segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Cover guitarra 149 - 100 exercícios para melhorar ainda mais sua técnica - Aquecimento parte 3

Cover guitarra 149 - 100 exercícios para melhorar ainda mais sua técnica - Aquecimento parte 3

Parte 1
Parte 2




CONTEXTO:

 Ao contrário de semana passada, tive bastante tempo hoje (16/11/2014) para gravar os vídeos. Por outro lado, senti maior dificuldade nas variações de hoje. Estava sonolento, desatento e entediado. Não vejo a hora de terminar essa série de exercícios para fazer os demais dessa matéria, Acaba, se tudo der certo, no próximo vídeo. As variações de hoje foram: 2134 - 4312, a maldita 2143 - 3412 e 3124 - 4213.

.
 DESCRIÇÃO:

 Já foi escrita no primeiro vídeo.
.
 DIFICULDADES/SOLUÇÕES:

 *Com certeza o desafio do dia foi a digitação 2143. Não consigo explicar o porque eu apanhei tanto para essa porcaria, mas gastei umas boas horas para conseguir gravar. A primeira dificuldade foi que as notas que o dedo 3 apertava simplesmente não saiam. Isso acabou se resolvendo quando alterei um pouco o angulo da mão para que o dedo 4 levantasse um pouco mais rápido, evitando um abafamento indesejado.

 * A segunda dificuldade foi a velocidade. De todas as digitações até agora, essa foi a mais difícil de chegar aos 100 bpm. Para conseguir isso no mesmo dia eu usei vários recursos. Diminuir o andamento até ficar bom mais lento. Voltar 2 bpm e avançar 3 - voltar mais 2 e avançar mais 3..., Manter os 100 bpm, mas fazendo semínimas, depois colcheias, Tentar tocar por um tempo a 105/110 bpm e depois voltar para 100. Todas essas estratégias ajudaram bastante.
 * Por ficar muito tempo treinando, o cansaço foi bem grande. Nessa hora o descanso é precioso (que nem o anel do Smeagle), então fica o conselho: quando você estiver treinando e a cabeça parecer uma tempestade de pensamentos aleatórios, pare, descanse 10 minutinhos (que acabam virando 15 ou 20... por causa do what's app) e volte. A diferença é gritante.
 * Quando se passa muito tempo "quase conseguindo" fazer o exercício. A sensação de fracasso é gigantesca e dá muita vontade de jogar o instrumento pela janela. Não faça isso. Primeiro porque se você acertar alguém na rua você pode ser preso por homicídio culposo, segundo porque o instrumento é caro e terceiro porque você está treinando para isso. Varias vezes eu pensei "não consigo fazer isso hoje", o que me ajudou foi mudar a forma de como enxergava o exercício, ao invés de ver a digitação como ela é, eu pensei nesse exercício como um "4321" que mudava de corda antes e, por mais idiota que pareça, ajudou muito!

 É isso aí, parte 3/4 dos dois primeiros exercícios dessa revista. Coragem!
 Bons estudos e enfrentem os seus demônios guitarrísticos.
 Augusto Girotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário