Escalas Maiores
Contexto:
Continuando o assunto de Escalas, falarei sobre as escalas do modo menor nesse post. Ao final da explicação de cada escala, colocarei a tabela para corrigir o exercício.
Descrição:
Sobre o modo menor
Antes de começar a falar frenéticamente sobre as escalas menores, gostaria de fazer algumas observações sobre o modo menor.
Primeiramente, o fato do modo menor possuir uma relativa maior (ex: Lá menor - Dó maior) não significa que eles são "iguais". Logo, Dó maior é uma coisa, Lá menor é outra completamente diferente. Aceite que dói menos. O fato de serem "relativas" apenas indica que possuem as mesmas notas na armadura de clave e, portanto, é mais fácil uma transição entre eles.
Diferentemente do modo maior, o modo menor possui um "kit de escalas" que representam a tonalidade. Tais escalas são representações de alguns "problemas harmônicos" que veremos em breve.
Escala menor natural (Emn)
Diferentemente do modo maior, o modo menor possui um "kit de escalas" que representam a tonalidade. Tais escalas são representações de alguns "problemas harmônicos" que veremos em breve.
Escala menor natural (Emn)
A escala menor natural é aquela que se compara à escala maior para se achar as relativas e, também, é a escala que define a armadura de clave. Portanto, se estamos na tonalidade de "Mi menor" os acidentes fixos serão aqueles pertencentes à escala "mi menor natural".
O nosso código intervalar para a escala menor natural é:
Emn - F - 2M - 3m -4J - 5J - 6m - 7m - 8J
Emn - F - 2M - 3m -4J - 5J - 6m - 7m - 8J
Se compararmos esta escala com a escala maior (EM) temos:
EM = F - 2ªM - 3ªM - 4ªJ - 5ªJ - 6ªM - 7ªM - 8ªJ
Emn - F - 2M - 3m -4J - 5J - 6m - 7m - 8J
Logo de cara, percebemos que a Emn possui 3 intervalos "abaixados" da EM, com isso podemos concluir que "Toda transformação do modo maior para o menor acrescentará 3 bemóis, ou diminuirá 3 sustenidos"
Por exemplo: Se pegarmos a EM de Sib (2 bemóis - Sib e Mib) e quisermos saber qual a armadura de clave de Sib menor é só acrescentar 3 bemóis, Logo, Sib menor possui 5 bemóis que, pela ordem dos bemóis, sabemos que são Sib - Mib - Lab - Réb - Solb.
Com isso nossas escalas menores naturais são:
Escala sem Sustenido ou bemóis:
A menor - A - B - C - D - E - F -G - A
A menor - A - B - C - D - E - F -G - A
Escalas com sustenidos:
(1#)E menor - E - F# - G - A - B - C - D - E
(2#)B menor - B - C# - D - E - F# - G - A - B
(3#)F# menor - F# - G# - A - B - C# - D - E - F#
(4#)C# menor - C# - D# - E - F# - G# - A - B - C#
(5#)G# menor - G# - A# - B - C# - D# - E - F# - G#
(6#)D# menor - D# - E# - F# - G# - A# - B - C# - D
(7#)A # menor - A# - B# - C# - D# - E# - F# - G# - A#
Escalas com bemóis:
(1b)D menor - D - E - F - G - A - Bb - C - D
(2b)G menor - G - A - Bb - C - D - Eb - F -G
(3b)C menor - C - D - Eb - F -G - Ab - Bb - C
(4b)F menor - F - G - Ab - Bb - C - Db- Eb - F
(5b)Bb menor - Bb - C - Db - Eb - F -Gb - Ab - Bb
(6b)Eb menor - Eb - F - Gb - Ab - Bb - Cb - Db - Eb
(7b)Ab menor - Ab - Bb - Cb - Db - Eb - Fb -Gb - Ab
(1#)E menor - E - F# - G - A - B - C - D - E
(2#)B menor - B - C# - D - E - F# - G - A - B
(3#)F# menor - F# - G# - A - B - C# - D - E - F#
(4#)C# menor - C# - D# - E - F# - G# - A - B - C#
(5#)G# menor - G# - A# - B - C# - D# - E - F# - G#
(6#)D# menor - D# - E# - F# - G# - A# - B - C# - D
(7#)A # menor - A# - B# - C# - D# - E# - F# - G# - A#
Escalas com bemóis:
(1b)D menor - D - E - F - G - A - Bb - C - D
(2b)G menor - G - A - Bb - C - D - Eb - F -G
(3b)C menor - C - D - Eb - F -G - Ab - Bb - C
(4b)F menor - F - G - Ab - Bb - C - Db- Eb - F
(5b)Bb menor - Bb - C - Db - Eb - F -Gb - Ab - Bb
(6b)Eb menor - Eb - F - Gb - Ab - Bb - Cb - Db - Eb
(7b)Ab menor - Ab - Bb - Cb - Db - Eb - Fb -Gb - Ab
Quero evitar o máximo possível falar de harmonia nesse post para não cair em erros comuns no ensino da mesma. Portanto justificarei o uso das duas próximas escalas de maneira de uma maneira mais simplificada, se necessário retomarei o assunto mais adiante, quando tivermos mais conteúdo em mente.
