sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Formação de Tétrades

Contexto: 

 Após o simulado da turma de teoria desse ano no Da Capo, decidimos passar uma lista de exercícios de reforço onde os alunos também deveriam escrever todas as tétrades possíveis em todos os tons, incluindo enarmonias. Decidi fazer esse post para complementar o post anterior.

Definição:

  As tétrades seguem o mesmo princípio das tríades, ou seja, são formadas pela sobreposição de terças maiores e menores. Logo, uma tétrade nada mais é do que uma tríade com uma terça maior ou menor acrescentada. formando um acorde com 7ª. Visto que no post sobre tríades já vimos todas as combinações possíveis de terças maiores e menores, só precisamos adicionar terças acima das tríades existentes para achar as tétrades:  


Sendo essas nossas tríades:

F + 3ªM + 3ªm => F - 3ªM - 5ªJ => Tríade Maior

F + 3ªm + 3ªM => F - 3ªm - 5ªJ => Tríade Menor

F + 3ªM + 3ªM => F - 3ªM - 5ª aum => Tríade Aumentada

F + 3ªm + 3ªm => F - 3ªm - 5ª dim => Tríade Diminuta

 Essas são nossas tétrades:

F + 3ªM + 3ªm + 3ªM => F - 3ªM - 5ªJ - 7ªM => Tríade Maior com 7ª Maior

F + 3ªM + 3ªm + 3ªm => F - 3ªM - 5ªJ - 7ªm => Tríade Maior com 7ª Menor

F + 3ªm + 3ªM + 3ªM => F - 3ªm - 5ªJ - 7ªM => Tríade Menor com 7ª Maior

F + 3ªm + 3ªM + 3ªm => F - 3ªm - 5ªJ - 7ªm => Tríade Menor com 7ª Menor

F + 3ªM + 3ªM + 3M => F - 3ªM - 5ª aum - 7ª aum => Tríade Aumentada *

F + 3ªM + 3ªM + 3m => F - 3ªM - 5ª aum - 7ª M => Tríade Aumentada com 7ª Maior

F + 3ªm + 3ªm + 3ªM => F - 3ªm - 5ª dim - 7ªm => Tétrade Meio-Diminuta

F + 3ªm + 3ªm + 3ªm => F - 3ªm - 5ª dim - 7ªdim => Tétrade Diminuta

 *O intervalo de 7ªaum é enarmônico da 8ªJ então, mesmo que teoricamente esta sétima exista, tal configuração intervalar não apresenta uma nova nota para ser considerada uma tétrade.




 Segue abaixo uma tabela com todas as tétrades possíveis:

Tríades Maiores com 7ª Maior (F - 3ªM - 5ªJ - 7ªM):


 = Dó - Mi - Sol - Si              Dó# = Dó# - Mi# - Sol# -Si#         Dób = Dób - Mib - Solb - Sib 

 = Ré - Fá# - La - Dó#          Ré# = Ré# - Fáx - La# - Dóx         Réb = Réb - Fá - Lab - Dó

Mi = Mi - Sol# - Si - Ré#           Mi# = Mi# - Solx - Si# - Réx         Mib = Mib - Sol - Sib - Ré

Fa = Fa - La - Do - Mi               Fa# = Fa# - La# - Do# - Mi#         Fab = Fab - Lab - Dob - Mib

Sol = Sol - Si - Ré - Fá#          Sol# = Sol# - Si# - Ré# - Fáx       Solb = Solb - Sib - Réb - Fa

La = Lá - Dó# - Mi - Sol#          La# = Lá# - Dóx - Mi# - Solx        Lab = Láb - Dó - Mib - Sol

Si = Si - Ré# - Fá# - Lá#          Si# = Si# - Réx - Fáx - Lax          Sib = Sib - Ré - Fá - La


Tríades Maiores com 7ª Menor (F - 3ªM - 5ªJ - 7ªm):


 = Dó - Mi - Sol - Sib            Dó# = Dó# - Mi# - Sol# -Si           Dób = Dób - Mib - Solb - Si 

 = Ré - Fá# - La - Dó            Ré# = Ré# - Fáx - La# - Dó#         Réb = Réb - Fá - Lab - Dób

Mi = Mi - Sol# - Si - Ré            Mi# = Mi# - Solx - Si# - Ré#         Mib = Mib - Sol - Sib - Réb

Fa = Fa - La - Do - Mib            Fa# = Fa# - La# - Do# - Mi           Fab = Fab - Lab - Dob - Mibb

Sol = Sol - Si - Ré - Fá           Sol# = Sol# - Si# - Ré# - Fá#       Solb = Solb - Sib - Réb - Fab

La = Lá - Dó# - Mi - Sol           La# = Lá# - Dóx - Mi# - Sol#        Lab = Láb - Dó - Mib - Solb

Si = Si - Ré# - Fá# - Lá           Si# = Si# - Réx - Fáx - La#          Sib = Sib - Ré - Fá - Lab


Tríades Menores com 7ª Maior (F - 3ªm - 5ªJ -7ªM):

 = Dó - Mib - Sol - Si            Dó# = Dó# - Mi - Sol# -Si#            Dób = Dób - Mibb - Solb - Sib 

 = Ré - Fá - La - Dó#            Ré# = Ré# - Fá# - La# - Dóx         Réb = Réb - Fáb - Lab - Dó

Mi = Mi - Sol - Si - Ré#            Mi# = Mi# - Sol# - Si# - Réx         Mib = Mib - Solb - Sib - Ré

