sábado, 23 de julho de 2016

MasterClass de Regência 01/07/2016



Contexto:

Uma das coisas que eu mais estou gostando do curso de regência coral na Emesp é o quanto esse curso é prático. As aulas são todas práticas e focadas no tocar/cantar/ensaiar música. Para encerrar o semestre, tivemos a honra de receber o maestro Rolf Beck para dar uma masterclass para nossa sala. Aproveitei a oportunidade para divulgar o vídeo inteiro e sem cortes para quem não pode ser ouvinte no dia.


Comentários:


 Esse masterclass foi um tanto quanto "improvisado". A Mozarteum sempre convida os professores da International Lübeck Choir Academy para o festival de canto em Trancoso e, neste ano, convidaram os professores para dar masterclasses na Emesp.

 Recebemos as partituras 4 dias antes, dos chorais de "Jesu Meine Freude", que seriam o material da master. Os cantores são a classe de regência da Emesp mais um grupo de voluntários do Coral Jovem (valeu galera <3).

 O coral que regi foi o Weg mit allen Schätzen, pois minha professora disse que esse seria o mais interessante para mim:

Partitura


Na primeira passada o coro respondeu bem à dinâmica e às articulações, mas não rolou o ritornello como eu tinha pensado. A intenção foi de sair da fermata sem dar o corte do "s" do texto e voltar da capo, mas o coro entendeu o gesto como o corte da palavra, o que fez a gente se desencontrar e eu parar por reflexo. Particularmente, achei claro o meu gesto, mas creio que isso tenha acontecido pelo fato do regente que regeu isso antes de mim cortar os "s" antes de recomeçar. Percebido isso, optei por cortar os "s" nas próximas passadas também para não perder tempo com isso. O maestro disse que gostou da energia, mas achou o tempo um pouco rápido. Então sugeriu que eu tentasse manter a energia mas diminuir o andamento.

 Quando comecei a segunda vez, ele pediu para eu para antes da primeira frase acabar, o que fez eu pensar "vish... fudeu" hahaha. Achei que ele ia falar que tinha ficado muito lento, ou que tinha perdido a energia, ou para eu tirar o vicio de reger batendo o pé, mas na verdade ele elogiou meu levare e pediu para eu repetir algumas vezes para usar como exemplo.

 A próxima vez que eu fui passar a música  a parte A rolou bem com o ritornello e passamos para o B, que acabei segurando um pouco demais o andamento porque. após ralentar um pouco para terminar o primeiro periodo, eu não voltei no andamento que estava antes na frase seguinte. Além disso, por distração achei que a música acabava no terceiro tempo do compasso e não no quarto, o que fez com que eu achasse que tinha feito algo errado quando cheguei no terceiro tempo e os tenores não tinham resolvido o acorde (Girotto mané... era só dar um tempo a mais hahaha). O ralentando final, ao meu ver, funcionou bem em questão de gesto (que eu gosto de fazer sem subdividir) mas acabou ficando muito lento por causa do problema de andamento que eu já citei.

 Quando parei a segunda vez, ele comentou que em geral foi bom mas que eu devia evitar andar (vicios, vicios, vicios por toda parte hahaha). Também comentou sobre a queda de andamento no B, portanto pediu para eu recomeçar de lá.

 Na vez seguinte, ele pediu para eu parar no último compasso para me ensinar o gesto de ralentando que ele usa, estranhei o fato dos tenores pararem de novo no terceiro tempo sem resolver e, ao invés de fazer o óbvio (olhar para a linha deles no terceiro tempo do ultimo compasso) olhei o que vinha antes da linha deles pra ver se eu tinha acompanhado a linha deles errado ou algo do tipo. Também disse que eu deveria evitar olhar para a partitura e reger de cor (o que eu não me sentia muito seguro, pois não tinha a música tão no ouvido assim).

 Voltei da parte B e tentei subdividir o último compasso como ele tinha pedido (algo que não fazia a um tempão) acabei dando a subdivisão no andamento errado e embolado tudo hahaha, Ai ele pediu para eu reger só com o piano para ver o tal gesto, que até o momento eu não tinha entendido exatamente o que ele queria.  Ele falava que o tempo anterior ao tempo em que a subdivisão começaria deveria ser maior (no caso o tempo 1), mas quando ele falou "tempo 1" eu achei que o gesto deveria ser maior ANTES do tempo 1, quando na verdade deveria ser maior DEPOIS. Como um recurso para "frear o coro" (pelo menos na primeira passada com o piano eu finalmente percebi que a música acabava no 4 tempo... "demorou hein").

 Após fracassar algumas vezes tentando aprender o gesto que ele me disse, fui passar de novo com o coro. Mas ele parou para tentar melhorar meu levare na segunda parte, creio que o problema tenha sido o tamanho do gesto no esquema (embora ele não tenha falado isso e eu só tenha pensado nessa possibilidade depois de rever o vídeo umas 3 vezes), com um gesto menor eu conseguiria fazer um gesto mais denso e mostrado melhor a diferença de dinamica das duas partes. Na passagem seguinte até comecei com o gesto com um tamanho bom, mas acabei aumentando muito para mostrar o fraseado (tenho que aprender a frasear com gesto pequeno hahha).

 Em seguida, consegui ir até o final tentando usar o gesto que ele ensinou, mas acabei entrando muito devagar de novo nas subdivisões, o que empacou o coro de novo. Ai comecei a ficar meio distraído demais tentando entender o porque de não ter rolado da vez anterior e, ao prestar atenção no gesto maior que ele disse, acabei voltando a minha "zona de conforto" de não subdividir, o que fez eu errar de novo.

Na vez seguinte ele pediu para eu ir desde o começo e rolou bem até o fim (embora hoje eu já mudaria um monte de coisas se fosse reger de novo hahaha), consegui fazer o gesto dele funcionar (mesmo atrasando denovo as subdivisões). E ele fez o comentário mais interessante do dia, sobre a separação excessiva das partes pós-fermata. Que atualmente não se faz mais assim na europa e que essa era uma escolha mais antiga (curiosamente, qdo ele canta como deveria ser ele faz o gesto sem corte que eu tentei fazer na primeira passada hahaha)


 Infelizmente, depois disso a aula acabou. Mas foi muito proveitosa.

 Agradeço demais aos cantores voluntários, ao Mozarteum, a Emesp e, é claro, ao maestro Rolf Beck pela oportunidade

É isso aí, espero que seja útil
Bem vindos de volta e Umarmungen.
Augusto Girotto




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