Escala menor harmônica (Emh)
Quando estamos harmonizando o modo maior, o acorde principal para criar tensão é o de função Dominante, que se situa no V grau da escala. Tal acorde gera essa tensão por vários motivos, sendo dois deles a distância de 5ª em relação a Tônica e a presença da sensível da tonalidade dentro do acorde, não vou falar aqui do trítono gerado nesse grau pois o acorde sem sétima já gera a tensão de dominante.
No modo menor, nosso acorde gerado sobre o quinto grau não apresenta essa sensível. Como vemos em Lá menor:
A menor = A - B - C - D - E - F - G - A
Ao construir a tríade sobre o quinto grau dessa escala (E) temos Em = E - G - B que, com podemos ver, carece da sensível da tonalidade (G#). Portanto, a solução para esse problema é alterar a nota G(VII grau) dentro da escala para G# quando for necessário um acorde dominante. Assim resolvemos um problema harmônico presente no modo menor, gerando a chamada Escala menor harmônica, que possui o código intervalar:
Emh - F - 2M - 3m -4J - 5J - 6m - 7M - 8J
A menor = A - B - C - D - E - F - G - A
Ao construir a tríade sobre o quinto grau dessa escala (E) temos Em = E - G - B que, com podemos ver, carece da sensível da tonalidade (G#). Portanto, a solução para esse problema é alterar a nota G(VII grau) dentro da escala para G# quando for necessário um acorde dominante. Assim resolvemos um problema harmônico presente no modo menor, gerando a chamada Escala menor harmônica, que possui o código intervalar:
Emh - F - 2M - 3m -4J - 5J - 6m - 7M - 8J
Com isso ganhamos um acorde no V grau que tem mais força de dominante. Vale lembrar que essa escala está dentro do modo menor, logo, não temos uma música escrita em Am harmônico, por exemplo. A música está em lá menor, usando a escala menor harmônica. Ou seja, há uma necesária separação entre o conceito de "escala" e de "tonalidade".
Por não ser uma tonalidade, os acidentes gerados pela alteração no VII grau não são considerados acidentes fixos.
