segunda-feira, 25 de maio de 2015

Exercício de cadências I-IV-V-I no modo menor.

Exercício de cadências I-IV-V-I no modo menor.







Contexto:

 Mais um dia (25/05/2015) faltando em compromissos por causa da depressão. Para não me sentir 100% inútil eu aproveitei para editar esse vídeo que estava encostado a algum tempo. Espero que essa fase passe logo (mesmo não dando indícios de terminar cedo) para voltar a ser produtivo como antes.

Descrição:

 O exercício é fazer um acorde por beat (semínimas a 120 bpm), primeiro em posição fechada (baixo na mão esquerda e outras 3 vozes na mão direita) e depois em posição aberta (baixo e tenor na mão esquerda, soprano e contralto na direita), subindo cromaticamente. A ideia do exercício é respeitar a movimentação de vozes sugerida pela harmonia tradicional. Nesse vídeo eu gravei cada cadencia começando com o acorde de função tônica em posição de oitava. Esse vídeo foi gravado em dois dias diferentes por que a bateria da câmera acabou no meio da gravação. Ficou faltando a posição aberta de F#m/Gb menor. Não parei para gravar só ele porque só percebi na hora de editar o vídeo e não estou com a menor vontade de ir gravar só essa cadência. Ainda mais porque acredito que não vai fazer falta para ninguém...

 Dificuldades/ Soluções:

* Técnicamente, as dificuldades do modo menor são as mesmas do modo maior, a movimentação das vozes é igual. É só acostumar os dedos que fica fácil de fazer tudo depois de ter feito em modo maior. As vezes acontecem confusões acordais na cabeça, mas é só respirar e pensar o que está fazendo que se resolve.

* Ultimamente tenho tido uma dificuldade imensa em conseguir estudar e fazer qualquer coisa. Falta vontade para tudo. Para estudar, para acordar, para dormir, para comer, para sair de casa...  Não faço ideia de como resolver isso, se alguém souber... deixa um comentário.

(Ou não deixa... ninguém comenta nada aqui... duvido até que leiam os posts inteiros... mas não faz mal)

 É isso aí, mesmo que ninguém vá ler... é bom desabafar com meu teclado e meu cantinho virtual.
 Um autêntico, porém menor, abraço.
 Augusto Girotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário