Cadências - I iv V I no Modo Maior
Contexto:
Esse vídeo é resultado de um final de semana em que decidi gravar cadências com todas as possibilidades de subdominante (que eu consegui lembrar, excluindo inversões, 7ªas e cadências individuais) no modo maior. Sendo elas:
1) Subdominantes maiores
Subdominante maior (que já está no blog neste post)
Subdominante maior com substituição da 5ª pela 6ª (que também já está no blog, aqui)
Subdominante maior com 5ª e 6ª ( clicando aqui)
2) Subdominantes menores
Subdominante menor (conteúdo deste post)
Subdominante menor com substituição da 5ª pela 6ª
Subdominante menor com 5ª e 6ª
Subdominante relativa
Subdominante anti-relativa
Subdominante napolitana
Já está tudo gravado, faltando apenas a edição dos vídeos. Caso alguém lembre de alguma sub que esteja faltando, é só avisar que eu gravo tb.
Esse vídeo é resultado de um final de semana em que decidi gravar cadências com todas as possibilidades de subdominante (que eu consegui lembrar, excluindo inversões, 7ªas e cadências individuais) no modo maior. Sendo elas:
1) Subdominantes maiores
Subdominante maior (que já está no blog neste post)
Subdominante maior com substituição da 5ª pela 6ª (que também já está no blog, aqui)
Subdominante maior com 5ª e 6ª ( clicando aqui)
2) Subdominantes menores
Subdominante menor (conteúdo deste post)
Subdominante menor com substituição da 5ª pela 6ª
Subdominante menor com 5ª e 6ª
Subdominante relativa
Subdominante anti-relativa
Subdominante napolitana
Já está tudo gravado, faltando apenas a edição dos vídeos. Caso alguém lembre de alguma sub que esteja faltando, é só avisar que eu gravo tb.
Descrição:
Essa cadência é uma alternativa para a cadência I IV V I padrão, alterando o modo do acorde de Subdominante de Maior para Menor.
Essa troca é comumente chamada de empréstimo modal por considerar essa subdominante "emprestada" do campo harmônico menor natural. Na harmonia tradicional isso pode ser grafado como iv (em letras minúsculas) ou IV (3)- (para indicar que a terça do acorde foi abaixada. o "3" está entre parênteses pois não precisa ser notado, normalmente aparece como IV -). Na harmonia funcional, ela é grafada como s (em minúsculo) como qualquer outro acorde menor que possuir função direta de subdominante (com "direta" eu me refiro a não ser subdominante relativa/subdominante anti-relativa)
Essa troca é comumente chamada de empréstimo modal por considerar essa subdominante "emprestada" do campo harmônico menor natural. Na harmonia tradicional isso pode ser grafado como iv (em letras minúsculas) ou IV (3)- (para indicar que a terça do acorde foi abaixada. o "3" está entre parênteses pois não precisa ser notado, normalmente aparece como IV -). Na harmonia funcional, ela é grafada como s (em minúsculo) como qualquer outro acorde menor que possuir função direta de subdominante (com "direta" eu me refiro a não ser subdominante relativa/subdominante anti-relativa)
Normalmente esse acorde de subdominante menor aparece no repertório após uma Subdominante maior, em uma movimentação harmonica do tipo T S s T ou como ornamento da Tônica T s T. Exemplos de subdominantes menores antecedendo uma dominante para uma tônica maior (como mostro no vídeo) são mais raras.
Dificuldades/ Soluções:
- Como gravei várias cadências diferentes no mesmo dia, rolou umas confusões harmônicas onde eu tocava a cadência errada meio que por reflexo... fazia acorde maior virar maior e etc.. Mas isso foi basicamente momentos de desatenção (até porque foram mais de 120 videos no mesmo dia) Em geral, essa é a cadência mais fácil depois do I IV V I tradicional
- Como gravei várias cadências diferentes no mesmo dia, rolou umas confusões harmônicas onde eu tocava a cadência errada meio que por reflexo... fazia acorde maior virar maior e etc.. Mas isso foi basicamente momentos de desatenção (até porque foram mais de 120 videos no mesmo dia) Em geral, essa é a cadência mais fácil depois do I IV V I tradicional
É isso aí
Abraços emprestados a todos... mas vou querê-los de volta
Abraços emprestados a todos... mas vou querê-los de volta
Augusto Girotto
Nenhum comentário:
Postar um comentário