Tonalidade sem Sustenido ou bemóis:
A menor harmônica - A - B - C - D - E - F -G# - A
A menor harmônica - A - B - C - D - E - F -G# - A
Tonalidades com sustenidos:
(1#)E menor harmônica - E - F# - G - A - B - C - D# - E
(2#)B menor harmônica - B - C# - D - E - F# - G - A# - B
(3#)F# menor harmônica- F# - G# - A - B - C# - D - E# - F#
(4#)C# menor harmônica - C# - D# - E - F# - G# - A - B# - C#
(5#)G# menor harmônica - G# - A# - B - C# - D# - E - Fx - G#
(6#)D# menor harmônica- D# - E# - F# - G# - A# - B - Cx - D
(7#)A # menor harmônica- A# - B# - C# - D# - E# - F# - Gx - A#
Tonalidades com bemóis:
(1b)D menor harmônica- D - E - F - G - A - Bb - C# - D
(2b)G menor harmônica- G - A - Bb - C - D - Eb - F# -G
(3b)C menor harmônica- C - D - Eb - F -G - Ab - B♮ - C
(4b)F menor harmônica- F - G - Ab - Bb - C - Db- E♮ - F
(5b)Bb menor harmônica- Bb - C - Db - Eb - F -Gb - A♮ - Bb
(6b)Eb menor harmônica- Eb - F - Gb - Ab - Bb - Cb - D♮ - Eb
(7b)Ab menor harmônica- Ab - Bb - Cb - Db - Eb - Fb -G♮ - Ab
(1#)E menor harmônica - E - F# - G - A - B - C - D# - E
(2#)B menor harmônica - B - C# - D - E - F# - G - A# - B
(3#)F# menor harmônica- F# - G# - A - B - C# - D - E# - F#
(4#)C# menor harmônica - C# - D# - E - F# - G# - A - B# - C#
(5#)G# menor harmônica - G# - A# - B - C# - D# - E - Fx - G#
(6#)D# menor harmônica- D# - E# - F# - G# - A# - B - Cx - D
(7#)A # menor harmônica- A# - B# - C# - D# - E# - F# - Gx - A#
Tonalidades com bemóis:
(1b)D menor harmônica- D - E - F - G - A - Bb - C# - D
(2b)G menor harmônica- G - A - Bb - C - D - Eb - F# -G
(3b)C menor harmônica- C - D - Eb - F -G - Ab - B♮ - C
(4b)F menor harmônica- F - G - Ab - Bb - C - Db- E♮ - F
(5b)Bb menor harmônica- Bb - C - Db - Eb - F -Gb - A♮ - Bb
(6b)Eb menor harmônica- Eb - F - Gb - Ab - Bb - Cb - D♮ - Eb
(7b)Ab menor harmônica- Ab - Bb - Cb - Db - Eb - Fb -G♮ - Ab
Escala menor melódica (Emm)
Após resolver o problema harmônico da falta de um V grau sem sensível, outro problema surgiu. Visto que a harmonia tradicional foi elaborada através da condução de cada voz dos acordes alguns tipos de movimentações melódicas eram evitadas, ora por dificultar a execução através do canto, ora por soar fora da estética de cada autor.
Uma das movimentações melódicas evitadas era a de uso melódico de intervalos aumentados e diminutos. Que é justamente o que acontece entre os VI e VII graus da Emh. Por exemplo em Lá menor harmônica:
A menor harmônica - A - B - C - D - E - F -G# - A
Entre os VI e VII graus (Fá e Sol#) temos um intervalo de 2ª aum. Para evitar esse intervalo podemos alterar o VI grau ascendentemente (Fá -> Fá#) toda vez que o VII aparecer alterado, resolvendo assim o problema melódico de uma 2ª aum. Assim como nem sempre é necessária a alteração do VII grau, a do VI também não é. Porém, como ambos os graus estão relacionados entre si, didaticamente se escreve a escala subindo e descendo, para indicar que o VI grau é alterado junto com o VII, e permanece inalterado quando o VII também permanecer. Logo o código intervalar fica:
Emm (subida) - F - 2M - 3m -4J - 5J - 6M - 7M - 8J
Emm (descida) - F - 2M - 3m -4J - 5J - 6m - 7m - 8J
Emm (descida) - F - 2M - 3m -4J - 5J - 6m - 7m - 8J
Tal representação costuma gerar confusões quanto ao uso dessa escala. Vale lembrar que o uso ou não das alterações se dão pelo contexto harmônico da melodia e não pelo sentido da mesma. Portanto é possível usar a 6ªM E 7ªM descendentemente, assim como a 6ªm e 7ªm ascendentemente. Assim como ocorre na Emh, as alterações sobre os VI e VII graus dessa escala não fazem parte da armadura de clave.
