segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

GuitarPlayer 122 - Velocidade, resistência e precisão em menos de 1 mês! - Sincronia entre as mãos

GuitarPlayer 122 - Velocidade, resistência e precisão em menos de 1 mês! - Sincronia entre as mãos



Contexto:

 Na quarta feira dessa semana (11/02/2015) eu comecei um trabalho com um novo aluno e estudamos esse exercício em sua aula, Como professor dedicado que sou (cof... cof.. cof) decidi gravar ontem (14/02/2015) o exercício para auxiliar em seus estudos.

Descrição:



 Nesse vídeo eu trabalho dois exercícios. O primeiro é o exercício 03 da revista Cover Guitarra nº 149 - 100 exercícios para você melhorar ainda mais a sua técnica (Se quiser ver os 2 primeiros eles estão nesses links: parte 1, ,parte 2parte 3parte 4). A ideia desse exercício é usar a palhetada alternada em semicolcheias em todas as cordas, sem se preocupar com a mão esquerda.
.
 Após fazer esse aquecimento, eu sigo fazendo o exercício 01 (imagem acima) da revista Guitar Player 122 - Velocidade, resistência e precisão em menos de 1 mês!, que consiste em tocar alguns licks em sextinas repetidamente. A proposta do exercício é a de sincronizar a velocidade de digitação da mão esquerda com a velocidade da palhetada da mão direita.
.
 Como a letra "e" do exercício é antifuncional devido ao seu loop defasado, eu acrescentei mais 4 notas no terceiro tempo do exercício para que o loop pudesse recomeçar na cabeça do tempo (as notas foram 4-5-7-5 na corda D).


Dificuldades/ Soluções: 

 *Particularmente não tive dificuldades com a sextina, pois já estou acostumado com a célula rítmica a algum tempo, mas caso alguém sinta dificuldades em sentir a subdivisão em 6 a solução é tocar tercinas em algum andamento e depois reduzir o metrônomo pela metade para sentir a sextina. Ou procurar algum padrão de 3 notas por corda e tocar 2 cordas por clique do metrônomo.

*As variações "c" e "d" foram mais difíceis para mim devido ao movimento descendente. Para se fazer isso mais rápido deve-se lembrar de manter, principalmente, os dedos 4 e 3 mais próximos às cordas após retirá-los da escala. Facilitando, assim, o ataque desses dedos na próxima corda.

*Senti um pouco da palheta escorregando no começo do estudo, e percebi que o tipo de palheta que eu estava usando não ajudava muito no exercício, então troquei por uma menor e mais "chata". Troca esta que facilitou muito o estudo.

* As vezes as notas saiam um pouco emboladas, isso é resultado da falta de sincronia entre as mãos. Então, nesses momentos  eu parava o exercício e fazia as duas mãos separadamente para juntá-las depois.


É isso aí.
Logo menos sai um outro vídeo gravado nesse mesmo dia, a edição é mais demorada do que tudo, então é difícil fazer tudo sozinho e rápido.
Lembre-se que as vezes a vida acontece em loops e lembrar das dificuldades do passado ajudam a enfrentar os mesmos problemas do futuro.
Um abraço
 Augusto Girotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário