segunda-feira, 1 de junho de 2015

Hand on Heart - Steve Vai cover


Hand on Heart - Steve Vai cover





Contexto: Confesso que de vez em quando rola uma nostalgia de quando eu tinha muito mais tempo livre para poder pegar minha guitarra e ficar tocando o dia inteiro. Hoje achei esse vídeo (que eu achei que tinha perdido) em outro canal que eu tinha no youtube e decidi desenterrá-lo. Esse vídeo deve ter no mínimo uns 4 ou 5 anos, visto que estou no 4º ano da faculdade e ele era da época do cursinho (não tinha nem trocado o captador da ponte da Jéssica ainda...).

Descrição: É uma dessas "guitar musics" feita pelo genial Steve Vai. Recomendo a todos que não conhecem, o cara é um monstro na guitarra e um puta músico. Essa música é uma das minha favoritas dele (a favorita é Building the Church... a qual eu tinha um vídeo tocando que se perdeu por ai). Acho a música linda, principalmente nas mãos do mestre.  O curioso de ver esse vídeo bem mais antigo é notar o quanto melhorei em algumas coisas (principalmente ouvido e musicalidade.... entendimento de estruturas e frases e etc) e como perdi outras (técnica, principalmente)

Dificuldades/Soluções: 

 *Mesmo fazendo meia década que estudei essa música, lembro-me até hoje de todas as barreiras que ela me deu:

- Encaixar as frases no tempo do metrônomo já costuma ser difícil com algumas subdivisões muito rápidas ou escrotas (como fusas, ou sextinas e etc). Mas nessa música tem alguns momentos de especial dificuldade devido o beat do playback simplesmente sumir por uns 4 ou 8 compassos.. e voltar depois. Foi um ótimo treino de manter beat.

- Limpar o som de guitarra com distorção é algo muito delicado, um pouco mais de abafamento e vc corta muito do timbre... e um pouco de menos e você suja tudo. O princípio é "Mão direita muta as cordas acima da que você está tocando, mão esquerda abafa as de baixo". É só treinar bastante até equilibrar

-  Como é difícil gravar uma música que é desafiadora para você. Eu costumava tocar essa música bem, mas era só colocar uma câmera na frente que acontecia o '1, 2, 3 TRAVANDO". Nesses casos, eu prefiro escolher os vídeos que detestei menos e postar de uma vez do que esperar uma perfeição que não vai chegar.

 É isso aí,
 Um vídeo do passado para matar um pouco da saudade dessa época
 Um abraço nostálgico, pois relembrar também é viver.
 Augusto Girotto

4 comentários:

  1. Muito bom!! Também toco guitarra, vi seu vídeo contexto, descrição, dificuldade, soluções e vi também um pouco de mim hoje em você a quatro anos atrás...Espero que daqui a quatro anos esteja no seu nível haha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daqui a 4 anos você pode estar muito melhor que eu! dei uma enferrujada na guitarra desde que entrei na faculdade haha.

      Excluir
  2. Conheci seu blog através de um amigo meu que também possui um blog(musicadouro.blogspot.com)
    Gostei muito do blog e irei começar a acompanhar e tirar dúvidas...
    Um abraço

    ResponderExcluir