Tonalidade sem Sustenido ou bemóis:
A menor melódica (subida) - A - B - C - D - E - F# -G# - A
A menor melódica (descida) - A -B -C -D -E -F -G -A
Tonalidades com sustenidos:
(1#) E menor melódica (subida) - E - F# - G - A - B - C# - D# - E
E menor melódica (descida) - E - F# - G - A - B - C - D - E
A menor melódica (subida) - A - B - C - D - E - F# -G# - A
A menor melódica (descida) - A -B -C -D -E -F -G -A
Tonalidades com sustenidos:
(1#) E menor melódica (subida) - E - F# - G - A - B - C# - D# - E
E menor melódica (descida) - E - F# - G - A - B - C - D - E
(2#) B menor melódica (subida) - B - C# - D - E - F# - G# - A# - B
B menor melódica (descida) - B - C# - D - E - F# - G - A - B
(3#) F# menor melódica (subida) - F# - G# - A - B - C# - D# - E# - F#
F# menor melódica (descida) - F# - G# - A - B - C# - D - E - F#
(4#) C# menor melódica (subida) - C# - D# - E - F# - G# - A# - B# - C#
C# menor melódica (descida) - C# - D# - E - F# - G# - A - B - C#
(5#) G# menor melódica (subida) - G# - A# - B - C# - D# - E# - Fx - G#
G# menor melódica (descida) - G# - A# - B - C# - D# - E - F# - G#
(6#) D# menor melódica (subida) - D# - E# - F# - G# - A# - B# - Cx - D
D# menor melódica (descida) - D# - E# - F# - G# - A# - B - C# - D
(7#) A# menor melódica (subida) - A# - B# - C# - D# - E# - Fx - Gx - A#
A# menor melódica (descida) - A# - B# - C# - D# - E# - F# - G# - A#
Tonalidades com bemóis:
(1b)D menor melódica (Subida) - D - E - F - G - A - B♮ - C# - D
D menor melódica (Subida) - D - E - F - G - A - Bb - C♮ - D
(2b)G menor melódica (Subida) - G - A - Bb - C - D - E♮ - F# -G
G menor melódica (Subida) - G - A - Bb - C - D - Eb - F♮ -G
(3b)C menor melódica (Subida) - C - D - Eb - F -G - A♮ - B♮ - C
C menor melódica (Subida) - C - D - Eb - F -G - Ab - Bb - C
(4b)F menor melódica (Subida) - F - G - Ab - Bb - C - D♮- E♮ - F
F menor melódica (Subida) - F - G - Ab - Bb - C - Db- Eb - F
(5b)Bb menor melódica (Subida) - Bb - C - Db - Eb - F -G♮ - A♮ - Bb
Bb menor melódica (Subida) - Bb - C - Db - Eb - F -Gb - Ab - Bb
(6b)Eb menor melódica (Subida) - Eb - F - Gb - Ab - Bb - C♮ - D♮ - Eb
Eb menor melódica (Subida) - Eb - F - Gb - Ab - Bb - Cb - Db - Eb
(7b)Ab menor melódica (Subida) - Ab - Bb - Cb - Db - Eb - F♮ -G♮ - Ab
Ab menor melódica (Subida) - Ab - Bb - Cb - Db - Eb - Fb -Gb - Ab
Escala menor bachiana (Emb)
Visto que a falta da sensível no acorde de dominante causou tanto problemas harmônicos como melódicos que "forçaram" as alterações dos VI e VII graus da escala, uma forma de representar um "modo menor sem problemas" seria uma escala já com os VI e VII graus alterados. Ou seja, uma Emm sem a descida. Sobre essa escala eu tenho algumas observações:
- Teoricamente, essa escala é mais utilizada no estudo da improvisação, pois ela é a base para os chamados "modos da menor melódica", visto que tais modos são baseados nos VI e VII graus fixamente alterados.
- Curiosamente, é mais fácil aproximá-la do modo maior do que do menor. Visto que a diferença de intervalos se dá apenas pela 3ª
- Até hoje eu não entendi porque diabos estudamos essa escala. Visto que não conheço nenhum exemplo de repertório clássico/barroco onde ela não possa ser interpretada como uma Emm. Não consegui entrar nenhuma justificativa satisfatória para ela ser considerada uma escala "diferente" Juro que só ensino isso para meus alunos por que pode cair no vestibular e quero que eles acertem a questão. Acredito que essa escala sobrevive como uma enorme convenção que ninguém entende direito para que ela serve
- Também não entendo o porque de se chamar Bachiana... Primeiro porque acho muito improvável que o próprio Bach a tenha inventado... já que ele, em todo seu tonalismo, apresentava uma organização musical muito mais harmônica do que escalar. Logo, suponho que o nome seja uma homenagem a ele, o que não muda muito a falta de lógica disso tudo... Se alguém souber me explicar o porque de tudo isso... Eu agradeço muito.
