terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Suite "The Comedians", 6.mov "Intermezzo", Dmitry Kabalevsky

Suite "The Comedians", 6.mov "Intermezzo", Dmitry Kabalevsky



Contexto:

  Do dia 11 ao dia 25 de janeiro estive em Poços de Caldas/MG no Festival Música nas Montanhas fazendo parte da turma de regência orquestral. No final da primeira semana de curso foi decidido que eu regeria o 6º movimento da suíte "The Comedians" de Dmitry Kabalevsky e o 1º movimento da sinfonietta de Samuel Krahenburg. Como forma de auto-avaliação, eu sempre busco filmar meus ensaios. Decidi então editar um vídeo com algumas partes dos ensaios que consegui recuperar (não tenho todos os meus vídeos de ensaio, pois alguns não foram filmados e outros foram perdidos).

 Descrição:

  Essa peça é uma suite de algumas músicas de uma peça teatral infantil chamada "The inventor and the comedians" escrita por Mark Daniel. Uma peça que, segundo a wikipédia, fez muito sucesso. Tanto sucesso que não se acha mais nada sobre o que a obra fala. 
  "Intermezzo" costuma ser uma recapitulação musical do que aconteceu anteriormente e uma prévia do que acontecerá depois. Geralmente é colocado no meio de uma peça teatral, no início do segundo ato, por exemplo. Ou no início de uma segunda cena dentro de um mesmo ato.
  Na questão do gestual da regência, não é uma peça complicada. Tem poucas entradas e um ralentando suave no final. Nada de mudanças bruscas de andamento ou caráter (exceto os últimos compassos), nada de alternância de fórmulas de compasso e nem acentos/entradas complicadas. Por ser uma composição "entre cenas" ela possui um caráter meio "flat" na minha opinião. Portanto, o maior desafio da peça é encontrar detalhes que a deixe interessante.

Dificuldades/Soluções:

  Uma das melhores coisas neste festival é que os alunos de regência passam bastante tempo com a orquestra, então praticamente montamos o som dela. Ao contrário de alguns festivais onde a orquestra está "pronta" e os alunos só balançam os braços na frente dela.  O que enfrentei nessa peça foi:

*No primeiro ensaio que passei essa peça (os músicos já tinham feito uma ou duas leituras dela antes) ainda senti falta de fluência nas linhas dos instrumentos, então passei a peça em andamento muito mais lento para que a leitura fosse mais calma e para eles terem mais tempo para me olhar antes de cada parte. Como tinha pouco tempo de ensaio, combinei com eles o ralentando no final e expliquei a mudança de caráter. Além disso, antes de começar eu expliquei o que é um intermezzo e qual era a ideia dessa peça dentro da suite. Para aproximar a música da realidade da orquestra, comparei a suite inteira com um episódio de "tom & jerry", devido ao humor sempre presente, mesmo em momentos "tristes" ou "fortes". Nesse contexto, apresentei o intermezzo como uma música de apresentação do cenário, onde a ação ainda não voltou a acontecer.
 Esse ensaio foi dia 16/01

*No segundo ensaio eu comecei a testar diferentes andamentos para a peça, para ver até onde a orquestra conseguiria tocar bem. Não tive muito tempo de trabalhar a peça pois o repertório estava grande e não dava muito tempo para cada regente. Não tenho vídeos desse dia.
 Esse ensaio foi dia 19/01

*No terceiro e último ensaio de verdade (pois no dia seguinte foi apenas uma passada geral) eu e a orquestra estávamos desanimados com essa peça. Estava sem dinâmicas, sem fraseado... extremamente crua. Senti os músicos muito cansados e "de saco cheio" de passar a mesma coisa todo dia com todos os regentes e tal, então decidi começar o ensaio com uma curta sessão de relaxamento. Para respirarem um pouco e lembrarem de que estávamos todos fazendo música. antes da primeira passada, eu mostrei para eles que na verdade as primeiras frases de madeiras e metais era uma melodia do primeiro movimento ornamentada... e que facilitaria a memória dela acentuando levemente a primeira e última colcheia de cada compasso. Isso melhorou 90% da sonoridade e deu mais caráter a peça. Antes da segunda passada eu comparei as "perguntas e respostas" musicais com as das conversas do dia-a-dia e ajudou muito no equilíbrio da orquestra. Para mim, esta foi a melhor de todas as passadas dessa música.

*Como a primeira vez que tocamos a música direitinho foi um dia antes da apresentação, estava preocupado com quanto daquele ensaio iria se manter até a hora do concerto. No ensaio geral não pude parar para corrigir nada, senão teria lembrado as cordas de ouvirem os sopros na hora de fazer a "pergunta e resposta". Na hora do concerto saiu um pouco desregulado (não tanto quanto parece no vídeo, pois a câmera do meu amigo estava ao lado das cordas e do amplificador onde estava o teclado). Gostei menos do concerto do que do ensaio do dia anterior pois achei que tudo ficou mais "tímido". Se possível postarei a versão "oficial" do concerto assim que sair.


É isso aí, achei mais interessante postar os ensaios juntos pois não vi muito sentido em postar apenas a regência.
 Espero que possa ser útil para alguém algum dia.
 Um abraço e não se esqueçam de dar atenção aos intermezzos da vida.
 Augusto Girotto

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