segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Delay Tricks




Contexto:

 Fui gravar o vídeo anterior para o meu aluno e, em uma pausa do estudo, comecei a brincar com o efeito de delay da minha pedaleira. Fiquei horas brincando com os sons/possibilidades que descobri e decidi compartilhar gravando um vídeo sobre.

Descrição:

 O pedal de delay embutido na minha pedaleira tem 3 controles. O primeiro é de velocidade de repetição, ou seja, quanto menor o número, menor o intervalo de tempo entre a nota tocada e a repetição dela. Esse comando varia de 1 até 100.
 O segundo comando controla o decaimento das notas repetidas, ou seja, quanto maior o número, maior o número de repetições daquela nota até ela não poder mais ser ouvida. Esse comando varia de 0 a 100.
 O terceiro comando controla o volume da primeira repetição, ou seja, se o valor é 80 a primeira nota repetida terá 80% do volume da nota tocada. esse comando também varia de 1 até 100.


 Dentre as milhares de combinações possíveis, encontrei algumas com utilidades interessantes:

 "Delay eco": 1º: 47  2º: 4   3º: 14.

 Nessa configuração, o efeito do delay se assemelha a locais com bastante eco, como cavernas ou algumas salas específicas. É bastante comum o uso dessa configuração para incrementar a sonoridade de solos grandiosos e etc. Também é possível aproximar o efeito de um reverb diminuindo mais ainda o tempo de repetição, porém não gravei essa possibilidade.



 "Delay metálico": 1º: 1  2º: 100   3º:  100

 Nessa configuração, o delay funciona como um pedal para alterar o timbre. Me lembrou um pouco o efeito "ring" configurado de forma leve. O timbre fica bem metálico, a ponto de sobrar harmônicos em alguns momentos da melodia, pode ser interessante combinado com outros efeitos para criar timbres mais "doidos".


"Delay em cânone":  1º: aprox 40    2º :10  3º:100


 Aqui o delay funciona como um pedal de "cânones". Como se fosse um dueto onde a segunda guitarra copia exatamente o que a primeira faz, só que defasada. É interessante para facilitar a execução de trechos imitativos, pois algumas passagens ficam dificeis de fazer ao mesmo tempo

"Delay de subdivisão": 1º:40  2º:50  3º: 64

 Não sei explicar exatamente como funciona esse efeito... basicamente é pegar o andamento da repetição e tocar um pouco fora, assim  a repetição vira uma espécie de subdivisão do novo pulso e gera esse resultado sonoro... De todas as possibilidades que eu apresento aqui, essa é a minha favorita *-*. É um pouco difícil manter esse efeito pois qualquer perda de concentração faz com que o pulso oscile e as notas tocadas e repetidas se choquem um pouco.

"Delay Mega Cluster": 1: 54   2: 100  3:  100


 A ideia dessa configuração é criar uma repetição que demore para acabar, para que você possa tocar várias notas ao mesmo tempo, criando um cluster de vários semitons. Após um tempo tudo o que se ouve é uma massa sonora com harmônicos entrando e saindo.

"Delay de suspense/dragon ball": 1: 54  2:100  3:100

 A configuração é a mesma do efeito anterior... A diferença é que ao invés de se tocar notas, se busca outros sons no instrumento para construir uma camada de som diferente.... Com certeza foi o nome mais tosco de efeito que eu consegui pensar... mas dá uma boa ideia do resultado hahaha


 É isso aí, espero que tenham gostado. E que se divirtam com esse pedal.
 Lembrem-se que tudo o que se toca na vida tem algum retorno mais para frente.
 Um abraço
 Augusto Girotto



Nenhum comentário:

Postar um comentário