enfim, seu código intervalar é:
Emb - F - 2M - 3m -4J - 5J - 6M - 7M - 8J
E a tabela com sua aplicação em todos os tons:
Tonalidade sem Sustenido ou bemóis:
A menor bachiana - A - B - C - D - E - F# -G# - A
(2#) B menor menor bachiana - B - C# - D - E - F# - G# - A# - B
(3#) F# menor menor bachiana - F# - G# - A - B - C# - D# - E# - F#
(4#) C# menor menor bachiana - C# - D# - E - F# - G# - A# - B# - C#
(5#) G# menor menor bachiana - G# - A# - B - C# - D# - E# - Fx - G#
(6#) D# menor menor bachiana - D# - E# - F# - G# - A# - B# - Cx - D
(7#) A# menor menor bachiana - A# - B# - C# - D# - E# - Fx - Gx - A#
(1b)D menor menor bachiana - D - E - F - G - A - B♮ - C# - D
(2b)G menor menor bachiana - G - A - Bb - C - D - E♮ - F# -G
(3b)C menor menor bachiana - C - D - Eb - F -G - A♮ - B♮ - C
(4b)F menor menor bachiana - F - G - Ab - Bb - C - D♮- E♮ - F
(5b)Bb menor menor bachiana - Bb - C - Db - Eb - F -G♮ - A♮ - Bb
(6b)Eb menor menor bachiana - Eb - F - Gb - Ab - Bb - C♮ - D♮ - Eb
(7b)Ab menor menor bachiana - Ab - Bb - Cb - Db - Eb - F♮ -G♮ - Ab
É isso aí, ficou bem extenso, mas acredito que esteja bem completo. Qualquer dúvida é só perguntar (desde que não sejam as dúvidas que apresentei sobre a menor bachiana, porque eu não vou saber responder haha)
Um abraço com sensível para não dar problemas
Augusto Girotto
(11/09/2015)
A menor bachiana - A - B - C - D - E - F# -G# - A
Tonalidades com sustenidos:
(1#) E menor menor bachiana - E - F# - G - A - B - C# - D# - E
(1#) E menor menor bachiana - E - F# - G - A - B - C# - D# - E
(2#) B menor menor bachiana - B - C# - D - E - F# - G# - A# - B
(3#) F# menor menor bachiana - F# - G# - A - B - C# - D# - E# - F#
(4#) C# menor menor bachiana - C# - D# - E - F# - G# - A# - B# - C#
(5#) G# menor menor bachiana - G# - A# - B - C# - D# - E# - Fx - G#
(6#) D# menor menor bachiana - D# - E# - F# - G# - A# - B# - Cx - D
(7#) A# menor menor bachiana - A# - B# - C# - D# - E# - Fx - Gx - A#
Tonalidades com bemóis:
(1b)D menor menor bachiana - D - E - F - G - A - B♮ - C# - D
(2b)G menor menor bachiana - G - A - Bb - C - D - E♮ - F# -G
(3b)C menor menor bachiana - C - D - Eb - F -G - A♮ - B♮ - C
(4b)F menor menor bachiana - F - G - Ab - Bb - C - D♮- E♮ - F
(5b)Bb menor menor bachiana - Bb - C - Db - Eb - F -G♮ - A♮ - Bb
(6b)Eb menor menor bachiana - Eb - F - Gb - Ab - Bb - C♮ - D♮ - Eb
(7b)Ab menor menor bachiana - Ab - Bb - Cb - Db - Eb - F♮ -G♮ - Ab
É isso aí, ficou bem extenso, mas acredito que esteja bem completo. Qualquer dúvida é só perguntar (desde que não sejam as dúvidas que apresentei sobre a menor bachiana, porque eu não vou saber responder haha)
Um abraço com sensível para não dar problemas
Augusto Girotto
(11/09/2015)
Valeu!!
ResponderExcluirDisponha :D
Excluir