sábado, 22 de novembro de 2014

The Jazz Piano Book: Chapter 1 - Augmented Triads.

The Jazz Piano Book - Chapter 1 - Augmented Triads.

Major triads




CONTEXTO:

 Aproveitando que os vídeos costumam demorar uma eternidade e meia para renderizar (e meia eternidade para fazerem upload no youtube) decidi gravar mais um vídeo desse livro enquanto fazia o upload do vídeo de bateria que gravei hoje (22/11/2014).  Sabia que seria curto então gravei rapidinho.


DESCRIÇÃO:

 Nesse vídeo, mantive o padrão rítmico do vídeo anterior (semínimas a 90 bpm, com paradas na "segunda inversão" e na "posição fundamental"). Porém, achei desnecessário gravar os acordes em ciclos de quinta, visto que são apenas 4 acordes.

 Digo que são apenas 4 acordes porque a tríade aumentada (F - 3ªM - 5ª Aum) é um tipo especial de acorde que gosto de chamar de cíclico. Cíclico pois ele se inverte nele mesmo, devido ao fato de todas as notas consecutivas do acorde possuírem o mesmo intervalo de 3ªM entre si. Fazendo com que só existam, na prática, 4 acordes aumentados. Sendo os demais apenas inversões desses 4.
 Esse número não é surpresa, visto que esse tipo de acorde sai da escala Hexatônica (ou tons inteiros). Como só existem 2 escalas hexatônicas - a que se forma sobre C e Db (ou qualquer outra nota e sua consecutiva cromática) - esses 4 acordes saem das notas dessas duas escalas.
 Assim, o Campo Harmônico dessas duas escalas fica:

 C hexatônica - Caug - Daug - Eaug - F#aug - G#aug - A#aug
 Db hexatônica - Dbaug - Ebaug - Faug- Gaug - Aug - Baug

DIFICULDADES/SOLUÇÕES:

 *Basicamente, a única dificuldade foi me acostumar com a digitação. Pois não costumo usar acordes aumentados no piano. Resolvido com poucos minutos de treino em cada mão para achar a posição mais confortável.

É isso aí, parte 2/4 desse capítulo.
Dúvidas em geral sobre esse tipo de acorde, é só perguntar.
Abraços inteiros.

Augusto Girotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário