G - A - B - C (0 # e 0 b )


 Se subirmos mais uma 5ªJ, chegando em D temos:


F = D
2ªM - E
3ªM - F#
4ªJ - G
5ªJ - A
6ªM - B
7ªM - C#
8ªJ - D



D maior: D - E - F# - G - A - B - C# - D

Comparando:


D - E - F# - G - A - B - C# - D (2# repare que são os 2 primeiros da ordem dos sustenidos)

   /\ Subindo uma 5ªJ

G - A - B - C - D - E - F# - G ( 1 #)

   /\ Subindo uma 5ªJ

C - D - E - F - G - A - B - C (0 # e 0 b )

 Com isso já notamos duas coisas:

1 - Após um acidente aparecer no ciclo das quintas, ele ficará lá até precisar ser enarmonizado. Portanto, toda escala que tiver # terá o fá#, pois ele é o primeiro da ordem dos sustenidos)

2 - Cada novo # que aparece na sequência sempre aparecerá no VII grau da escala, logo, sua tônica estará meio tom acima.

Assim, ganhamos duas formas de descobrir escalas:

"Qual escala possui 3#?"

Método 1 - adicionando 5ªJ

C (0 #) + 5ªJ = G (1#) + 5ªJ = D (2#) + 5J = A (3#)

Ou

Método 2 - Através da ordem dos sustenidos

Ordem dos sustenidos = 1º F#. 2 º C#. 3º G#

Se G# é o VII, logo Minha T é A


.

 Sempre que descemos uma quinta em relação a uma escala, a escala da próxima tonalidade perde um sustenido ou ganha um bemol.

 Voltando para C, se descermos uma 5ª J chegamos em F:



F = F
2ªM - G
3ªM - A
4ªJ - Bb
5ªJ - C
6ªM - D
7ªM - E
8ªJ - F


Logo F maior = F - G - A - Bb- C - D - E - F


Comparando:


D - E - F# - G - A - B - C# - D (2# )

   /\ Subindo uma 5ªJ

G - A - B - C - D - E - F# - G ( 1 #)

   /\ Subindo uma 5ªJ

C - D - E - F - G - A - B - D (0 # e 0 b )

  
   \/ Descendo uma 5ªJ


F - G - A - Bb- C - D - E - F (1b, que é o primeiro da ordem dos bemóis)




Descendo mais uma 5ªJ de F chegamos em Bb:

F = Bb
2ªM - C
3ªM - D
4ªJ - Eb
5ªJ - F
6ªM - G
7ªM - A
8ªJ - Bb

Logo, Bb maior = Bb -C -D -Eb -F - G - A - Bb

Comparando:


D - E - F# - G - A - B - C# - D (2# )

   /\ Subindo uma 5ªJ

G - A - B - C - D - E - F# - G ( 1 #)

   /\ Subindo uma 5ªJ


C - D - E - F - G - A - B - D (0 # e 0 b )

  
   \/ Descendo uma 5ªJ


F - G - A - Bb- C - D - E - F (1b)

   \/ Descendo uma 5ªJ


Bb -C -D -Eb -F - G - A - Bb (2b, os dois primeiros da ordem dos bemois)





Assim, percebemos que os novos bemóis serão sempre o IV grau das escalas maiores


Indicado tal macete, aqui vai a tabela com as escalas maiores


Escala sem Sustenido ou bemois:

C maior - C - D - E - F - G - A - B - C



Escalas com sustenidos:


(1#)G maior - G - A - B - C - D - E - F# - G

(2#)D maior - D - E - F# - G - A - B - C# - D

(3#)A maior - A - B - C# - D - E - F# - G# - A

(4#)E maior - E - F# - G# - A - B - C# - D# - E

(5#)B maior - B - C# - D# - E - F# - G# - A# - B

(6#)F# maior - F# - G# - A# - B - C# - D# - E# - F#

(7#)C# maior - C# - D# - E# - F# - G# - A# - B# - C#



Escalas com bemóis:

(1b)F maior - F - G - A - Bb - C - D - E - F

(2b)Bb maior - Bb - C - D - Eb - F - G - A - Bb

(3b)Eb maior -  Eb - F - G - Ab - Bb - C - D - Eb

(4b)Ab maior - Ab - Bb - C - Db - Eb - F - G - Ab

(5b)Db maior - Db - Eb - F - Gb - Ab - Bb - C - Db

(6b)Gb maior - Gb - Ab - Bb - Cb - Db - Eb - F - Gb

(7b)Cb maior - Cb - Db - Eb - Fb - Gb - Ab - Bb - Cb

É isso aí, tentei deixar o mais completo possível, qualquer dúvida é só mandar que eu tento complementar o post.
Um abraço de 3#
 Augusto Girotto
(09/09/2015)

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Larissa, optei pela linguagem mais técnica para dar as informações da forma mais precisa possível. Muitas vezes se "facilita" a teoria musical e isso gera algumas concepções erradas que atrapalham o aprendizado de outros conceitos futuramente. Como o blog busca atender todos os públicos (iniciantes e profissionais) optei pela linguagem mais precisa em decorrência da mais acessível. De qualquer forma, ficarei feliz em tirar qualquer dúvida que tenha ficado após a leitura.

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