sábado, 10 de janeiro de 2015

Exercício de improvisação sobre Notas-Alvo

Exercício de improvisação sobre Notas-Alvo



Contexto:

    No final do ano passado apareceram alguns alunos novos buscando estudar improvisação. Esse é um dos exercícios que eu gosto de passar para começar o estudo. Decidi gravar para fins didáticos, comecei a gravar esse vídeo a algum tempo, mas só terminei hoje (09/01/2015) por motivos de chuva e quedas de energia haha.
       Geralmente, antes de passar esse exercício eu gosto de passar os 7 desenhos da escala maior (ou na configuração fechada, ou na aberta) e peço para o aluno improvisar sobre ele para se acostumar com o desenho e etc. Não comecei nessa ordem porque acredito que os vídeos não ficariam tão interessantes.

 Descrição:
    
     O áudio do acompanhamento desse exercício está aqui: 


    A harmonia desse acompanhamento é bem simples. É um 4/4 em Dó maior, sendo 1 compasso de C e 1 de G por 32 compassos. O acompanhamento possui dois chorus.

   O primeiro improviso do vídeo possui duas limitações. Se manter no IV desenho da escala e usar apenas nos do arpejo do acorde da harmonia. Portanto, as opções para cada acorde são:




O segundo improviso abre as notas para o restante da escala e usa os arpejos apenas como notas de repouso dentro do compasso (usei algumas appogiaturas de vez em quando também)


Dificuldades/Soluções:

*Uma das maiores dificuldades desse exercício é a troca de acorde a cada compasso. Quando não se tem os desenhos embaixo do dedo, há uma tendência a tentar lembrar os shapes na hora de tocar. A solução para isso é estudar bem cada desenho antes de precisar improvisar sobre eles.

*Outra dificuldades na improvisação em geral, é manter um discurso que faça sentido, Muitas vezes as frases soam desconexas ou sem sentido (não que elas precisem estar conectadas sempre e etc...). Para diminuir a ocorrência disso, eu gosto de usar sempre algum material da última frase tocada como impulso da nova frase. 


É isso aí, talvez eu grave mais alguns exercícios sobre notas alvos em outras harmonias para gerar material de estudos para meus queridos alunos. Espero que seja útil.
Um abraço a todos e lembrem-se que a vida é um improviso.
Augusto Girotto

2 comentários:

  1. Você poderia postar + vídeos
    Deste estudo tenho um violão 7cordas
    Gostei muito da pra a sétima corda.👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso achar um método que eu tenho aqui em casa apenas para violão de 7 cordas. Assim que eu começar a estudá-lo, irei colocar por aqui.

      Excluir