Exercício de cadências I-IV-V-I no modo maior.
Contexto:
Duas das matérias da faculdade nesse ano cobram a execução de cadências ao piano, então decidi gravar algumas em todos os tons e em posição aberta e fechada. Começando pela I IV V I em modo maior.
Descrição:
O exercício é fazer um acorde por beat (semínimas a 120 bpm), primeiro em posição fechada (baixo na mão esquerda e outras 3 vozes na mão direita) e depois em posição aberta (baixo e tenor na mão esquerda, soprano e contralto na direita), subindo cromaticamente. A ideia do exercício é respeitar a movimentação de vozes sugerida pela harmonia tradicional. Nesse vídeo eu gravei cada cadencia começando com o acorde de função tônica em posição de oitava
Dificuldades/ Soluções:
* Se você tentar fazer os exercícios pensando nos acordes, cada tom que passa a cabeça dá um nó (ou pelo menos a minha cabeça dava um nó), então fica muito mais fácil pensar no movimento das vozes na posição escolhida, assim é só adaptar o movimento da mão aos acidentes da escala.
*Dedilhado é uma coisa que confunde bastante se pensar demais, para simplificar é possível fazer em todos os tons com a mesma digitação (que eu mostro no vídeo).
É isso aí, post sem muito o que falar agora.
Um autêntico abraço
Augusto Girotto
Nenhum comentário:
Postar um comentário