domingo, 9 de novembro de 2014

Método de Introdução à Bateria - Exercício 1 (Bumbo e Caixa, colcheias)

Método de Introdução à Bateria - Exercício 1 (Bumbo e Caixa, colcheias)


CONTEXTO:

Há uns 7 anos atrás, eu fiz um curso de introdução à bateria pela prefeitura da minha cidade. Foi um curso de 3 ou 4 meses. Depois disso só relei em uma bateria poucas vezes nesse período. Aproveitando (novamente) a estrutura da sala da escola em que trabalho, decidi estudar hoje (08/11/2014) um pouquinho de bateria.


DESCRIÇÃO.

 
Nessa parte do livro, o autor Claudio Vecchiato apresenta várias levadas de bumbo e caixa com subdivisão de colcheias Nesse vídeo farei apenas o primeiro exercício, que tem ataques de bumbo nos tempos 1 e 3 e ataques de caixa nos tempos 2 e 4. Gravei 8 compassos em cada andamento para tentar segurar o andamento e o groove.



DIFICULDADES/ SOLUÇÕES.

 * Por não estar acostumado a tocar bateria, aconteceu de várias vezes eu errar o prato, ou o cymbal, ou bater uma baqueta na outra e ambas caírem no chão. Isso para mim é falta de conhecimento do tamanho do instrumento, para diminuir a ocorrência desses desastres eu fiquei algum tempo tocando cada peça na pulsação do metrônomo, assim eu comecei a aprender a distancia que cada peça fica do meu braço e o quanto eu precisava me esticar a fim de tocá-las.


 * Meu Deus!!!! Como é difícil acertar os bumbos exatamente no beat do metrônomo! Por não estar acostumado a tocar com as pernas eu simplesmente não conseguia acertar os bumbos junto com o metrônomo (algumas vezes no vídeo eu tb não consegui). Isso, pelo que me parece, se dá pelo fato do ataque do bumbo ser "vertical" (você pisa numa superfície horizontal que gira um mecanismo que acerta uma superfície vertical), portanto se você não tocar com uma certa força ou com uma certa antecipação o bumbo atrasa um pouco, deixando o andamento cair. O que fiz para tentar melhorar isso (e ajudou um pouco) foi tocar com mais firmeza os ataques de bumbo e "sincronizar" ele com o braço do cymbal (subir e descer a perna junto com o braço)

 *As primeiras subdivisões não saíam tão claras... as vezes eu ouvia o pulso e começava a levada um pouco mais rápido do que o metrônomo e ia "adaptando" depois. Para reduzir esse problema eu fiquei um tempo marcando só a subdivisão antes de começar o exercício.

 É isso aí, semana de estreias. Primeiro vídeo do canal,primeiro post no blog, primeiro vídeo de piano da vida e primeiro vídeo de bateria da vida.
 Que a rotina e o pique me permitam fazer muito mais. Estou, como sempre, aberto a feedbacks dos músicos mais experientes.
 Um abraço e bons batuques.
Augusto Girotto


FEEDBACKS:

 "Você está segurando a baqueta direita muito na frente, para achar o ponto certo você deve procurar o ponto onde a baqueta tem mais rebote na caixa" - Diogo Marino


Nenhum comentário:

Postar um comentário