quarta-feira, 5 de novembro de 2014

50 Greats for the Piano - Ecossaise L.v.Beethoven

50 Greats for the Piano - Ecossaise L.v.Beethoven


Contexto


Essa música foi uma indicação de estudo de uma amiga quando ela viu que esse livro veio junto com o piano que comprei no meio do ano passado, Eu já tirei ela a algum tempo mas não a toco com tanta frequência, então decidi aproveitar um horário livre na escola que dou aula para gravar esse vídeo hoje (05/11/2014).


Descrição/ Análise:



   Segundo a minha análise, essa peça é um binário composto (A | BA) e é baseada em dois motivos, que vou chamar aqui de m1 e m2 (na partitura, como fiz a muito tempo está como motivo "a" e "b").

   A primeira parte (até a barra de repetição) possui duas frases. A primeira terminando de forma suspensiva (na época que analisei eu considerei o c.4 como um acorde de Sol Maior tendo a nota dó como apoggiatura de si, Lá natural como uma apoggiatura de Sol que, ao invés de resolver na nota esperada vai para uma nota de passagem (Lá #) para o recomeço da melodia. Não sei dizer se esse acorde gerado passa a ter uma classificação específica, ou se é apenas uma Cadência Imperfeita com apoggiaturas. A segunda frase termina com cadência perfeita na Tônica
  A segunda parte começa na dominante (ré maior) de forma contrastante (sendo o "B" da forma A | BA) retornando ao final da segunda frase da primeira parte após 6 compassos (o que torna esse período assimétrico).
 Quanto aos motivos, considerei o uso deles nos seguintes compassos:

 m1 - c.1, c.3, c.5, c.7 c.9. c,10, .c.11, c.12 e c.15
m2 - c.2, c.4, c.6, c.13 e c.14

Dificuldades/Soluções

* Sendo um pianista novato, eu lembro de ter tido problemas sincronizando e desassociando as duas mãos, A forma que encontrei para resolver isso foi reduzir bastante o andamento e entender as relações rítmicas entre as duas mãos. Para desassociar o staccato da mão direita da articulação da mão esquerda eu treinei a primeira parte das 4 possíveis (sem staccato, staccato só na mão direita, staccato só na mão esquerda e staccato nas duas).


* Ainda devido a pouca experiência, estou apanhando um pouco para controlar dinâmicas e fraseados no piano, o progresso que tenho feito é porque canto a linha antes de tocar e imagino como quero que ela soe.. mas nem sempre eu consigo fazer soar como eu quero

* "1, 2, 3... travando!" Um problema que sempre me afeta quando vou gravar qualquer vídeo de repertório é que começo a cometer erros bestas que não cometia quando não tentava gravar. A solução que encontrei para isso foi repassar os trechos que apareciam mais erros com calma e em um andamento mais lento.

*Como o piano que eu tenho é digital, ainda não estou muito acostumado com técnicas do piano acústico (meia pedal, meia tecla, harmônicos e etc...) e não sei como treinar esse controle de sonoridade do acústico no digital... então eu aceito sugestões =D.

Esqueci de comentar. Esse é o primeiro vídeo tocando piano que eu gravo na vida (yaaaay o/), então não sei captar o som. Não sei onde por a câmera para o som não sair estourado e etc...Aos poucos vou testando diferentes formas e melhorando.
 É isso aí
 Aceito sugestões
 Augusto Girotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário