segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A new approach to sight singing: Melodies Section 1. Ex 1-5

A new approach to sight singing: Melodies Section 1. Ex 1-5



Contexto:

Esse vídeo, na verdade, foi gravado em novembro do ano passado. Por algum motivo eu tinha deixado para editá-lo depois e acabei me esquecendo dele. Aproveitei para editá-lo e postá-lo hoje (08/02/2015). Como faz um bom tempo que eu não faço aulas de canto (inclusive, se tudo der certo, volto a fazer aulas nessa semana) os vídeos foram bons para escutar "de fora" a minha voz e procurar corrigir os problemas.

Descrição: 



   Esse é um livro de solfejos muito, mas muito legal mesmo. Ele tem uma seção de melodias que dificultam de forma gradual, uma seção só com exemplos de melodias de repertório, uma só de "sing and play" onde você toca uma voz e canta outra e uma de duetos, para você e outra pessoa cantarem.
  Usei esse livro para, além de trabalhar afinação e leitura, fazer vocalizes. Então fiz os exercícios da seguinte forma:

 1 - Vogal "A"
 2 - Vogal "E"
 3 - Vogal "I"
 4 - Vogal "U" antecedida pela consoante "L"
 5 - Vogal "O" antecedida pela consoante "N"

 Procurei respeitar as indicações de dinâmica, respiração e andamento. Além disso, para estabelecer a tonalidade eu sempre toco uma cadência antes de começar.

 Dificuldades/Soluções

* Cada vogal trouxe dificuldades diferentes. A vogal "A" tendia a abrir muito lateralmente, tirando o foco da emissão, para me lembrar da abertura vertical eu apoiei as mãos verticalmente ao lado da boca. A vogal "E" ficava muito nasal (ainda ficou no vídeo, mas estava pior haha), para tirar um pouco dessa sonoridade nasal eu fiz o exercício prendendo o nariz. Para sentir mais, caso a voz voltasse para o nariz. A vogal "I" apresentou a mesma tendência lateral do "A". A vogal "U" tendia a ficar um pouco engolida, então eu acrescentei a consoante "L" para trazê-la mais para frente. A vogal "O" tendia a ficar pesada, então coloquei a consoante "N" para dar um pouco mais de metal para o timbre.

* Em geral, eu tendo a trazer a voz para a garganta, o que deixa ela um pouco "gritada", fui orientado a soltar um pouco de ar com "h" antes de produzir o som para ajudar na emissão.

* Os exercícios que começavam com consoantes tendiam a perder definição. O "Lu", por exemplo, começou soando um pouco "no". Isso se trabalha com exercícios de articulação dos lábios.

É isso aí, aos poucos vou gravando mais desse livro.
Um abraço e lembre-se; Quem canta, os males espanta. Quem canta os males, espanta. Quem os males espanta, encanta.
Augusto Girotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário