Contexto:
Esses exercícios foram passados para treinar o reconhecimento de padrões nas músicas antes de começar a tocar. cada um com um padrão diferente.
Descrição:
Exercício 1:
Nesse exercício se notam dois padrões. O primeiro na mão direita, onde a melodia caminha em uma textura de acordes em primeira inversão (o que faz com que não precisemos ler as notas do acorde, só alguma das notas da ponta)
O segundo padrão se dá na rítmica e harmonia da mão esquerda, que se acorda entre uma harmonia de T e D da tonalidade (Dó maior)
Exercício 2:
Ao contrário do exercício 1, a textura de acordes está na mão esquerda (dessa vez com o padrão de segunda inversão), o que também torna desnecessária a leitura de todas as notas dessa mão. Tomando cuidado com o final onde acontece a terça de picardia.
Exercício 3:
O padrão aqui está na relação entre as mãos. Notamos que a mão direita repete a mesma coisa da esquerda uma oitava acima. Fazendo-se necessária apenas a leitura de uma das mãos, além disso, se for feita uma leitura harmônica ao invés de melódica fica ainda mais fácil.
Exercício 4:
O padrão aqui está no paralelismo entre o baixo da mão esquerda e o acorde da mão direita. Portanto quando o baixo sobe uma segunda, o acorde em segunda inversão também sobe uma segunda e assim sucessivamente.
É isso aí, post curto com exercícios para serem estudados naquela pausinha para um lanche.
Um ab...ço
Augusto Girotto
Nenhum comentário:
Postar um comentário