Fa = Fa - Lab - Do - Mi            Fa# = Fa# - La - Do# - Mi#            Fab = Fab - Labb - Dob - Mib

Sol = Sol - Sib - Ré - Fá#        Sol# = Sol# - Si - Ré# - Fáx         Solb = Solb - Sibb - Réb - Fa

La = Lá - Dó - Mi - Sol#           La# = Lá# - Dó# - Mi# - Solx         Lab = Láb - Dób - Mib - Sol

Si = Si - Ré - Fá# - Lá#           Si# = Si# - Ré# - Fáx - Lax           Sib = Sib - Réb - Fá - La


Tríades Menores com 7ª Menor (F - 3ªm - 5ªJ -7ªm):

 = Dó - Mib - Sol - Sib          Dó# = Dó# - Mi - Sol# -Si             Dób = Dób - Mibb - Solb - Sibb 

 = Ré - Fá - La - Dó             Ré# = Ré# - Fá# - La# - Dó#         Réb = Réb - Fáb - Lab - Dób

Mi = Mi - Sol - Si - Ré             Mi# = Mi# - Sol# - Si# - Ré#          Mib = Mib - Solb - Sib - Réb

Fa = Fa - Lab - Do - Mib          Fa# = Fa# - La - Do# - Mi             Fab = Fab - Labb - Dob - Mibb

Sol = Sol - Sib - Ré - Fá         Sol# = Sol# - Si - Ré# - Fá#         Solb = Solb - Sibb - Réb - Fab

La = Lá - Dó - Mi - Sol            La# = Lá# - Dó# - Mi# - Sol#         Lab = Láb - Dób - Mib - Solb

Si = Si - Ré - Fá# - Lá            Si# = Si# - Ré# - Fáx - La#           Sib = Sib - Réb - Fá - Lab



Tríades Aumentadas com 7ªM (F - 3ªM - 5ªaum - 7ªM):


 = Dó - Mi - Sol# - Si              Dó# = Dó# - Mi# - Solx -Si#         Dób = Dób - Mib - Sol - Sib 

 = Ré - Fá# - La# - Dó#          Ré# = Ré# - Fáx - Lax - Dóx         Réb = Réb - Fá - La - Dó

Mi = Mi - Sol# - Si# - Ré#           Mi# = Mi# - Solx - Six - Réx         Mib = Mib - Sol - Si - Ré

Fa = Fa - La - Do# - Mi               Fa# = Fa# - La# - Dox - Mi#         Fab = Fab - Lab - Do - Mib

Sol = Sol - Si - Ré# - Fá#          Sol# = Sol# - Si# - Réx - Fáx       Solb = Solb - Sib - Ré - Fa

La = Lá - Dó# - Mi# - Sol#          La# = Lá# - Dóx - Mix - Solx        Lab = Láb - Dó - Mi - Sol

Si = Si - Ré# - Fáx - Lá#           Si# = Si# - Réx - Fá### - Lax       Sib = Sib - Ré - Fá# - La



Tétrades Meio Diminutas (F - 3ªm - 5ªdim - 7ªm):


 = Dó - Mib - Solb - Sib          Dó# = Dó# - Mi - Sol -Si             Dób = Dób - Mibb - Solbb - Sibb 

 = Ré - Fá - Lab - Dó             Ré# = Ré# - Fá# - La - Dó#         Réb = Réb - Fáb - Labb - Dób

Mi = Mi - Sol - Sib - Ré             Mi# = Mi# - Sol# - Si - Ré#          Mib = Mib - Solb - Sibb - Réb

Fa = Fa - Lab - Dob - Mib          Fa# = Fa# - La - Do - Mi             Fab = Fab - Labb - Dobb - Mibb

Sol = Sol - Sib - Réb - Fá         Sol# = Sol# - Si - Ré - Fá#         Solb = Solb - Sibb - Rébb - Fab

La = Lá - Dó - Mib - Sol            La# = Lá# - Dó# - Mi - Sol#         Lab = Láb - Dób - Mibb - Solb

Si = Si - Ré - Fá - Lá               Si# = Si# - Ré# - Fá# - La#          Sib = Sib - Réb - Fáb - Lab


Tétrades Diminutas (F - 3ªm - 5ªdim - 7ªdim):


 = Dó - Mib - Solb - Sibb          Dó# = Dó# - Mi - Sol -Sib         Dób = Dób - Mibb - Solbb - Sibbb 

 = Ré - Fá - Lab - Dób             Ré# = Ré# - Fá# - La - Dó         Réb = Réb - Fáb - Labb - Dóbb

Mi = Mi - Sol - Sib - Réb             Mi# = Mi# - Sol# - Si - Ré          Mib = Mib - Solb - Sibb - Rébb

Fa = Fa - Lab - Dob - Mibb          Fa# = Fa# - La - Do - Mib          Fab = Fab - Labb - Dobb - Mibbb

Sol = Sol - Sib - Réb - Fáb         Sol# = Sol# - Si - Ré - Fá         Solb = Solb - Sibb - Rébb - Fabb

La = Lá - Dó - Mib - Solb            La# = Lá# - Dó# - Mi - Sol         Lab = Láb - Dób - Mibb - Solbb

Si = Si - Ré - Fá - Láb               Si# = Si# - Ré# - Fá# - La          Sib = Sib - Réb - Fáb - Labb



É isso aí, que trabalheira gigantesca,,, Mas se eu peço para meus alunos fazerem tudo isso, é justo que eu faça um gabarito também né?
Um abraço de quatro braços
Augusto Girotto

2 comentários: